Brasileiro não sabe o que é insuficiência cardíaca

Outubro 24, 2018

Uma pesquisa divulgada por um laboratório farmacêutico revelou que 62% da população não sabe o que é insuficiência cardíaca. Maria Janieiri, médica cardiologista do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, explica que a doença costuma aparecer em pacientes que já possuem outras doenças primárias relacionadas ao coração. A característica principal da doença é a intolerância ao esforço físico.

De acordo com Janieiri, a principal causa hoje de insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana, “que é quando tem um entupimento nas artérias e essa artéria é obstruída e o paciente evolui para um infarto”, explica a médica. É importante ressaltar que a combinação de medicamentos e exercício físico é essencial no tratamento da doença.

Passar pelo médico para checar o funcionamento do coração é de extrema importância para a saúde. Uma dieta saudável e o controle de todos os fatores de risco, como sobrepeso, hipertensão, glicemia alterada, colesterol alto e sedentarismo, levam à prevenção substancial da insuficiência cardíaca.

Fonte: Jornal da USP