Associação Fernanda Bianchini oferece aulas online gratuitas de Ballet Clássico para todas as idades

Junho 02, 2020

Desde que teve suas portas fechadas temporariamente, devido à medidas de prevenção à Pandemia, a Associação Fernanda Bianchini não parou suas atividades, e enquanto todos pensam em paralisação momentânea, a Associação pensa em Movimento.

A escola acelerou o início de um projeto que já estava em andamento, adaptando alunos e professores à utilização de plataformas e ferramentas digitais e otimizando seus canais de comunicação para se manter presente no dia a dia dos seus alunos, e de todos aqueles que precisam e querem se exercitar em casa.

Em tempo recorde, a escola desenvolveu vários programas com aulas de Ballet Clássico, Alongamento e Pilates. Além disso, quase que diariamente, está promovendo Lives com professores e parceiros no Facebook e Instagram com temas ligados à Qualidade de Vida.

Desde o dia 16 de março, quando as aulas presenciais da associação foram suspensas, os alunos estão fazendo aulas online por videoconferência, mas também aproveitando com a família, amigos e parentes o conteúdo das mais de 20 aulas online e mais de 30 Lives que já foram colocadas no ar.

As aulas de Ballet Clássico - para iniciantes e intermediários – seguem um programa pedagógico de ensino e permanecem à disposição de todos gratuitamente no canal da Associação Fernanda Bianchini no YouTube, algumas com áudio descrição e libras.

Superando desafios e atravessando oceanos, a associação destaca com muito orgulho uma aula inaugural sobre o Método Fernanda Bianchini realizada neste período de Pandemia na Polônia, e segue trabalhando o Ballet Clássico e as artes como forma de inclusão social para todos. Em outros momentos a associação já ministrou aulas à distância também para a Argentina, Austrália, EUA e Portugal.

Parceria para Tele Atendimento

A Clínica Fisio Bianchini, parceira da Associação Fernanda Bianchini há 15 anos, disponibilizou uma equipe de fisioterapeutas para atuação e suporte a alunos, pais, professores e funcionários da AFB, com capacidade de 40 atendimentos semanais.

O foco do trabalho é na atuação de base para a prevenção de lesões, aumento da performance e manutenção das atividades diárias de alunos que precisam de acompanhamento para a realização das aulas de rotina.

Os alunos com baixa visão e cegos totais, em especial, necessitam de acompanhamento frequente para a manutenção do equilíbrio e do condicionamento físico, além de coordenação espacial.

Sobre a AFB

Hoje, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, a AFB atende aproximadamente a 500 alunos, dos 3 anos até a Terceira Idade, com diferentes deficiências e propósitos gratuitamente, de segunda a sábado, com aulas de Ballet Clássico, Contemporâneo e Sobre Rodas, Dança de Salão e do Ventre, sessões de Fisioterapia, Musicalização, Pilates, Sapateado e Teatro.

Curso de formação a profissionais da área de Dança, Educação e Saúde também já faz parte do projeto de ensino da AFB, e deverá ganhar atenção especial com a inauguração da nova sede programada para dezembro deste ano.

Meio aos 60% de deficientes visuais, 30% de outros tipos de deficiências (física e intelectual), existe 10% de alunos sem nenhum tipo de deficiência frequentando as aulas. A ideia de mesclar os diferentes públicos foi uma estratégia encontrada para trabalhar a inclusão social e facilitar a interação entre grupos diversos.

O Método Fernanda Bianchini é o primeiro e único no mundo a ensinar pessoas com deficiência visual à arte da dança, através do tato e outros estímulos sensoriais. Nesses 25 anos mais de 3 mil alunos já passaram pela associação. Alguns já se formaram e seguem profissionalmente atuando na própria escola, ensinando o que aprenderam a novos alunos.

A profissionalização de muitos trouxe um impacto social valoroso e muito otimista a todos os envolvidos nesta causa. Paralelamente ao ensino técnico, a associação também mantém com orgulho a Cia Ballet de Cegos, companhia de dança formada por bailarinas cegas da AFB que já desbravou diversos palcos e encantou muitas plateias pelo mundo, destacando sua participação em eventos e festivais realizados em Londres, Argentina, Alemanha, Nova York, Los Angeles, Chile, México e Polônia.

Nova sede dobrará a capacidade de atendimento

Localizada no bairro Jabaquara, zona Sul de São Paulo, a nova sede da AFB está sendo projetada em terreno de 350 metros quadrados, próximo à estação do metrô e terminal rodoviário metropolitano. O terreno foi estrategicamente escolhido para facilitar o acesso dos alunos à rotina de ensino e para dobrar sua capacidade de atendimento.

O projeto, assinado pela arquiteta Adriana Noya, é dividido em cinco pavimentos, contemplando Auditório com 50 lugares, Sala de Figurino e Sala de Controle no subsolo; recepção, escritório, salas de reunião e de aula principal no Térreo, salas de aula menores, vestiários e banheiros nos primeiro e segundo pavimentos, salas de Pilates e Fisioterapia no terceiro, e Sala de Música e Espaço de Relaxamento no quinto pavimento.

A AFB é mantida por projetos de leis de leis de incentivo - PRONAC (Lei Federal isenção de IR) e PROAC (incentivo fiscal estadual), pelo projeto autoral “Adote uma Bailarina”, palestras motivacionais e apresentações corporativas, além de doações de pessoas físicas e jurídicas. A campanha “Juntos construímos Sonhos” é hoje o principal meio de captação de recursos para a finalização da obra da nova sede.

Para conhecer mais ou contribuir com o trabalho da associação e construção da nova sede, acesse os canais digitais para mais informações: Associação Fernanda Bianchini, no Instagram, Facebook e YouTube.