Bloco infantil Charanguinha do França é opção para famílias no Carnaval 2026 de SP

Fevereiro 12, 2026

Com patrocínio da CAIXA e produção da Jasmim Produção Cultural, a Charanguinha do França realiza mais uma edição de seu cortejo carnavalesco em 2026, convidando crianças e suas famílias a viverem o carnaval de rua de forma lúdica, musical e coletiva. O desfile acontece no dia 21 de fevereiro, a partir das 10h, com saída da Praça Rotary para um cortejo pela Vila Buarque, no Centro de São Paulo.

Criada em 2019, a Charanguinha do França é a versão infantil do tradicional O Espetacular Bloco da Charanga do França (@charangadofranca) e nasceu de um gesto simples que virou festa coletiva. A ideia surgiu com o nascimento de Eva, filha de Thiago França (@thiagosax), idealizador do bloco, em 2018, justamente no sábado pós-carnaval. A partir desse momento, a data passou a marcar um cortejo pensado especialmente para apresentar o carnaval de rua às crianças.

O bloco infantil Charanguinha do França funciona como uma porta de entrada para as crianças para o universo do carnaval. O cortejo acontece em formato acústico, com músicos de sopro e percussão caminhando junto do público, sem trios elétricos ou palcos. Tudo acontece no chão, no mesmo nível das crianças, criando um ambiente seguro, próximo e acolhedor.


Crédito: Marina Pereira

O repertório mistura marchinhas e sambas clássicos com músicas autorais do bloco, apresentadas de forma divertida e acessível. Entre uma música e outra, a banda propõe brincadeiras como estátua, pula-pula e corridas, conduzidas por músicos fantasiados e pernaltas, estimulando a imaginação, o movimento e o brincar coletivo.

Em 2026, a Charanguinha chega ao seu sexto cortejo, com expectativa de público de cerca de 3 mil pessoas, entre crianças acompanhadas de suas famílias. O clima é familiar, mas a diversão é para todas as idades: crianças pequenas, irmãos mais velhos, mães, pais, avós e cuidadores dividem o mesmo espaço de festa.

Ao longo do ano, a Charanguinha do França também circula por espaços culturais e programações voltadas ao público infantil, como SESC, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural São Paulo e eventos como a Virada Cultural, reforçando seu compromisso com o acesso à cultura desde a infância.

Integrada ao projeto da Charanga do França, a Charanguinha compartilha a mesma filosofia que orienta o bloco-mãe: ocupar a cidade com música, fortalecer vínculos comunitários e estimular a relação das pessoas com o espaço urbano. Para Thiago França, o carnaval é também uma forma de pertencimento. "O carnaval é um jeito de as pessoas conhecerem a cidade e criarem identificação com ela. Quando isso acontece desde cedo, a relação com o espaço público se transforma", afirma.

Com confete, purpurina, estandarte e muito som de sopro, a Charanguinha do França transforma a rua em quintal, a cidade em espaço de brincar e o carnaval em uma experiência de descoberta, alegria e convivência para toda a família.

Quer conhecer O Espetacular Bloco Charanga do França?
Criada em 2013, pelo saxofonista e compositor Thiago França, a Espetacular Charanga do França foi reconhecida como uma das ações musicais mais relevantes da cidade com Prêmio APCA 2023, na categoria Projeto Especial. E em 2024, França foi o entrevistado do programa Roda Viva (TV Cultura) em uma edição especial de Carnaval.

O bloco, que já chegou a reunir mais de 40 mil pessoas em um único cortejo, tem como principal característica ser uma orquestra de chão, formada por instrumentos de sopro e percussão, sem nenhum tipo de amplificação, saindo lado a lado com os foliões. Além de Thiago França (saxofonista, maestro e criador da Charanga) integram a banda: Anderson Quevedo (sax barítono), Allan Abbadia (trombone), Amilcar Rodrigues (trompete), Filipe Nader (sousafone), Samba Sam (surdo), Sthe Araújo (agogô, ganzá, xequerê, conga) e Welington Moreira "Pimpa" (caixa, pandeiro, afoxé) que ao lado de França regem o bloco formado por cerca de 150 músicos, grande parte participantes das oficinas de sopro e percussão ministradas pelo grupo.

Informações: https://www.instagram.com/charangadofranca/

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil - Tem patrocínio CAIXA, tem Governo do Brasil.

Serviço: Cortejo do Bloco Infantil Charanguinha do França
Grátis - Classificação Livre
Charanguinha do França
Quando: 21 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: início às 10h
Onde: Vila Buarque - Centro - São Paulo – SP - Ponto de Referência: Praça Rotary

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta, gratuitamente, o espetáculo Inês de Castro, Até o Fim do Mundo!.
Montagem do Grupo Dragão7 apresenta um olhar brasileiro sobre a história de Dom Pedro I e Inês de Castro, colocando o amor como força central da narrativa
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+gratuitamente+espetaculo+ines+castro+ate+fim+mundo.php

Bloco Berço Elétrico leva carnaval infantil à Vila Mariana com novidades.
Além da tradicional infraestrutura, o bloco contará com o Espaço Calma para acolher crianças neurodivergentes, espaço pet para foliões de quatro patas, animando o domingo de Carnaval com segurança e inclusão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bloco+berco+eletrico+leva+carnaval+infantil+vila+mariana+com+novidades.php

Programação de fevereiro do Museu do Futebol tem bailinho de Carnaval e visita às exposições.
Atividades do mês reúne atrações carnavalescas, Memofut e convida o público a visitar exposições temporárias em cartaz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+fevereiro+museu+futebol+tem+bailinho+carnaval+visita+exposicoes.php

Festival inédito da USP articula música e educação.
Entre os dias 9 e 13 deste mês, o Festival Ecano de Música da USP (Femusp) vai promover concertos e debates com o objetivo de mostrar ao público em geral as realizações da Universidade na área da produção e da pesquisa musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+inedito+usp+articula+musica+educacao.php

Exposição Germinações entra em cartaz no Complexo Cultural Funarte SP.
Com obras de Vera Martins e Armarinhos Teixeira, a mostra propõe um diálogo entre pintura, escultura e a instalação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+germinacoes+entra+cartaz+complexo+cultural+funarte.php

Itaú Cultural oferece, em fevereiro, temporada gratuita da peça Dois Papas.
O espetáculo, que reúne os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi, respectivamente nos papéis do Papa Bento XVI e Jorge Bergoglio, ultrapassa o universo religioso ao propor um espaço de escuta e transformação a partir do encontro entre os pontífices e suas ideias opostas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+fevereiro+temporada+gratuita+dois+papas.php