Setembro 23, 2020
O Bradesco lança, no dia 24 de setembro, o 'Bradesco Cultura', plataforma digital que reunirá conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio do banco, divididas em cinco pilares: Artes Visuais, Concertos, Entretenimento, Eventos Regionais e Teatros e Musicais. A iniciativa visa reforçar o compromisso do banco em democratizar a arte e a cultura e também é uma forma de levar conteúdos regionais para todo o Brasil.

Entre os conteúdos selecionados para o lançamento estão: um minidocumentário exclusivo sobre Totem, o próximo espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil, com cenas gravadas na Holanda, intercaladas com depoimentos dos artistas, curiosidades e bastidores; passeio guiado pela Exposição "Acervo em Transformação" com o diretor artístico do MASP, que retrata as obras expostas nos cavaletes de cristal Lina Bo Bardi; e a obra de Romeu e Julieta de Tchaikovsky, tocada coletivamente por músicos do Theatro Municipal, cada um na sua residência.
Já a seção #tbt cultural irá relembrar momentos importantes de patrocínios do Bradesco ao longo dos anos, como a exposição "Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México" e "Gaudí: Barcelona, 1900", que aconteceram respectivamente em 2015 e 2016 no Instituto Tomie Ohtake.
Em breve a plataforma também disponibilizará lives com convidados especiais, transmissões ao vivo de eventos e muito mais.
O 'Bradesco Cultura' pode ser acessado pelo link cultura.bradesco (disponível a partir de 24/09).
Itaú Cultural amplia atividades de acessibilidade com visita mediada para pessoas com TEA e outras neurodivergências.
Atividade acontece no dia 30 de agosto, na Coleção Brasiliana Itaú, com ambiente adaptado para redução de estÃmulos sensoriais e recursos como abafadores auriculares, kits de autorregulação e objetos e obras táteis.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+amplia+atividades+acessibilidade+com+visita+mediada+para+pessoas+com+tea+outras+neurodivergencias.php
Cia. Articularte estreia Coração de Gravetos (Dália e o Guaxinim) em temporada gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Com texto e direção de Dario Uzam, espetáculo mescla teatro de bonecos, máscaras e comicidade grotesca para contar história sobre afeto, coragem e pertencimento diante dos ciclos da natureza.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+articularte+estreia+coracao+gravetos+dalia+guaxinim+temporada+gratuita+teatro+cacilda+becker.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, encerramento da temporada do Circo di Mônaco e atrações de Rafa Garcia e Cia Casca de Nóz.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+encerramento+temporada+circo+monaco+atracoes+rafa+garcia+cia+casca+noz.php
Primeiras Infâncias Brasileiras segue com programação aos finais de semana.
Em cartaz no Solar Fábio Prado até setembro, exposição que convida adultos a olhar para os primeiros anos de vida amplia a experiência com atividades para diferentes gerações.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/primeiras+infancias+brasileiras+segue+com+programacao+aos+finais+semana.php
9ª Festa Literária da Penha homenageia Júlia Lopes de Almeida.
As atividades acontecem entre 25 e 29 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/9ª+festa+literaria+penha+homenageia+julia+lopes+almeida.php
Peça inédita de PlÃnio Marcos sobre Rolando Boldrin ganha leitura dramatizada no CCSP.
Escrito à mão pelo dramaturgo para o amigo, o material inédito chega ao Centro Cultural São Paulo entre 27 e 30 de agosto. Espetáculo completo estreia em 22 de outubro, data em que Boldrin completaria 90 anos. De graça.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+inedita+plinio+marcos+sobre+rolando+boldrin+ganha+leitura+dramatizada+ccsp.php
XV Circuito de Teatro em Português celebra 23 anos de intercâmbio cultural no Centro Cultural São Paulo.
Programação gratuita valoriza a riqueza e a diversidade das artes cênicas nos paÃses de lÃngua oficial portuguesa e dos povos originários da Ãfrica e do Brasil. Mostra reúne oito espetáculos, um show, seminários e oficinas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+portugues+celebra+anos+intercambio+cultural+centro+cultural+sao+paulo.php
Itaú Cultural Play recebe seleção de filmes do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Mostra reúne 10 produções brasileiras que transitam entre animação, comédia, drama, musical e experimental. Os olhares são diversos, e convergem para temas como memórias, identidades, afetos e questões sociais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+play+recebe+selecao+filmes+kinoforum+festival+internacional+curtas+sao+paulo.php
Grupo de Rap Monarckas apresenta A Quebrada é Boa, os 4 elementos da Cultura Hip Hop juntos nas Fábricas de Cultura.
A Quebrada é Boa não é só um nome: é um grito de afirmação!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+rap+monarckas+apresenta+quebrada+boa+elementos+cultura+hip+hop+juntos+nas+fabricas+cultura.php
PRIDANSP 2026 reúne cerca de 750 bailarinos no Teatro Sérgio Cardoso.
Prêmio Internacional de Dança de São Paulo acontece de 3 a 6 de setembro, com etapa competitiva, atividades formativas e Noite de Gala.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pridansp+2026+reune+cerca+750+bailarinos+teatro+sergio+cardoso.php
XIV Mostra de Teatro de São Miguel Paulista leva teatro, circo, música e dança à Praça do Morumbizinho.
Festejando os 446 anos de São Miguel Paulista, o teatro de rua ocupa praça com 12 espetáculos na 14ª edição da Mostra realizada pelo grupo O Buraco d’Oráculo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/xiv+mostra+teatro+sao+miguel+paulista+leva+teatro+circo+musica+danca+praca+morumbizinho.php