Atriz Ana Flavia Cavalcanti leva espetáculo "Conforto" ao CCSP em temporada gratuita

Março 14, 2025

A atriz e performer Ana Flavia Cavalcanti traz o espetáculo "Conforto" de volta aos palcos, em nova e gratuita temporada no Centro Cultural São Paulo, entre os dias 15 e 23 de março. As apresentações ocorrem aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h; na sala Jardel Filho.

Neste espetáculo solo, Ana Flavia leva ao centro da cena as experiências vividas na infância, quando, já aos 8 anos, passou a trabalhar de babá nas casas de família onde sua mãe prestava serviço de doméstica. A peça revisita essas memórias e traça um olhar crítico sobre as desigualdades e dinâmicas do trabalho doméstico no Brasil.

"Enquanto criava o espetáculo Conforto eu me perguntei diversas vezes: Ana Flávia você conhece o conforto? Você merece o conforto? Qual foi o maior conforto que você já se deu, se permitiu? Essas são questões que me atravessam nos dias atuais", disse a atriz.

Após 15 anos de carreira como atriz, Ana Flavia hoje está no ar com a personagem Marlene, em "Garota do Momento" (Rede Globo); e recentemente deu vida à Priscila, no aclamado filme "Baby" (2024), dirigido por Marcelo Caetano.


Crédito: Jorge Bispo

Além das memórias cruzadas da primeira infância, Ana Flavia dá continuidade à ferve questionadora de seus trabalhos anteriores, como na performance "A Babá quer Passear". Nela, a performer chegou ficar diante do Museu do Louvre, na França, dentro de um carrinho de bebê e caracterizada como uma criança.

Sob olhar crítico, o trabalho doméstico vai ao centro da cena artística

Em "Conforto", a atriz leva ao palco uma crítica contundente à fome que assolou o país nos anos noventa e que persiste até os dias de hoje.

Para discutir segurança alimentar, a artista foi buscar inspiração nas imagens do café da manhã que era servido no programa matinal "Show da Xuxa", onde a apresentadora oferecia um banquete para uma pessoa escolhida da plateia. Esse momento no programa era totalmente dissonante à realidade da maior parte da população brasileira na época: pessoas negras, periféricas e mães solos que praticamente "comiam" a tv durante a exibição.

"Esse café da manhã sempre me mobilizou. Durante a infância eu ficava grudada na tela da tv morrendo de vontade de comer aquelas coisas que eu nunca tinha visto ao vivo. A Xuxa servia favos de mel na boca das paquitas. Uvas verdes. Geleia de figo. Frutas variadas. Ricota. E a gente comendo pão seco com chá de erva cidreira", conta a atriz.

Por esse motivo Ana Flavia inicia o espetáculo vestida de "paquita" - espécie de ajudante de palco da apresentadora - fazendo uma alusão direta ao período citado. Durante a apresentação a artista troca de figurino e volta para uma realidade mais próxima da sua primeira infância, usando uma roupa lavada e passada por sua mãe cheirando a "Comfort".

Assim, ao fazer alusão a um amaciante de roupas durante a peça, a autora lança mão de referências da cultura popular logo de saída. E depois, com um borrifador de perfumes em punho, a "paquita" inicia, em "Conforto", um novo capítulo de sua trajetória.

Serviço

Conforto, com Ana Flavia Cavalcanti
Temporada: 15 a 23 de março
Horários: Sábados às 20h | Domingos às 19h
Ingressos: Gratuitos (retirada 2h antes do espetáculo)
Duração: 80 minutos | Classificação: 12 anos | Capacidade: 321 lugares
Local: Sala Jardel Filho - Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP
centrocultural.sp.gov.br

Ficha Técnica

Concepção, direção e atuação: Ana Flavia Cavalcanti
Supervisão artística: Isabel Setti e Fábio Osório
Performer convidada: Val Cavalcanti
Direção de Arte e vídeos: Ana Flavia Cavalcanti
Cenário: Marília Piraju
Cenotecnia: Cássio Omae
Figurino: Ana Flavia Cavalcanti e Marília Piraju
Trilha sonora: Lua Bernardo
Execução de música ao vivo: Lua Bernardo e Beatriz França (stand in)
Iluminação: Cyntia Monteiro
Operação de Luz: Cyntia Monteiro e Angel Taize
Operação de Vídeo: Tiago Silva
Fotografias: Hanna Vadasz, Jorge Bispo e Felipe Avila
Produção: Rafael Ferro
Produção Executiva: Jandilson Vieira
Assistente de Produção: Mariana Mollys
Assessoria de Imprensa: Pedro Madeira e Rafael Ferro
Preparação Vocal: Isabel Setti
Designer: Jonas "Joe" Borges e Daniel Kubalack
Tratamento de Fotos: Sérgio Lisboa

Sobre Ana Flavia Cavalcanti

Multiartista que transita entre a direção, atuação e a performance. Ana iniciou sua vida profissional aos oito anos de idade como babá de um recém-nascido filho de uma vizinha que precisava deixá-lo com alguém para poder trabalhar. Essa realidade era a tônica da vida das crianças periféricas no Brasil nos anos noventa - "o mais velho cuida do mais novo". Essas e outras tantas vivências são a combustão da arte criada por Ana Flavia que acredita que precisamos mudar nossa maneira de encarar o trabalho doméstico ainda muito estigmatizado, considerado um trabalho de menor valor, destinado a pessoas que não são valorizadas na sociedade. Seu primeiro filme, o curta-metragem "RÃ" teve sua première internacional no 70th Berlinale – Berlin International Film Festival. No Brasil, "RÃ" teve sua estreia no 52º Festival de Brasília e ganhou o troféu Candango de melhor filme.

Em 2022 Ana Flavia estreou seu primeiro longa-metragem como diretora e atriz intitulado "BOCAINA" no Festival do Rio e em seguida na Mostra Internacional de São Paulo. "BOCAINA" foi realizado durante a pandemia de covid 19. O filme retrata a vida de duas irmãs que vivem isoladas em uma casa de roça no interior de Minas Gerais. Atualmente Ana Flavia figura nas séries "Os Outros" com direção de Luísa Lima para o GloboPlay e "Notícias Populares" para o Canal Brasil com direção de Marcelo Caetano.

Ana Flavia também pode ser vista em "Santo Maldito" série disponível na plataforma Star+. Natural de Diadema, região metropolitana de São Paulo, Ana Flavia é filha de uma trabalhadora doméstica aposentada. Sua mãe e suas vivências são suas grandes inspirações para a criação das performances "A Babá Quer Passear" e "SERVIÇAL", onde ela discute a condição atual das trabalhadoras domésticas no Brasil. As performances "A Babá Quer Passear" e "SERVIÇAL" foram exibidas no Sesc Avenida Paulista em março de 2023. Ana Flavia é formada em Artes Cênicas pelo CPT Centro de Preparação Teatral dirigido por Antunes Filho e participou de estágios no Théâtre du Soleil e na École Lecoq durante o ano de 2011, ambos em Paris. Ela também faz parte do elenco de "A Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda Maria, "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano, e "RAINHA", de Sabrina Fidalgo. Trazer o trabalho doméstico para o centro da cena artística contemporânea tem sido a missão de Ana Flavia nos últimos anos, assinando trabalhos autorais como "A Babá Quer Passear", "SERVIÇAL", "Dengo Nega" e agora "Conforto".

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php