Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Ana Muylaert e Gregório Bacic estão na programação do Cine Debate do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Dezembro 16, 2015

O documentarista Gregório Bacic e a diretora Anna Muylaert participam do Cine Debate do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc nos dias 18 e 19 de dezembro, respectivamente. A programação tem como formato a exibição de um filme seguida de debate com o diretor.

Gregório Bacic fala sobre o legado histórico do documentário para televisão a partir do episódio Retrato de Classe, que fez parte de uma série de documentários de diversos realizadores brasileiros que o Globo Repórter exibiu em meados dos anos 1970 e que tinham por tema o desenho social do país e de seu dia a dia.

A partir da foto da turma do 2º ano do ensino básico de 1955 de uma escola particular do bairro paulistano de Vila Mariana, Bacic sai à procura dos alunos 22 anos depois para saber o que fizeram de suas vidas. Com a narrativa conduzida pela própria professora da turma, suas lembranças e expectativas, o documentário promove o reencontro dos personagens em casa de um deles. O episódio foi ao ar em 1977.

Já Anna Muylaert conversa com o público sobre o filme “Que horas ela volta?”. O filme conta a história de Val, uma pernambucana que se muda para São Paulo para trabalhar como babá do menino Fabinho e deixa aos cuidados da avó sua filha Jéssica. Após 13 anos de serviço Val tornou-se uma segunda mãe para Fabinho e também a administradora absoluta da casa dos simpáticos patrões Barbara e Carlos. A ação do filme começa quando Val recebe a notícia que sua filha vem para São Paulo prestar vestibular. Val pede o apoio dos patrões que aceitam hospedar a menina junto com a mãe no quartinho dos fundos. A família de Fabinho recebe a menina de forma cordial, mas como ela não segue as regras invisíveis de comportamento e protocolos esperados para ela, a situação se complica. Esses conflitos farão com que Val precise encontrar um novo equilíbrio na sua vida.

Exibição de filme seguida de debate:

“Retrato de classe” e o documentário brasileiro
Dia 18 de dezembro de 2015. Sexta, das 14h30 às 17h30.

“Que horas ela volta?” – Anna Muylaert
Dia 19 de dezembro de 2015. Sábado, das 15h às 18h.

Serviço

Cine Debate
Recomendação etária: 16 anos.
Limitado à capacidade do espaço.
Inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo
Grátis