Ball e Evoluir levam atividades gratuitas do Festival Mundaréu para a programação da Virada Sustentável

Agosto 21, 2018

Despertar em cada visitante a vontade de fazer algo diferente por si e pelo planeta. Esta é uma das principais propostas do Festival Mundaréu, atração infantil da Virada Sustentável 2018, que acontece entre os dias 23 e 26 de agosto, em São Paulo. Realizadas em um espaço lúdico no Parque Ibirapuera, as atividades gratuitas do Mundaréu incluem atrações musicais, poesia, dança, oficinas e brincadeiras, focando em uma relação mais saudável e sustentável no nível individual, coletivo e ambiental, e também proporcionando maior contato entre as crianças.
No Mundaréu, arte, cultura e meio ambiente se misturam para mostrar como os pequenos podem criar um mundo melhor interagindo com eles mesmos e com a comunidade. O festival foi criado pela Evoluir, empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais, e promovido pela Ball, líder global na fabricação de latas de alumínio para bebidas e uma das patrocinadoras da Virada Sustentável de São Paulo. A base conceitual do evento gira em torno da interação entre a obtenção de novos conhecimentos e a atividade lúdica, ou seja, o 'brincar' – tão essencial para o desenvolvimento de habilidades emocionais, manuais e de socialização.
Segundo Raquel Leme, especialista em Comunicação de Comunidades Ball América do Sul, o Mundaréu pretende despertar uma consciência ambiental em todas as famílias ali presentes, além de trazer reflexões sobre colaboração, convívio em sociedade e cultura. "Queremos mostrar que cada um pode ser um agente transformador nos ambientes onde vive. Por isso, ensinamos de maneira prática e divertida o que é sustentabilidade, reciclagem e como pequenas mudanças de ações no dia a dia podem trazer significativas transformações para o planeta", explica.
Nos dias 23 e 24, o Festival Mundaréu contará com visitações de alunos de escolas públicas e particulares pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, que poderão participar de todas as atividades. Cerca de 720 alunos da rede municipal visitarão o evento. O público geral poderá se inscrever em oficinas no próprio local, além de curtir os shows no palco do Mundaréu, que contará com apresentações de circo, poesia, atrações musicais e contação de histórias. A escritora e contadora de histórias Kiara Terra é uma das atrações confirmadas.
Essa é a quinta edição do projeto, que já passou por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Três Rios (RJ) e Jacareí (SP). O evento é realizado pela Evoluir, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Além do Mundaréu, o Parque Ibirapuera vai abrigar outras atrações para todas as idades. São esperadas cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias da Virada Sustentável.


PROGRAMAÇÃO:

Quinta e sexta – 23/08 e 24/08

Palco:
10h às 11h30 – Passarinho Contou: espetáculo musical de contação de histórias
14h às 15h30 – Escalafobéticos: espetáculo Musical com instrumentos feitos com materiais reutilizáveis

Oficinas:
10h às 11h30 – Tô de Bolhas: brinquedos para bolhas de sabão gigantes
14h às 15h30 – Zoé e Carolina: oficina de agogô

Espaço Educativo:
10h às 11h30 – Tô de Bolhas: brincadeira com bolhas de sabão
14h às 15h30 – Passarinho Contou: intervenção poética


Sábado – 25/08

Palco:
10h às 11h30 – Circo Show: espetáculo circense
14h às 15h – Grupo Manuí: espetáculo musical

Oficinas:
11h às 12h30 – Zoé e Carolina: oficina de balangandã
14h30 às 16h – Muriel Duarte: plantando temperos na latinha

Espaço Educativo:
10h às 11h30 – Sapé Capoeira: vivência de capoeira para crianças
15h30 às 17h – Ninho Cantante: mediação de leitura


Domingo – 26/08

Palco:
10h às 11h – Grupo Manuí: espetáculo musical
13h30 às 14h30 – Kiara Terra: contação de histórias

Oficinas:
10h30 às 12h – Muriel Duarte: plantando PANCs na latinha
14h30 às 16h – Irene Silva: tinta ecológica à base de terra

Espaço Educativo:
10h às 11h30 – Ninho Cantante: passeio poético
15h30 às 17h – Tô de Bolhas: brincadeira com bolhas de sabão


Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011, em São Paulo, e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.
Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios os quais orientam a programação do festival em todas as cidades.

Serviço
Datas: 23 e 24 de agosto para visitas escolares e 25 e 26 de agosto para o grande público.
Horário: 10h às 17h.
Local: Parque Ibirapuera, próximo ao auditório.
Entrada gratuita e livre para todas as idades.

Fonte: pedro@baobacomunicacao.com.br