ARCHcine faz aquecimento com mostra retrospectiva

Setembro 08, 2020

O ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura realiza, durante todo o mês de setembro, uma mostra retrospectiva em seu canal do Youtube como forma de preparação para o evento, que será realizado em novembro. O aquecimento para o 5º ARCHcine 2020 contará com quatro exibições, sempre às terças, às 20:30, com reprise aos sábados, às 21h.

A primeira sessão será no dia 8 de setembro, com o filme "O Desmonte do Monte", de Sinai Sganzerla. O filme aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento, favorecendo o debate sobre as transformações da cidade no campo da pesquisa histórica do urbanismo e da arquitetura, inseridos na linguagem cinematográfica. Além desses temas, a retrospectiva do ARCHcine lançará luz sobre assuntos como: inclusão social, poética na arquitetura, remoções e habitação.

Histórico

Partindo para sua quinta edição consecutiva, o ARCHcine já apresentou mais de 100 filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. Além de sua realização permanente no Rio de Janeiro, o festival já teve edições realizadas em São Paulo e em Brasília, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine apresenta anualmente a mais recente safra de filmes sobre o tema. São destacadas produções com temáticas sobre arquitetura, urbanismo e seus mais diversos atravessamentos, como a formação das cidades, mobilidade, ocupação de territórios, patrimônio material e imaterial, movimentos paisagísticos, dentre outros.

O 5º ARCHcine 2020 é chancelado como parte integrante da programação oficial que celebra o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA). O festival é associado ao Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros – Fórum dos Festivais e conta com o apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB/RJ e da FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso.

O ARCHcine é uma realização do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais.

Programação da Mostra Retrospectiva

Terça, 08/09, 20h30. Reprise Sábado, 12/09, às 21h.
O Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla, Doc, 85min, 2017, Brasil/SP, Livre

O documentário aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Traz ainda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro, com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais.

Terça, 15/09, 20h30. Reprise Sábado, 19/09, às 21h.
Uma Outra Lisboa, de Claudio Carbone, Doc, 59min, 2017, Portugal, Livre

No Bairro da Torre, em Lisboa, os moradores são parte ativa das decisões do lugar onde vivem e uma equipe de investigação segue o processo da sua inclusão na sociedade.

Terça, 22/09, 20h30. Reprise Sábado, 26/09, às 21h.
Bernardes, de Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros, Doc, 85min, 2013, Brasil/RJ, Livre

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor Sergio Bernardes. Uma personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.

Terça, 29/09, 20h30. Reprise Sábado, 03/10, às 21h.
O Outro Rio, de Émilie B. Guérette, Doc, 88min, 2017, Canadá, Livre

Rio de Janeiro, agosto de 2016. Os Jogos Olímpicos estão em pleno andamento. A poucos passos do estádio do Maracanã, mas longe da atenção internacional, cem famílias empobrecidas convivem em um prédio abandonado. Apesar da miséria, violência de gangues e militarização do bairro, os moradores sobrevivem com engenhosidade e resiliência.

Serviço

Mostra Retrospectiva ARCHcine | Aquecimento 5º ARCHcine 2020
Data:
Todas as terças de setembro, às 20h30, com reprise aos sábados, às 21h
Local/Plataforma: Youtube

Informações:
E-mail: archcinefestival@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/archcinefestival
Instagram: https://www.instagram.com/archcinefestival
Youtube: https://www.youtube.com/archcine