O Autor na Praça apresenta
José Arrabal
autografando os livros Lendas Brasileiras, O Livro das origens, A Ira do Curupira e outros
& homenagem Plínio Marcos e Mário Lago

No próximo fim de semana o projeto O Autor na Praça recebe o jornalista e escritor José Arrabal, que autografará os livros citados acima e outros títulos.Além da presença de Arrabal, estaremos homenageando o multi-artista Mário Lago pelos seus 90 anos, a completar em 26 de novembro, com leitura de textos e dados biográficos contidos no livro Reminiscências do Sol Quadrado, que traz depoimentos sobre suas prisões, recém-lançado pela editora Cosac & Naify.Também lembraremos os dois anos sem Plínio Marcos (19/11/99), com a presença de atores, músicos, familiares e amigos de Plínio, como Vera Artaxo, Carlos Costa, Tanah Corrêa e outros a confirmar.

Quando e onde:

Sábado, 24/11/2001, 15h – Espaço Plínio Marcos, Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

Domingo, 25/11/2001, 15h – Espaço Lélia Abramo – Feira de Artes da Praça Júlio Prestes

José Arrabal

É professor universitário, jornalista, tradutor e escritor. Lecionou por muito anos na PUC de São Paulo, na Universidade Metodista, na UNIP e na FAAP, ministrando aulas nas áreas de Comunicação Social e Letras. Jornalista, trabalhou em revistas, jornais e agências de notícias do Rio de Janeiro e de São Paulo, exercendo atividades de redator, articulista e editor de Assuntos Internacionais, Critico de Teatro e de Literatura, editor de Cultura e correspondente estrangeiro em países da América Latina. Autor de obras de ficção para crianças, jovens e adultos, assim como de ensaios, biografias, peças de teatro e roteiros para cd-rom, tem mais de 27 títulos publicados por editoras cariocas e paulistas. Entre suas obras, sobressaem "O Nacional e o Popular Na Cultura Brasileira – Teatro", "A Ira Do Curupira", "O Livro das Origens", "Lendas Brasileiras", "Quem Traiu o Peixe-Boi?", "Demeter, A Senhora dos Trigais, "A Lenda Do Cristal Encantado", "O Monstro e a Mata", "Araí Pele de Tigre", "O Nariz do Vladimir" e "A Princesa Raga-Si", com que chegou a receber o prêmio de Melhor Autor do Ano, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Por duas vezes foi indicado para o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Natural do Espírito Santo, vive há 25 anos em São Paulo, absolutamente seduzido pela cidade.

Sobre os Livros

No decorrer de 2001, José Arrabal publicou quatro livros de ficção para leitores jovens e participou de uma antologia de contos para adultos ao lado de dez outros escritores brasileiros.Suas histórias, porém, não se demarcam por faixas etárias, salvo como referências editoriais. São tramas que, por suas tensões e feitios poéticos, se dirigem a quaisquer leitores.

Lendas Brasileiras: é uma ampla coletânea de narrativas onde o escritor entrelaça a realidade vivida com elementos mágicos e mitológicos da cultura popular do país.

Livro das Origens: reúne sete histórias narradas em prosa poética, inspiradas em mitos ameríndios e africanos sobre origem dos astros, dos elementos da natureza e dos sentimentos humanos, conforme a visão de mundo desses povos peculiares.

A Princesa Raga-Si: a mais premiada de suas obras para crianças, agora em edição com novo formato e novas ilustrações.

A ira do Curupira: As aventuras vividas pelo curumim Cairí, na floresta amazônica, à procura da oportunidade de um ato heróico para convencer a sua tribo de que já chegou à idade de ser um bravo, um valente, um guerreiro de seu povo. Painel de mitos, lendas, flora e fauna da Amazônia entrelaçados com as histórias vividas pelo curumim em meio à mata.

Além desses quatro títulos, em 2001, o autor, com seu conto "A Mancha", participou do livro "Corpos", antologia de narrativas eróticas publicada pela Editora Limiar, reunião de onze histórias de conhecidos escritores brasileiros.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.