Biblioteca Jamil em Guaianases recebe óculos que transformam textos em áudio

Outubro 23, 2018

A Biblioteca Jamil Almansur Haddad situada na Rua Andes, 491 – Guaianases, recebeu (18/10) a visita do Secretário Municipal da Cultura, André Sturn para a entrega de uma unidade do aparelho OrCam MyEye, um óculos que escaneia e transforma instantaneamente textos em áudio.

Desenvolvido pela "Mais Autonomia Tecnologia Assistiva", o equipamento pode ser aplicado não somente em livros, mas também jornais, revistas, dentre outros. Trata-se de uma pequena câmera inteligente que, acoplada nas hastes de qualquer par de óculos, escaneia e lê instantaneamente textos em português e inglês, em qualquer superfície.

Agora, com este aparelho os usuários com algum tipo de deficiência visual, com déficit de atenção e dislexia terão acesso a todos os livros do acervo desta unidade. "Com esse óculos, o acervo desta Biblioteca passará a ser mais acessível à população com deficiência visual. Isso é estimular a leitura, com autonomia e liberdade", disse o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

O Subprefeito Antonio Eduardo dos Santos – Chiquinho, também esteve na entrega desta tecnologia e aprova "As bibliotecas de Guaianases já são bem frequentadas, e com a chegada deste aparelho as pessoas com deficiência visual que por algum motivo não eram frequentadoras, a partir de agora poderão pegar qualquer livro da estante e ter acesso às obras, sem depender de leitores ou livros traduzidos" diz Chiquinho.

A expectativa é que até o final de 2020, todas as 54 bibliotecas municipais tenham, pelo menos, um par de óculos, fazendo com que todos os livros do acervo municipal fiquem à disposição do leitor com deficiência visual, e não somente o acervo em Braille e audiolivros.

Fonte: Prefeitura Regional de Guaianases