Confira as atividades para crianças nesta semana do Itaú Cultural

Julho 01, 2020

As atividades online para crianças seguem, nessa semana, transmitidas pelo site e na página do YouTube do Itaú Cultural, em www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural.

Os ilustradores Ziza e Tiago Lacerda, conduzem as aulas respectivamente dos dias 30 de junho (terça-feira) e 2 de julho (quinta-feira). As de dança seguem com bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 1 (quarta-feira), e Melina Sanchez, pedagoga e especializada em dança-educação, pelo Trinity Laban, de Londres, no dia 5 (domingo). As postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h.

Mônica ensina aos participantes os fundamentos do Locking, um dos três estilos originais de danças urbanas da cultura hip hop. Nesta aula, também é abordado o funk e ela ainda passa mais uma sequência coreográfica. Em sua última participação no projeto, Melina utiliza uma cadeira e desafia quem está do outro lado da tela a explorar de maneira criativa diferentes formas e apoios do corpo por meio de jogos de improvisação.

Nas aulas de ilustração, Tiago Lacerda evoca uma história onde o aluno é o personagem principal. Pode ser um monstro, um gigante, um herói ou heroína, a pessoa se desenha como tem vontade. Ziza, ensina a recriar, no papel, ambientes urbanos usando a criatividade e a observação.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.  

Sobre os professores

Melina Sanchez é pedagoga, mestre em Educação e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especializou-se em Dança Educação pelo Trinity Laban, de Londres. Também em Laban e Didática da Dança, pelo Instituto Caleidos. Dedica-se à dança contemporânea e a processos criativos em interface com a Educação Musical há mais de 20 anos, sempre atuando com bebês, crianças e formação de educadores.

Mônika Bernardes começou sua carreira de dançarina profissional na Cia. Unidade Móvel Street Dance Company, em 1993. Ganhou o Prêmio Sesc de Teatro em 1996. Em 2000 começou a fazer parte da Cia. Discípulos do Ritmo. Lá, fez turnês internacionais pela França, Holanda, Bélgica e China. Sua carreira como educadora de dança começa também em 1993 na Gisele Bellot Escola de Dança. Já trabalhou na Fundação Casa, além de várias ONGs, situadas nas periferias da cidade de São Paulo, como educadora. Enquanto coreógrafa já esteve com bandas de música, diversos filmes publicitários e recentemente coreografou o filme longa metragem Meu Nome é Bagdá, que já foi premiado em Berlim e tem estreia prevista para 2020 no Brasil.

Regina Elias da Costa, mais conhecida como Ziza, é formada em Design de Moda, com licenciatura em Artes e especialista em Gestão Pública. Trabalhou em algumas instituições como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Espanha, Centro Cultural da Juventude (CCJ) e Fábricas de Cultura. Desde 2006 realiza manifestações visuais na cidade de São Paulo, seus traços são bem característicos, com influências da diáspora africana. Ilustra mulheres recriando novas narrativas junto ao afrofuturismo, visando linhas cheias de detalhes, com estudo de sombra e luz.

Tiago Lacerda nasceu em Volta Redonda, MG, e desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Em 2005 se formou em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber fazendo animações para televisão e cinema. Hoje, se divide entre o mercado editorial ilustrando para revistas, jornais, livros infantis e histórias em quadrinhos. Também é editor e autor da Revista Beleléu, que começou com uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro.

Serviço

IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Aulas de ilustração
Com Ziza e Tiago Lacerda
Dia 30 de junho e 2 de julho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h
Aulas de dança
Com Mônika Bernardes e Melina Sanchez
Dias 1 e 5 de julho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h
Classificação: Livre