Barroco dá o tom dos três próximos concertos da OSESP, sob comando do violinista Luis Otavio Santos

Outubro 25, 2021

Dando continuidade à Temporada 2021, que já começa a se aproximar de sua reta final, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, se apresenta entre quinta-feira (28/10) e sábado (30/10) na Sala São Paulo, sob o comando do violinista barroco Luis Otavio Santos, um dos grandes nomes desse instrumento no Brasil. O repertório reúne suítes de Händel e Telemann e excertos da peça A Arte da Fuga, de Bach, e tem o elemento água como seu fio condutor. A performance de sexta-feira (29/10), às 20h, será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube da Osesp.


Crédito: Isadora Vitti

"O programa deste concerto está unido pela fluidez e permeabilidade de um dos elementos da natureza preferidos dos artistas barrocos: a água. Referências aos quatro elementos – fogo, água, ar e terra – abundam na literatura esotérica e nas criações artísticas dessa era. Na época, ciência e misticismo se fundiam em belíssimas alegorias e modelos do universo. Estamos falando, acima de tudo, de um prato cheio para os altos voos da imaginação e da criatividade dos artistas barrocos. O repertório que a Osesp traz mostra três facetas da presença do elemento água na música barroca. A sutileza dessa presença convida o ouvinte a aceitar e a perceber a onipresença desse elemento, que na filosofia antiga estava associado à emoção, à criatividade e à memória. Com a água, a arte se hidrata e nutre o ser humano com suas criações", explica o músico Luis Otavio Santos na nota de programa.

"Bach, Händel, Telemann. Grandes gênios do período barroco da fase tardia, a primeira metade do século XVIII. Num longo período da história da música que abarca aproximadamente 150 anos, esses três mestres compartilham de um mesmo léxico musical e gosto. É bom colocarmos todos aqui neste programa, cada um com uma abordagem especial acerca do elemento água. Eles nos mostram que, na música, devemos nos render, nos deixar levar pelas águas, por vezes flutuar, noutras mergulhar fundo, em muitos momentos brincar, em outros temer. Seria uma lição dos barrocos para nós, que curiosamente poderia dialogar com a modernidade de outro gênio – nosso Guimarães Rosa – acerca do elemento água, acerca do inefável, da 'terceira margem do rio'? Na minha opinião, diria que sim. Num concerto, músicos e público são lavados e transformados pela corrente musical que vem, vai, para nunca mais voltar a mesma", completa o violinista e regente.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP

Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como seu Diretor Musical e Regente Titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Luis Otavio Santos

Violinista barroco e regente, Luis Otavio Santos é detentor do prêmio Diapason d'Or, recebido na França. Foi discípulo de Sigiswald Kuijken no Conservatório Real de Haia (Holanda) e professor do Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica). Atualmente, leciona na EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo e dirige seu grupo especializado em instrumentos de época, chamado Os Músicos de Capella.

O Concerto Digital conta com o patrocínio da Klabin. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa

TEMPORADA OSESP: SANTOS
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
LUIS OTAVIO SANTOS | REGENTE
Georg Friedrich HÄNDEL | Música Aquática: Suíte nº 1 em Fá Maior
Johann Sebastian BACH | A Arte da Fuga: Excertos
Georg Philipp TELEMANN | Suíte em Dó Maior - Música Aquática

Serviço

28 de outubro, quinta-feira, às 20h00
29 de outubro, sexta-feira, às 20h00 – Concerto Digital
30 de outubro, sábado, às 16h30

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 638 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos aqui: Entre R$ 50,00 e R$ 100,00

(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

IMPORTANTE: Desde o início de setembro, para frequentar a Sala São Paulo, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 — ao menos da 1ª dose, de acordo com o calendário de imunização da cidade de cada um. Essa medida está de acordo com o Decreto Nº 60.488, publicado em 27 de agosto de 2021 no Diário Oficial do município. A obrigatoriedade é válida para estabelecimentos e serviços do setor de eventos com público superior a 500 pessoas —a lotação máxima da Sala atualmente é de 638 lugares, obedecendo ao Protocolo de Segurança. A comprovação é necessária para todos que frequentam a Sala: público, artistas e funcionários.
Como apresentar o certificado de vacinação:
1. Levando o comprovante original em papel;
2. Mostrando o comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, ConectSUS e Poupatempo.
Informações úteis:​
- Quem ​se recusar a apresentar o documento​ n​ão poderá ingressar na Sala São Paulo, uma vez que a instituição fica sujeita a penalidades e interdição.
- Crianças de até 12 anos que ainda não foram contempladas pelo calendário de vacinação podem acessar o espaço normalmente.
- Vacinados fora do país devem apresentar o comprovante original.
- Quem não pode tomar a vacina por alguma diretriz médica deve apresentar documento que ateste essa impossibilidade.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Outras notícias

Encontro com Professores debate legado de Mestre Didi e ensino da cultura afro-brasileira no Itaú Cultural.
Ação formativa promove reflexão sobre arte, ancestralidade e práticas pedagógicas a partir da exposição Mestre Didi – invenção e ancestralidade na arte afro-brasileira, atualmente em cartaz na instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/encontro+com+professores+debate+legado+mestre+didi+ensino+cultura+afro+brasileira+itau+cultural.php

Festival de Cinema Paranapiacaba retorna à vila histórica com mais de 60 filmes independentes.
Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+cinema+paranapiacaba+retorna+vila+historica+com+mais+filmes+independentes.php

Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas.
Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rei+menino+celebra+festa+coroacao+nossa+senhora+rosario+dos+homens+pretos+penha+com+apresentacoes+gratuitas.php

Espetáculo sobre pernas de pau transforma trilha do Jaraguá em percurso poético pela memória da floresta.
Em uma caminhada guiada pela mata, árvores ganham voz, cipós conduzem histórias e o público é convidado a enxergar a floresta com outros olhos. Novo espetáculo do Grupo Flamingos ocupa o Parque Estadual do Jaraguá com uma experiência itinerante sobre a preservação da flora da Mata Atlântica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+sobre+pernas+pau+transforma+trilha+jaragua+percurso+poetico+pela+memoria+floresta.php

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php