Novembro 30, 2020
Em uma temporada repleta de desafios em função da pandemia do Covid-19, a produção audiovisual demonstra toda a sua capacidade de adaptação, reinvenção e criatividade. Neste sentido, o evento apresenta 56 filmes de maneira gratuita e online para todo o Brasil na plataforma Looke, entre 1 e 11 de dezembro.
Dentre as sessões programadas, estão mantidas as tradicionais Mostras Competitivas, onde serão oferecidos os prêmios aos melhores curta e longa metragens na escolha do Júri Popular. Os curtas brasileiros concorrem ainda ao Prêmio Arquiteturas, oferecido pelo Arquiteturas Film Festival Lisboa e que garante a exibição do vencedor na próxima edição do festival português, na escolha do festival português, além do prêmio em serviços de distribuição audiovisual oferecido pela Tarrafa Produtora, empresa parceira do ARCHcine 2020.
Nesta edição, os filmes da Mostra Competitiva estão destacados em sessões temáticas, que aprofundam os mais diversos atravessamentos da arquitetura e do urbanismo, sempre buscando uma ampla reflexão sobre o ambiente urbano. Desta maneira, os filmes da mostra competitiva estão distribuídos nas sessões: Eco do Invisível (Sustentabilidade); Territórios Sensíveis (Direito à cidade); Patrimônio Revelado (Patrimônio Material e Imaterial); Limites do Desenho (Ofícios do urbanismo); Cidades de Mulheres (Destaques femininos); e Novas Espacialidades (Experimentações).
Além das diversas sessões competitivas, o 5º ARCHcine 2020 terá mostras-homenagem e sessões de abertura e encerramento. A abertura do festival, no dia 01/12 (terça), apresenta o longa "Uma Máquina para Habitar", de Yoni Goldstein e Meredith Zielke (EUA), e o curta-metragem experimental "Revolução dos Afetos", de Ingrid Gerolimich (RJ). Enquanto a produção norte-americana relaciona e aproxima as construções icônicas de Oscar Niemeyer em Brasília com o misticismo, o curta nacional reflete em uma narrativa experimental os impactos da pandemia no afastamento dos corpos.

Já o encerramento do ARCHcine, no dia 11/12 (sexta), abre espaço para o curta "Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados", fruto de um mergulho criativo sobre os arquivos de três invasões em Belo Horizonte, realizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. A Sessão será concluída pelo longa "Favela é Moda", de Emílio Domingos, onde o destaque são jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. A narrativa reafirma direitos e a diversidade, enquanto contesta os padrões estéticos no Brasil.
O diretor do longa-metragem de encerramento do ARCHcine 2020, Emílio Domingos, é o grande homenageado nesta edição do festival. Com uma cinematografia singular na reflexão e expressão de territórios urbanos, o cineasta completa 20 anos de carreira em 2020. Neste período, Emílio acumula a direção de quatro longas e dez curtas-metragens. No 5º ARCHcine, o público poderá conferir todos os seus longas, são eles: "Favela É Moda" (2019),"Deixa na Régua" (2016), "A Batalha do Passinho" (2013), e "L.A.P.A." (2008).
Além de homenagear o cineasta Emílio Domingos, o 5º ARCHcine 2020 passeia em tom de homenagem por Rio de Janeiro e Brasília. Enquanto a Mostra Rio Capital Mundial da Arquitetura promove o título concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Mostra Brasília 60 Anos celebra o aniversário da capital federal. No total, 14 filmes participam nas duas Mostras, entre curtas e longas metragens.
Um dos destaques da programação é o filme "Brasília: Contradições de uma Cidade Nova", de Joaquim Pedro de Andrade. Realizado em 1967 por este icônico cineasta brasileiro, o filme recebeu a Menção Honrosa no Festival de Brasília daquele ano e apresenta reflexões sobre o sexto aniversário da capital federal através de um questionamento primordial: "Uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?"
O 5º ARCHcine 2020 é realizado de 1 a 11 de dezembro na plataforma Looke, com programação gratuita para todo o território nacional. Todos os filmes ficarão disponíveis por 24 horas, exceto os filmes da Mostra Homenagem Emílio Domingos. Para acessar a programação, clique aqui.
Sobre o festival
Partindo para sua quinta edição consecutiva, o ARCHcine já apresentou mais de 250 filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. Além de sua realização permanente no Rio de Janeiro, o festival já teve edições realizadas em São Paulo e em Brasília, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.
Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine apresenta anualmente a mais recente safra de filmes sobre o tema. São destacadas produções com temáticas sobre arquitetura, urbanismo e seus mais diversos atravessamentos, como a formação das cidades, mobilidade, ocupação de territórios, patrimônio material e imaterial, direito à cidade, sustentabilidade, arte urbana, homenagens e movimentos paisagísticos.
Serviço
5º ARCHcine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura
Data: de 1 a 11 de dezembro
Online e gratuito
Para assistir, cadastre-se em: https://www.looke.com.br/home
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php