Bibliotecas de Fábricas de Cultura promovem literatura, contação de histórias e arte africana via YouTube

Julho 31, 2020

Com programação virtual e integrada, as bibliotecas das Fábricas de Cultura de Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha realizam diversas atividades literárias, de contação de histórias e sobre a arte africana contemporânea no mês de agosto. As exibições ocorrem pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos) das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com gerenciamento da Poiesis. Para participar, não é necessário inscrição prévia.


Crédito: Cleiton Souza

Na primeira terça-feira de agosto, dia 4, a partir das 11h, a Cia. Oya Ó apresentará Contos Populares em uma contação de história inspirada no Auto do Boi, brincadeira popular em diversos estados do país e conhecida por diferentes nomes, entre eles, Bumba-meu-boi no Maranhão, Boi de Mamão em Santa Catarina e Boi Bumbá no Amazonas. As diferenças e semelhanças entre elas também serão abordadas.

Aretha Sadick, performer, drag queen e atriz, apresentará As grandes mães africanas no Brasil em 6 de agosto, quinta-feira, das 15h às 16h. A atividade tem o objetivo de compartilhar Itans (lendas) das três orixás femininas mais conhecidas no Brasil: Yemanjá, a grande mãe; Oxum, sua filha e protetora das crianças; e Nanã, a mais velha de todas e relacionada com a origem humana na Terra.

A multiartista realizará uma construção poética e imagética sobre três pilares de uma cultura matriarcal presente nas religiões de matriz africana, com uma perspectiva atemporal de presente, passado e futuro para demonstrar que os povos negros têm um passado e vivem o presente propondo novas perspectivas de futuro, além de novas construções familiares por meio dessas orixás.

No dia 7 de agosto, sexta-feira, das 15h às 16h, é a vez do Encontro com o autor Israel Neto, também conhecido como Mano Réu, que traz como temática a escrita negra e afrofuturista com dicas do processo de escrita, pesquisa e caminhos para a autopublicação. Além de músico e produtor musical, Mano Réu tem livros autorais como "O Amor Banto em Terras Brasileiras" e "Os Planos Secretos do Regime", que se concentra em uma distopia futurista sobre o período da ditadura militar brasileira, com foco na tomada de poder e acesso à tecnologia de ponta.

Importante figura da cultura brasileira será o foco de uma atividade com curiosidades e fatos sobre a trajetória como poeta, compositor e cantor cearense. Trata-se de A poesia política em Patativa do Assaré, no dia 13 de agosto, quinta-feira, às 11h. Poemas do autor serão lidos e comentados como forma de destacar sua a obra que ampliou a divulgação da cultura nordestina pelo país, como as improvisações pelo repente.

No campo das artes visuais, percebe-se que a arte europeia é popularizada. Mas e a arte do continente africano? A fim de descolonizar o conhecimento cultural, o bate-papo Arte África funcionará como alternativa ao público que deseja conhecer artistas africanos contemporâneos, entre eles o fotógrafo nigeriano J.D. Okhai, que se dedicou a fotografar os penteados originais do seu país, Emo de Medeiros, artista de Benin que explora linguagens híbridas, e Peju Alatise, artista interdisciplinar e arquiteto nigeriano. O encontro será no dia 14 de agosto, sexta-feira, das 11h às 12h.

No dia 18 de agosto, terça-feira, das 11h às 12h, ocorrerá uma mediação sobre a importância de escritores negros em Mãos pretas na literatura. Diversas áreas do conhecimento contam com forte contribuição da população negra. Na literatura, nomes como Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Cuti trazem reflexões sobre a importância das próprias trajetórias para a literatura brasileira, para os debates identitários, além de estimular a leitura da população.

Em Nossas Crianças, o público poderá recuperar recordações da infância como caminho para viver de forma mais equilibrada durante o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus. A atividade está programada também para o dia 18/08, às 15h. Com o corte repentino das relações, o objetivo é buscar na memória a forma com que as crianças veem o mundo e como isso muda o nosso olhar. O livro "Casa das Estrelas", de Javier Naranjo, servirá de base para a discussão.

No formato de podcast pelo canal das Fábricas de Cultura no SoundCloud (https://soundcloud.com/fabricasdecultura), as Histórias das bibliotecas no Brasil, atividade que acontece no dia 20 de agosto, quinta-feira, às 11h, apresentará um panorama desde o surgimento das primeiras bibliotecas, durante o período do Brasil Colônia, até a realidade do século XXI que demanda adaptações nesses espaços frente à era digital.

Com a mediação do livro "Minhas contas", do autor Luiz Antonio e com grafismos e ilustrações de Daniel Kondo, o encontro Legado ancestral: Minhas contas conta a história de Pedro e Nei, dois amigos inseparáveis que veem a amizade abalada pelo fato de Nei andar com fios de contas no pescoço. No dia 27 de agosto, quinta-feira, às 15h, o público conhecerá a forma poética pela qual Luiz Antonio debate o preconceito existente contra as religiões de matriz africana, a apropriação cultural e o legado da ancestralidade. A obra direcionada às crianças ficou entre as finalistas de Melhor Livro Infantil do Prêmio Jabuti 2009.

Fechando o mês, Heroínas negras brasileiras traz um apanhado de informações sobre o livro "Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis", da escritora e cordelista Jarid Arraes, no dia 28 de agosto, sexta-feira, entre as 15h e 16h. Por meio da literatura de cordel, Arraes resgata a história de diversas mulheres negras que marcaram a história do Brasil, por exemplo, Maria Felipa, reconhecida por ter comandado grupo de mulheres que lutaram pela independência da Bahia; Tia Ciata, conhecida como a mãe do samba; e Esperança Garcia, considera a primeira advogada no país.

A programação completa está disponível em http://poiesis.org.br/maiscultura/, no Facebook e no Instagram.

Serviço

As atividades das Bibliotecas ocorrem pelo YouTube do programa Fábricas de Cultura

Contos Populares
Com Cia. Oya Ó
4/08 – terça-feira - 11h às 12h
Classificação indicativa: livre

As grandes mães africanas no Brasil
Com Aretha Sadick
6/08 – quinta-feira - 15h às 16h
Classificação indicativa: livre

Encontro com o autor Israel Neto
7/08 – sexta-feira - 15h às 16h
Classificação indicativa: 12 anos

A poesia política em Patativa do Assaré
Com equipe da biblioteca
13/08 – quinta-feira - 11h às 12h
Classificação indicativa: livre

Mãos pretas na literatura
Com equipe da biblioteca
18/08 – terça-feira - 11h às 12h
Classificação indicativa: 12 anos

Nossas Crianças
Com equipe da biblioteca
18/08 – terça-feira - 15h às 16h
Classificação indicativa: livre

Histórias das bibliotecas no Brasil
Com equipe da biblioteca
20/08 – quinta-feira - 11h às 12h
Classificação indicativa: 12 anos
Plataforma: SoundCloud das Fábricas de Cultura

Arte África
Com equipe da biblioteca
14/08 – sexta-feira - 11h às 12h
Classificação indicativa: 12 anos

Legado ancestral: Minhas contas
Com equipe da biblioteca
27/08 – quinta-feira - 15h às 16h
Classificação indicativa: livre

Heroínas negras brasileiras
Com equipe biblioteca
28/08 – sexta-feira - 15h às 16h
Classificação indicativa: livre

Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books).

www.fabricasdecultura.org.br | E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Devido à pandemia da Covid-19, toda a programação vem ocorrendo de forma on-line/ à distância. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida em http://poiesis.org.br/maiscultura/.

Sobre as Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.