Atriz Ana Flavia Cavalcanti leva espetáculo "Conforto" ao CCSP em temporada gratuita

Março 14, 2025

A atriz e performer Ana Flavia Cavalcanti traz o espetáculo "Conforto" de volta aos palcos, em nova e gratuita temporada no Centro Cultural São Paulo, entre os dias 15 e 23 de março. As apresentações ocorrem aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h; na sala Jardel Filho.

Neste espetáculo solo, Ana Flavia leva ao centro da cena as experiências vividas na infância, quando, já aos 8 anos, passou a trabalhar de babá nas casas de família onde sua mãe prestava serviço de doméstica. A peça revisita essas memórias e traça um olhar crítico sobre as desigualdades e dinâmicas do trabalho doméstico no Brasil.

"Enquanto criava o espetáculo Conforto eu me perguntei diversas vezes: Ana Flávia você conhece o conforto? Você merece o conforto? Qual foi o maior conforto que você já se deu, se permitiu? Essas são questões que me atravessam nos dias atuais", disse a atriz.

Após 15 anos de carreira como atriz, Ana Flavia hoje está no ar com a personagem Marlene, em "Garota do Momento" (Rede Globo); e recentemente deu vida à Priscila, no aclamado filme "Baby" (2024), dirigido por Marcelo Caetano.


Crédito: Jorge Bispo

Além das memórias cruzadas da primeira infância, Ana Flavia dá continuidade à ferve questionadora de seus trabalhos anteriores, como na performance "A Babá quer Passear". Nela, a performer chegou ficar diante do Museu do Louvre, na França, dentro de um carrinho de bebê e caracterizada como uma criança.

Sob olhar crítico, o trabalho doméstico vai ao centro da cena artística

Em "Conforto", a atriz leva ao palco uma crítica contundente à fome que assolou o país nos anos noventa e que persiste até os dias de hoje.

Para discutir segurança alimentar, a artista foi buscar inspiração nas imagens do café da manhã que era servido no programa matinal "Show da Xuxa", onde a apresentadora oferecia um banquete para uma pessoa escolhida da plateia. Esse momento no programa era totalmente dissonante à realidade da maior parte da população brasileira na época: pessoas negras, periféricas e mães solos que praticamente "comiam" a tv durante a exibição.

"Esse café da manhã sempre me mobilizou. Durante a infância eu ficava grudada na tela da tv morrendo de vontade de comer aquelas coisas que eu nunca tinha visto ao vivo. A Xuxa servia favos de mel na boca das paquitas. Uvas verdes. Geleia de figo. Frutas variadas. Ricota. E a gente comendo pão seco com chá de erva cidreira", conta a atriz.

Por esse motivo Ana Flavia inicia o espetáculo vestida de "paquita" - espécie de ajudante de palco da apresentadora - fazendo uma alusão direta ao período citado. Durante a apresentação a artista troca de figurino e volta para uma realidade mais próxima da sua primeira infância, usando uma roupa lavada e passada por sua mãe cheirando a "Comfort".

Assim, ao fazer alusão a um amaciante de roupas durante a peça, a autora lança mão de referências da cultura popular logo de saída. E depois, com um borrifador de perfumes em punho, a "paquita" inicia, em "Conforto", um novo capítulo de sua trajetória.

Serviço

Conforto, com Ana Flavia Cavalcanti
Temporada: 15 a 23 de março
Horários: Sábados às 20h | Domingos às 19h
Ingressos: Gratuitos (retirada 2h antes do espetáculo)
Duração: 80 minutos | Classificação: 12 anos | Capacidade: 321 lugares
Local: Sala Jardel Filho - Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP
centrocultural.sp.gov.br

Ficha Técnica

Concepção, direção e atuação: Ana Flavia Cavalcanti
Supervisão artística: Isabel Setti e Fábio Osório
Performer convidada: Val Cavalcanti
Direção de Arte e vídeos: Ana Flavia Cavalcanti
Cenário: Marília Piraju
Cenotecnia: Cássio Omae
Figurino: Ana Flavia Cavalcanti e Marília Piraju
Trilha sonora: Lua Bernardo
Execução de música ao vivo: Lua Bernardo e Beatriz França (stand in)
Iluminação: Cyntia Monteiro
Operação de Luz: Cyntia Monteiro e Angel Taize
Operação de Vídeo: Tiago Silva
Fotografias: Hanna Vadasz, Jorge Bispo e Felipe Avila
Produção: Rafael Ferro
Produção Executiva: Jandilson Vieira
Assistente de Produção: Mariana Mollys
Assessoria de Imprensa: Pedro Madeira e Rafael Ferro
Preparação Vocal: Isabel Setti
Designer: Jonas "Joe" Borges e Daniel Kubalack
Tratamento de Fotos: Sérgio Lisboa

Sobre Ana Flavia Cavalcanti

Multiartista que transita entre a direção, atuação e a performance. Ana iniciou sua vida profissional aos oito anos de idade como babá de um recém-nascido filho de uma vizinha que precisava deixá-lo com alguém para poder trabalhar. Essa realidade era a tônica da vida das crianças periféricas no Brasil nos anos noventa - "o mais velho cuida do mais novo". Essas e outras tantas vivências são a combustão da arte criada por Ana Flavia que acredita que precisamos mudar nossa maneira de encarar o trabalho doméstico ainda muito estigmatizado, considerado um trabalho de menor valor, destinado a pessoas que não são valorizadas na sociedade. Seu primeiro filme, o curta-metragem "RÃ" teve sua première internacional no 70th Berlinale – Berlin International Film Festival. No Brasil, "RÃ" teve sua estreia no 52º Festival de Brasília e ganhou o troféu Candango de melhor filme.

