Março 19, 2025
Estão abertas, até 02 de abril de 2025, as inscrições para as oficinas gratuitas e com tradução em LIBRAS do projeto "Entre Técnicas", que acontecerão na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo, nos dias 09, 10, 11, 24 e 25 de abril de 2025, das 15h às 17h30. O objetivo é capacitar e inspirar mulheres e pessoas não binárias a ingressarem em ocupações técnicas na produção cultural.
Com foco em áreas como iluminação, sonorização, cenotécnica, audiovisual e produção executiva, o projeto visa ampliar as possibilidades de atuação e valorizar o papel de profissionais que, fora da norma de gênero tradicionalmente estabelecida, vêm conquistando espaços historicamente dominados por homens.
Durante as oficinas, as participantes terão a oportunidade de conhecer de forma prática e teórica o papel e as oportunidades de carreira em áreas essenciais para a criação e montagem de produtos culturais, como shows, espetáculos, filmes, eventos e produções audiovisuais.
No dia 09 de abril (quarta-feira), acontece a oficina "Introdução às Técnicas de Som" com May Manão, que é multi-instrumentista, cantora, compositora e produtora musical. A atividade abordará o trabalho do profissional técnico de áudio e sonorização nas produções culturais, apresentando as possibilidades de atuação nesse campo e seu impacto na construção de espetáculos e eventos.
Em 10 de abril (quinta-feira), acontece a oficina "Introdução à Iluminação Cênica" com Pâmola Cidrack, que é Iluminadora cênica com experiência em shows e espetáculos de artistas como Liniker, Luisa Maita e Larissa Luz. Com foco na criação, montagem e operação de iluminação para shows e espetáculos, a oficina irá explicar as atribuições da iluminadora e as técnicas envolvidas nesse processo criativo e técnico.
Em 11 de abril (sexta-feira), é a vez da oficina "Introdução à Cenotécnica" com Katiana Aleixo, que é cenotécnica e diretora técnica, com experiência em construção de cenários e serralheria artística. A oficina abordará a construção e montagem de cenários e elementos cênicos para diversas produções artísticas.
Em 24 de abril (quinta-feira), acontece a oficina "Introdução às Práticas Técnicas no Audiovisual" com a cineasta Eliete Ramos, abordando as etapas de produção e o papel dos técnicos na execução de filmagens.
E em 25 de abril (sexta-feira), a oficina "Introdução à Produção Executiva" será ministrada pela produtora cultural e diretora de produção na Margarida Agência de Cultura, Rita Masini. Na oficina, a produção executiva será tratada como uma função estratégica que envolve a organização e execução de ações culturais, fornecendo as orientações necessárias para a realização de projetos culturais.
Este projeto foi contemplado no Edital nº 011/2024 - Edital de Fomento a Culturas Identitárias com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).
Informações: www.instagram.com/entretecnicas
Ficha Técnica
Concepção e coordenação do projeto: Aline Filgueira. Produção executiva: Mariana Cordeiro. Identidade visual: Fauna Criativa. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Oficineiras: Eliete Ramos, Katiana Aleixo, May Manão, Pâmola Cidrack e Rita Masini.
Serviço
Oficinas do projeto "Entre Técnicas"
Quando: 09, 10, 11, 24 e 25 de abril de 2025 - Horário: 15h às 17h30
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato - Rua Doutor Fláquer, 26 - Centro, São Bernardo do Campo - SP
Inscrição até 02 de abril via formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQO_zu_rLwre1Fnhqy0BQTndKDE8ddZ9Iz_wrd00krieW2DQ/viewform
Vagas: 30 vagas por oficina
Público-alvo: Mulheres, pessoas não binárias e comunidade LGBTQIAPN+, a partir de 18 anos
Gratis, com tradução em LIBRAS
Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo "Passione" no Centro Cultural Camargo Guarnieri.
Apresentação gratuita no dia 11 de junho homenageia o amor em noite especial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+celebra+dia+dos+namorados+com+espetaculo+passione+centro+cultural+camargo+guarnieri.php
"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade.
Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+internacional+biblioteca+viva+reune+convidados+nacionais+internacionais+evento+gratuito+sobre+bibliotecas+sustentabilidade.php
Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo.
Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+desvio+padrao+apresenta+espetaculos+acessiveis+ciclo+formativo+sao+paulo.php
Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho.
Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+reune+espetaculo+atividades+educativas+para+criancas+familias+junho.php
Em Cidade Tiradentes, Centro Cultural Arte em Construção vira espaço de convivência, criatividade e cuidado coletivo.
Arraial do Pombas, teatro, circo e contação de histórias movimentam a programação gratuita de junho no Centro Cultural Arte em Construção.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cidade+tiradentes+centro+cultural+arte+construcao+vira+espaco+convivencia+criatividade+cuidado+coletivo.php