Agosto 14, 2020
"A casa sem janelas e a vida de Eepersip lá", de Barbara Newhall Follet, e "O jardim secreto", de Frances Hodgson Burnett, são os títulos no centro dos debates, este mês, no Clube do Audiolivro da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e Biblioteca de São Paulo (BSP), respectivamente. Os encontros gratuitos e online estão marcados para os dias 20 de agosto, às 14h30, na programação da BVL, e 25 de agosto, no mesmo horário, da BSP.
A BVL e a BSP são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras, eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. Para participar das atividades, realizadas em parceria com a Tocalivros, é necessário fazer inscrição e os primeiros inscritos recebem instruções para fazer o download dos livros gratuitamente (verifique a disponibilidade). As vagas são limitadas.
Na obra de Barbara Newhall Follet, a jovem Eepersip, decepcionada com o mundo dos adultos, foge de casa e da família para viver mais próxima da natureza. Já em "O jardim secreto", Mary, uma menina de 10 anos mimada e irascível, encontra amor e conforto no lar de um tio que não conhecia.
O Clube do Audiolivro faz parte da programação online e gratuita das duas bibliotecas e vai de encontro às atividades que podem ser realizadas sem sair de casa, neste momento de enfrentamento da pandemia. Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia do Governo do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Serviço
Clube do Audiolivro BVL
"A casa sem janelas e a vida de Eepersip lá", de Barbara Newhall Follet.
Data: 20 de agosto (quinta-feira)
Horário: das 14h30 às 16h
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição, pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
Indicado para maiores de 11 anos.
Clube do Audiolivro BSP
"O jardim secreto", de Frances Hodgson Burnett.
Data: 25 de agosto (terça-feira)
Horário: das 14h30 às 16h
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição, pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Destinado a jovens entre 11 e 14 anos.
Encontro com Professores debate legado de Mestre Didi e ensino da cultura afro-brasileira no Itaú Cultural.
Ação formativa promove reflexão sobre arte, ancestralidade e práticas pedagógicas a partir da exposição Mestre Didi – invenção e ancestralidade na arte afro-brasileira, atualmente em cartaz na instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/encontro+com+professores+debate+legado+mestre+didi+ensino+cultura+afro+brasileira+itau+cultural.php
Festival de Cinema Paranapiacaba retorna à vila histórica com mais de 60 filmes independentes.
Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+cinema+paranapiacaba+retorna+vila+historica+com+mais+filmes+independentes.php
Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas.
Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rei+menino+celebra+festa+coroacao+nossa+senhora+rosario+dos+homens+pretos+penha+com+apresentacoes+gratuitas.php
Espetáculo sobre pernas de pau transforma trilha do Jaraguá em percurso poético pela memória da floresta.
Em uma caminhada guiada pela mata, árvores ganham voz, cipós conduzem histórias e o público é convidado a enxergar a floresta com outros olhos. Novo espetáculo do Grupo Flamingos ocupa o Parque Estadual do Jaraguá com uma experiência itinerante sobre a preservação da flora da Mata Atlântica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+sobre+pernas+pau+transforma+trilha+jaragua+percurso+poetico+pela+memoria+floresta.php
"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php