Rede pública de saúde oferece apoio para fumantes contra o vício
Maio 31, 2007

Nos últimos anos a Secretaria Municipal da Saúde tem intensificado o combate ao tabagismo com um programa voltado especificamente para esse tipo de problema em quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, que oferecem tratamento e ajuda necessária para largar o vício, o que deve ter impacto sobre a redução da taxa de mortalidade causada pelo tabaco. Pesquisas indicam que a cada ano 15,5% dos homens e 10,8% das mulheres fumantes deixam o vício. Apesar da queda, em 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a "nicotina dependência" ainda atinge cerca de 2 milhões de paulistanos. Nas próximas semanas outros seis CAPS também passarão a oferecer o mesmo tipo de tratamento. 

Para ser beneficiado pelo Programa, que começou a funcionar em março passado, o fumante deve procurar orientação junto à unidade básica de saúde (UBS) que o indica para receber atendimento junto a um destes CAPS. No local, a pessoa passa por uma avaliação médica, na qual se faz um plano de tratamento que inclui atendimento de três meses, em sete reuniões (quatro semanais, duas quinzenais e uma mensal) de 90 minutos. Em média, 35% dos pacientes que passam pelo tratamento páram de fumar.

As substâncias que existem em cada cigarro provocam doenças como câncer, distúrbios no coração, problemas respiratórios, na gestação e no desenvolvimento da criança e adolescente. O que muitos não sabem é que o vício representa um transtorno mental causado por uma droga psico-ativa, ou seja, é capaz de alterar o comportamento e o humor de quem o consome. "Não podemos fingir que o cigarro não é droga", afirma a coordenadora do Programa do Controle de Tabagismo do município, Darlene Dias.

Para Darlene Dias, fumar é um vício que leva à pobreza e exclusão econômico-social. "É comum ver um fumante deixando de comprar comida para consumir o cigarro", explica. O que se observa nos últimos anos é um aumento no consumo do cigarro por mulheres e jovens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 90% dos fumantes começam o consumo antes dos 19 anos. Os principais motivos são a utilização do fumo como dieta, já que o tabaco tira a fome, e a busca pela sensação de prazer momentânea provocada pela substância. "Em apenas sete segundos a nicotina se liga a todos os neurotransmissores e provoca uma sensação de extremo prazer", explica a coordenadora.

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo