Caixa Cultural oferece oficina baseada na Estética do Oprimido

Setembro 12, 2017

O evento acontecerá de 03 a 08 de outubro, de terça a domingo, das 14h às 18h, com carga horária total de 24 horas por aula. Serão disponibilizadas 25 vagas e a idade mínima para a participação é 18 anos. A oficina será ministrada pelos arte-educadores pernambucanos Andréa Veruska e Wagner Montenegro e realizada pela Casa Mecane. A entrada é gratuita e tem capacidade para 25 participantes.

Essa ação propõe um processo de formação e capacitação gratuita na Estética do Oprimido, a última técnica do Teatro do Oprimido, criada pelo teatrólogo Augusto Boal (1931-2009). Sua utilização como linguagem artística favorece o processo de construção da cidadania, amplia a criatividade e a capacidade da crítica à realidade social, tendo como público-alvo artistas, estudantes, educadores, surdos e ouvintes que desejam utilizar o Teatro do Oprimido no ensino das artes, pedagogia e áreas afins.

De acordo com o arte-educador Wagner Montenegro "essa atividade visa contribuir para o desenvolvimento das dimensões simbólica e cidadã dos indivíduos, por meio da disseminação da Estética do Oprimido, metodologia teatral ainda pouco explorada, que assegura à população o pleno exercício dos seus direitos, garantindo o acesso a fontes culturais e a apropriação dos meios de produção de cultura, que permite ao cidadão comum a sua livre expressão estética e propõe uma transformação da realidade social a partir do diálogo e da ampliação da capacidade crítica do ser humano." Dessa maneira, faz surgir, nas pessoas atendidas pelo projeto, direta e indiretamente, a consciência de que todos podem se expressar artisticamente, transformando a si mesmo e àqueles que estão à sua volta.

Além disso, a oficina contará com intérpretes de Libras, para visar a inclusão cultural e social de pessoas com deficiência auditiva, garantir a defesa de direitos e promover a inclusão dos surdos no segmento da cultura, do teatro e da arte/educação.

Serviço
Oficina Estética do Oprimido
Data: 03 a 08 de outubro
Horário: Terça a domingo, das 14h às 18h.
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - Centro
Inscrições gratuitas até 25 de setembro através do site
Classificação indicativa: 18 anos
Mais informações: Anna Polistchuk 98337-1672 / annahelenac@gmail.com