Biblioteca Vento Leste realiza gravação de audiobook em evento aberto ao público

Novembro 25, 2025

A Biblioteca Comunitária Vento Leste, localizada na Ocupação Cultural Vento Leste, na zona leste de São Paulo, realiza no dia 06 de dezembro a gravação da próxima edição do audiobook Sarau do Livro Inteiro. O evento é aberto ao público e já recebeu diversos poetas nestes dois anos de existência. A cada edição o poeta convidado é responsável por ler a obra selecionada ao vivo, seguido por uma roda de conversa. A gravação da leitura chega ao público em formato de audiobook disponível de forma gratuita pelo Spotify.

Como primeira biblioteca comunitária da região, dedicada à poesia, a Biblioteca Comunitária de Poesia Vento Leste nasceu para ampliar o acesso ao livro e fortalecer os vínculos sociais e culturais, atuando como ponto de encontro entre leitores, escolas, artistas e moradores da cidade. O espaço realiza visitas educativas, rodas de leitura e mediação literária, fortalecendo o protagonismo cultural de crianças, jovens e adultos. O Sarau do Livro Inteiro é uma das principais ações da biblioteca: após o período de inscrições, uma curadoria lê todas as obras enviadas e seleciona algumas para compor a programação anual.

O projeto já recebeu nomes importantes da literatura contemporânea. Em 2024, passaram pelo evento autores como Lilian Sais, reconhecida por obras finalistas e vencedoras de prêmios nacionais. Quem abriu as edições deste ano foi Leonardo Gandolfi, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional 2025, com a leitura do premiado "Pote de mel e Outros Poemas". Outros convidados recentes foram Luiza Romão, autora dos livros Sangria (selo doburro), Também guardamos pedras aqui (Editora Nós, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poesia e Melhor Livro do Ano; e Semifinalista do Prêmio Oceanos), além de Giovanna Cristina Bastos, Sophia Volkmer, Carina Carvalho e Maurício Rosa, fortalecendo o diálogo entre diferentes gerações e vozes poéticas. O Sarau do Livro Inteiro já contou também com autores de diferentes regiões do país, como Selma Maria (Rio de Janeiro), Giovani Baffô (Florianópolis), André Nogueira (Campinas) e Astra Filpi (Montes Claros), ampliando a circulação da poesia contemporânea para além das fronteiras da cidade.

A realização do Sarau do Livro Inteiro e do audiobook seguem nutrindo a potência criativa do território, ampliando o alcance das vozes que percorrem a biblioteca e registrando momentos que fortalecem a identidade cultural periférica da cidade. Disponibilizado gratuitamente para todos os públicos, este conteúdo se torna uma forma de manter a literatura viva e em movimento, fazendo com que cada encontro, cada poesia e cada voz ultrapassem as paredes da Biblioteca Comunitária Vento Leste e alcancem novos ouvintes, reafirmando a força coletiva que sustenta o projeto.

SERVIÇO | Gravação do audiobook "Sarau do Livro Inteiro"

Quando?
06 de dezembro de 2025
Horário: 16h

Onde?
Biblioteca Comunitária Vento Leste
R. Dr. Frederico Brotero, 60 - Cidade Patriarca, São Paulo

Aberto ao público | Entrada gratuita

Redes Sociais: @bibliotecacomunitariaventolest

Ouça todos os episódios: https://open.spotify.com/show/6Em9YaABg3kKiKdZlxojfY

FICHA TÉCNICA
Concepção: Tiago Mine
Registro, edição de áudio e técnico de som: Bruno Peixoto
Assistência técnica e Produção: Yane Santiago
Atendimento e Produção: Livia Nunes
Registros de imagem e Produção: Mel Gomes e Biblioteca Comunitária de Poesia
Coordenação e Produção executiva: Tiago Mine e Erika Viana
Realização: Biblioteca Comunitária de Poesia

Fonte: Revoada Assessoria & Comunicação

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php