Bob Sousa fala sobre o lugar da fotografia na cena teatral paulistana

Outubro 04, 2016

O fotógrafo Bob Sousa ministra o curso "O lugar da fotografia na cena teatral paulistana", no período de 11 de outubro a 8 de novembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O objetivo do curso é criar um espaço de investigação e reflexão sobre o lugar da fotografia e o olhar do fotógrafo sobre os palcos paulistanos. Nessa perspectiva, pretende-se (a partir da tipologia característica) pensar tal lugar tomando como mote espetáculos apresentados na cidade de São Paulo, a partir de espaços distintos: a caixa preta, a rua e os espaços híbridos. Desse modo, a fotografia não se caracteriza apenas em seu resultado ou suporte final, a imagem.

O processo também pressupõe o acesso e a inserção do sujeito autor das imagens em um intrincado sistema, no qual consciência e ética, escolhas e percepções - para além da mera foto - precisam ser articulados ao coligir os universos teatral, fotográfico e documental. Um fotógrafo caracteriza-se em uma espécie de rapsodo da imagem, ao criar uma série de fotos, reunindo-as de diferentes modos e construindo uma narrativa visual. No resultado expandido, de certo modo, pode-se criar uma nova verificabilidade quanto aos intentos e desejos reunidos na imagem. Nesse (re)funcionamento do olhar, de um (re)perceber-se como criador de narrativas visuais, articulam-se (do ponto de vista epistemológico) conceitos de visualidade, iconicidade, identidade, memória e literatura de imagens.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
11/10 - O sujeito das imagens
A partir das reflexões propostas sobre a busca de um lugar e dos recursos oferecidos pelo equipamento mecânico (obturador, diafragma e lentes objetivas), cabe refletirmos sobre a figura do fotógrafo. Motivado por razões de ordem pessoal e/ou profissional, é possível idealizar e elaborar discursos poéticos e políticos, por meio de um vasto e complexo processo cultural/ideológico, sensível e técnico.

18/10 - Fotografia e memória
Adotando como memória individual o imaginário do fotógrafo e dos artistas retratados, e como memória coletiva o entrelaçamento de lembranças, ocorrido entre ambos, será possível tecer uma trama de quase um século de história do teatro brasileiro, a partir da interação entre as memórias coletivas e individuais concebidas nos palcos.

25/10 - As práxis do fazer fotográfico
Os modos de ver a cena a partir de três propostas de encenação: a caixa preta (imagens de espetáculos apresentados em espaços fechados - palco italiano), a rua (com imagens de espetáculos apresentados em espaços públicos abertos - ruas e praças) e os espaços híbridos (casas, igrejas, porões e edifícios).

29/10 - A construção da narrativa visual
Neste encontro, será realizada uma saída fotográfica voltada para a captação de imagens de um espetáculo teatral.

8/11- Análise e crítica das narrativas visuais
O encontro final será dedicado à análise e reflexão sobre as imagens captadas a partir da saída fotográfica.

Serviço
O lugar da fotografia na cena teatral paulistana
Datas: Dias 11, 18, 25 e 29 de outubro e 8 de novembro de 2016
Horários: Terças, das 19h às 21h. Sábado, das 19h às 21h
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 20.
R$ 60,00 (inteira)
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Informações: 3254-5600