Em 2022 Ana Flavia estreou seu primeiro longa-metragem como diretora e atriz intitulado "BOCAINA" no Festival do Rio e em seguida na Mostra Internacional de São Paulo. "BOCAINA" foi realizado durante a pandemia de covid 19. O filme retrata a vida de duas irmãs que vivem isoladas em uma casa de roça no interior de Minas Gerais. Atualmente Ana Flavia figura nas séries "Os Outros" com direção de Luísa Lima para o GloboPlay e "Notícias Populares" para o Canal Brasil com direção de Marcelo Caetano.

Ana Flavia também pode ser vista em "Santo Maldito" série disponível na plataforma Star+. Natural de Diadema, região metropolitana de São Paulo, Ana Flavia é filha de uma trabalhadora doméstica aposentada. Sua mãe e suas vivências são suas grandes inspirações para a criação das performances "A Babá Quer Passear" e "SERVIÇAL", onde ela discute a condição atual das trabalhadoras domésticas no Brasil. As performances "A Babá Quer Passear" e "SERVIÇAL" foram exibidas no Sesc Avenida Paulista em março de 2023. Ana Flavia é formada em Artes Cênicas pelo CPT Centro de Preparação Teatral dirigido por Antunes Filho e participou de estágios no Théâtre du Soleil e na École Lecoq durante o ano de 2011, ambos em Paris. Ela também faz parte do elenco de "A Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda Maria, "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano, e "RAINHA", de Sabrina Fidalgo. Trazer o trabalho doméstico para o centro da cena artística contemporânea tem sido a missão de Ana Flavia nos últimos anos, assinando trabalhos autorais como "A Babá Quer Passear", "SERVIÇAL", "Dengo Nega" e agora "Conforto".

Outras notícias

Cia. Lumiato apresenta espetáculo 2 Mundos e oficina de teatro de sombras no Espaço Sobrevento em março.
Criada pelos artistas bonequeiros Soledad Garcia e Thiago Bresani na Argentina, a companhia é conhecida por ampliar os limites da sombra em cena em trabalhos cheios de poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+lumiato+apresenta+espetaculo+mundos+oficina+teatro+sombras+espaco+sobrevento+marco.php

Mariana Muniz apresenta o solo Das Tripas: Sete Histórias com ingressos gratuitos.
Com direção de Clara Carvalho, espetáculo é uma construção coreográfica e teatral inspirada no livro Das Tripas Coração, da autora pernambucana Ezter Liu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mariana+muniz+apresenta+solo+das+tripas+sete+historias+com+ingressos+gratuitos.php

Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda em concerto gratuito.
A apresentação em homenagem ao compositor acontece no dia 28 de março, às 18h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+homenageia+osvaldo+lacerda+concerto+gratuito.php

O Ninho, um recado da raiz, ganha nova temporada gratuita em teatros municipais a partir de março.
Com trilha sonora original de Zeca Baleiro (indicado ao Prêmio Shell 2024 pelo trabalho), espetáculo é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio no canavial nordestino.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ninho+recado+raiz+ganha+nova+temporada+gratuita+teatros+municipais+partir+marco.php

Noite Tcheca: MIS realiza exibição do filme Dream Team.
Produção, que se passa nos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, é uma comédia esportiva que mistura humor, emoção e reflexões familiares, trazendo uma abordagem atual e sensível sobre cooperação, identidade e desafios coletivos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+tcheca+mis+realiza+exibicao+filme+dream+team.php

Do Chão Não Passa, espetáculo de dança que explora a potência do movimento rasteiro, terá temporada em março no Jambu Galpão.
Com direção do pernambucano Henrique Lima, trabalho investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/chao+nao+passa+espetaculo+danca+que+explora+potencia+movimento+rasteiro+tera+temporada+marco+jambu+galpao.php

Programação para a família no Itaú Cultural em março tem oficina de escrita afetiva e espetáculo circense.
Aos sábados, o Itaú Cultural apresenta no Bulevar do Rádio, ao ar livre, o coletivo Rainhas do Radiador, espetáculo circense. Aos domingos, a programação é realizada internamente, no piso térreo do prédio do IC, e convida o público a trocar palavras gentis em cartas, com a realização do Correio Afetivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+para+familia+itau+cultural+marco+tem+oficina+escrita+afetiva+espetaculo+circense.php

O Mundo do Circo SP recebe Monasciclos, de Jujuba & Chicote, além de outros destaques.
A programação é gratuita e estende-se durante o mês de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+monasciclos+jujuba+chicote+alem+outros+destaques.php

Contos Inclusivos e Travessos promove encontros gratuitos de leitura e debate sobre Direitos Humanos para jovens em espaços culturais de São Paulo.
Iniciativa de incentivo à leitura e promoção da oralidade é inspirada nos pilares sociais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e trata de temas como racismo, capacitismo, diversidade sexual e gênero.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/contos+inclusivos+travessos+promove+encontros+gratuitos+leitura+debate+sobre+direitos+humanos+para+jovens+espacos+culturais+sao+paulo.php

África em Estado de Cinema: mostra no MIS traz filmes clássicos e contemporâneos de diferentes regiões do continente.
Ao todo, serão exibidas 24 produções africanas, incluindo ficções e documentários em curta e longa-metragem.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/africa+estado+cinema+mostra+mis+traz+filmes+classicos+contemporaneos+diferentes+regioes+continente.php