Mostra de Arthur Omar - Programação dias 30 e 31 de outubro

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro 
Informações ao público:  (11) 3113-3651/3652

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

Dia 30 DE OUTUBRO, TERÇA
 
Sala de Cinema
 
15h30 - Encontros (60')
 
EXTINÇÃO (2001) Vídeo. 30 min.
Depoimento de Arthur Omar para Lucas Bambozzi, Beto Magalhães e Cao Guimarães. Numa conversa franca e inusitada, num bar carioca,  o artista especula sobre a extinção da profissão Arthur Omar e de outras artes em desaparição.
 
ENCONTRO NO TERRAÇO (2001). Vídeo. 30 min.
Um diálogo com Jean-Claude Bernardet sobre o cinema e as cidades, no Terraço Itália, em São Paulo. Íntegra do material filmado para o programa Primeiro Plano (Comunicação Alternativa) sobre o filme "São Paulo: Sinfonia e Cacofonia, de Jean-Claude Bernardet.
 
16h30 - Corpos Gloriosos (77’)
 
MUYBRIDGE/BEETHOVEN (1997). Vídeo. 11 min. 
Corpos em luta. As nove sinfonias de Beethoven são fragmentadas como uma seqüência de Muybridge, acorde após acorde, entremeados de silêncios. Vídeo apresentado como parte de instalação para o Paço das Artes - SP.
 
A COROAÇÃO DE UMA RAINHA (The Coronation of a Queen). (1993). Vídeo. 26 min. Para o  Channel Four (Inglaterra).
A cerimônia de Coroação da rainha Alzira de 65 anos de idade na comunidade negra matriarcal do Jatobá, arredores de Belo Horizonte. Reis e rainhas desfilam coroados num clima de melancolia e num cenário depauperado. Um vídeo feito do ponto de vista de Nossa Senhora do Rosário.
 
TAMBORES DO BRASIL (Drumspots) (1996). Vídeo. 40 min. Feito para a ZDF/ARTE.
O tambor em pequenas unidades eletrizantes. As idéias dos mestres, os toques, a mística. 12 pequenos vídeos. Cada episódio tem uma linguagem própria, entre o documental direto e o cinema poético livre.
18h - Vídeo Diário (36’)
 
Sala de Vídeo
14h - Entrevistas para TV (75')
 
Dia 31 DE OUTUBRO, QUARTA
 
Sala de Cinema
 
15h30 - Raúl Ruiz (59’)
 
O CASTELO RESISTE (The Castle Endures) (1995) – Vídeo - 14 min. 
Conversações com o cineasta franco-chileno Raúl Ruiz. Ele fala sobre manipulação, hipertireoidismo, sacrifícios, simuladores, túneis e almas e a transformação do massacre em paisagem. Filmado no Rio, na casa de Arthur Omar, enquanto os dois viam TV.
 
O LIVRO DE RAUL (The Book of Raúl) (1999). Vídeo. 45 min.
Alegoria documental. Viagem ao Chile com o cineasta Raúl Ruiz. Inclui cenas na Cidade Aberta, comunidade utópica de arquitetos, fundada na idéia de Ato Poético. Vídeo inteiramente falado, onde Raúl Ruiz escreve um roteiro ao vivo intitulado Ódio ao País Natal.
 
16h30 - Vídeo-Arte (73’)
 
O NERVO DE PRATA (1987) – Vídeo - 20 min.
O universo paradoxal do artista plástico Tunga, através de suas esculturas. O espectador é atirado num túnel sem começo nem fim, onde ocorrem cenas insólitas envolvendo gêmeas siamesas ligadas apenas pelos cabelos.
 
AS FÉRIAS DO INVESTIGADOR (1994) – Vídeo - 17 min.
Quando o investigador entra em férias, tudo pode acontecer. O mundo se torna o território dos enigmas. Esculturas e instalações do artista plástico Milton Machado. Um misterioso baterista toca entre estátuas de mármore.
 
A ASCENSÃO DE MÁRIO, O PINTOR (1996) – Vídeo - 12 min. 
O pintor italiano Mario Schifano resolve pintar de branco uma casa no alto da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Começa a sua irresistível ascensão, e calvário, como um lento ritual. Mario penetra num mundo cada vez mais estranho e alheio às suas expectativas.
 
DERRAPAGEM NO ÉDEN (1997) – Vídeo - 14 min.
Desinstalações de algumas instalações de Cildo Meireles.
 
AZZURRO AMAZZONIA (Azul Amazônia) (2000) – Vídeo - 10 min.  
Uma viagem pela Amazônia com o pintor italiano Antonio Pedretti e Arthur Omar em busca de novas imagens e paisagens, longe dos clichês que povoam o imaginário sobre a região. A Amazônia Azul de Omar e Predetti reconstitui o vínculo natureza-arte, num encontro estético e sensorial.
 
18h - Palavras no Ateliê (50’)
 
PALAVRAS NO ATELIÊ (2000). Vídeo. 50  min. Modelo: Monique Ayala.
Uma tarde no ateliê do pintor Eduardo Sued, personagem-narrador que tece histórias e idéias num diálogo provocado por Arthur Omar.  O vídeo filma a palavra em estado puro, dando materialidade e corpo à fala do artista.
 
Sala de Video
14h- Entrevistas para TV (75')

[ Imprima ] esta reportagem