Banda Jovem do Estado apresenta concerto inédito

Julho 23, 2020

A programação da #EmespEmCasa, plataforma de aprendizado e divulgação artística da EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, apresenta no sábado, dia 25 de julho, às 16h, concerto inédito da Banda Jovem do Estado, que será transmitido pelo da instituição no YouTube (https://www.youtube.com/user/TJEMESP).


Crédito: Heloísa Bortz

A Banda Jovem do Estado, sob regência virtual da maestrina Mônica Giardini, interpreta Music for Hamlet, do compositor norte-americano Alfred Reed. Composta por quatro movimentos, a peça é baseada na obra literária de William Shakespeare. A obra foi gravada pelos próprios bolsistas em suas casas.

Antes da estreia do concerto, às 15h30, a maestrina Monica Giardini participa de uma live pelo Youtube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp) para falar sobre o repertório que será apresentado e os desafios do processo de gravação.

Banda Jovem do Estado
Monica Giardini, regência

Programa

Music for Hamlet - ALFRED REED (1921-2005)
I. Prologue: Elsinore and the Court of Claudius
II.Hamlet and Ophelia
III.Entrance of the Players
IV.Epilogue: The Death of Hamlet

Serviço

Data: 25 de julho, sábado
Horário: 16h
Local: YouTube EMESP Tom Jobim https://www.youtube.com/user/TJEMESP

Sobre Mônica Giardini

Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Sobre a Banda Sinfônica Jovem do Estado

Em mais de 25 anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. A Banda é formada por bolsistas, alunas e alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e é um dos grupos artísticos de difusão e formação musical da escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura.

Sobre a EMESP Tom Jobim

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo que atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim, que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.