Ana Botafogo inspira mostra de dança no Itaú Cultural

Maio 07, 2026

O Itaú Cultural (IC) apresenta de 12 a 17 de maio uma programação de dança em sinergia com a Ocupação Ana Botafogo, exposição em cartaz na instituição até 21 de junho. A mostra reúne cinco trabalhos de dança criados e interpretados por bailarinas de cinco diferentes estados – Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo –, que, assim como Ana Botafogo, seguem expandindo, tensionando e reinventando as possibilidades e a pluralidade dos caminhos da dança no Brasil.

As apresentações são gratuitas, como todas as atividades do Itaú Cultural. As sessões acontecem de quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 18h. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h do dia 5 de maio (terça-feira), por meio da plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.

A mostra tem como ponto de partida a trajetória dos 50 anos de dança de Ana Botafogo, artista que é um marco na consolidação e difusão do balé clássico no país ao aproximar o público dessa linguagem e ao afirmar a dança como um campo de excelência artística. A partir do diálogo com esse legado, a programação dá luz a outras camadas da produção contemporânea da dança, por meio de trabalhos que atravessam eixos como corpo, território, tradição e reinvenção, passando pelo clássico, o contemporâneo, a dança popular e a ancestralidade.

Nesse contexto, o diálogo com a Ocupação Ana Botafogo ganha ainda mais densidade. Se sua trajetória abriu caminhos para a presença e a valorização da dança no país, esta programação evidencia como esses caminhos seguem sendo ampliados por outras gerações de artistas mulheres que continuam materializando a dança como espaço de presença, criação e reinvenção.

Novas direções
No dia 12 (terça-feira), às 20h, a programação abre com a estreia de Transversa, espetáculo da bailarina paulista Ana Catarina Vieira, que investiga a sua trajetória de duas décadas de pesquisa e criação como artista. A sua formação é atravessada pelo balé clássico, as danças populares brasileiras e a criação contemporânea.

Desenvolvida especialmente para a mostra, a obra parte de procedimentos da dança, como repetição, reinício e organização formal do movimento. Ana Catarina propõe no trabalho uma colagem de referências coreográficas presentes nas suas criações, articulando criações anteriores a questões atuais. Assim, pondera sobre um corpo que já não cabe na forma que o constituiu e que, por isso, cria outras possibilidades de existência.

No dia 13 (quarta-feira), mesmo horário, é a vez da artista alagoana Joelma Ferreira apresentar Cheia, espetáculo que une dança e audiovisual para refletir sobre a relação ancestral de mulheres negras filhas de Oxum com o chão em que vivem. No trabalho, dirigido por Gessyca Geyza, esses territórios vão se modificando a partir da presença dessas mulheres em seus processos de empoderamento, numa relação direta com as águas que inundam o próprio corpo-território que elas são.

Também às 20h, na quinta-feira (dia 15) Inaê Moreira apresenta Ecos da separação, obra na qual essa bailarina baiana radicada no Rio de Janeiro constrói uma experiência sensorial a partir de frames de sonhos, gestos e sonoridades que resistem ao esquecimento e convocam presenças negras. Em paralelo à paisagem sonora criada em tempo real pela DJ Marta Supernova, a artista cria, ainda, uma relação poética com rastros de si mesma, guiada pelos sons do instrumento musical N'goni, que leva à cena.

Em grupo
Na sexta-feira, dia 15, o trio de bailarinas pernambucanas Inaê Silva, Luara Olívia e Marcela Filipe apresenta Locomotivas. A obra revisita o frevo, este patrimônio cultural brasileiro, abrindo um diálogo entre a cultura popular, a dança contemporânea e o audiovisual.

Com direção de Jorge Garcia, o trabalho transforma o corpo em motor e a memória em combustível, dando luz a narrativas históricas que foram silenciadas, a exemplo do protagonismo das mulheres negras no frevo. O espetáculo tem como inspiração a videodança homônima, lançada em 2021, e traça caminhos de resistência, improviso e reinvenção, além de abrir novas possibilidades de se dançar o frevo no tempo presente.

A programação fecha com Q Brô, espetáculo apresentado nos dias 16 e 17 (sábado, às 20h, e domingo às 18h) pelas artistas mineiras Dudude e Lina Lapertosa. Apesar das trajetórias distintas dentro da dança - uma ligada à pesquisa da improvisação e a outra formada no rigor do balé clássico -, elas constroem juntas, no palco, uma experiência que entrelaça técnica, escuta e liberdade. O espetáculo é uma ode experimental, onde seus corpos se lançam, jogando sementes no desejo que virem brotos, flores e frutos, sendo poeticamente um plantio de criação e entrega.

SERVIÇO
Mostra de dança em sinergia com a Ocupação Ana Botafogo
De 12 a 17 de maio (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo às 18h)
No Itaú Cultural
Teatro (piso térreo)
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 5 de maio (terça-feira), às 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

Ocupação Ana Botafogo
Em cartaz até 21 de junho de 2026
Visitação: terças-feiras a sábados, das 11h às 20h. Domingos e feriados das 11h às 19h
Piso 2

PROGRAMAÇÃO:

Dia 12 de maio (terça-feira), às 20h
Espetáculo "Transversa" (estreia)
Com Ana Catarina Vieira (SP)
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Ficha técnica:
Direção artística, dramaturgia, pesquisa de linguagem, criação, coreografia e
Figurino: Ana Catarina Vieira
Direção cênica, direção técnica, dramaturgia, iluminação e cenário: Juliana Augusta Vieira
Direção musical e trilha sonora: Bruno Serroni:
Composição musical e colaborações na trilha sonora: Chico Serroni
Coordenação videográfica: Bruna Lessa
Crédito de percurso (desenvolvimento de pesquisa e criação - 26 anos): Ângelo Madureira
Apoio Cultural: Instituto Cultural Pagu

Dia 13 de maio (quarta-feira), às 20h
Espetáculo Cheia
Com Joelma Ferreira (AL)
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Ficha técnica:
Intérprete-criadora: Joelma Ferreira
Direção geral: Gessyca Geyza
Composição musical: Gessyca Geyza
Trilha sonora original: Bruno Brandão (Vulgo Br)
Projeção mapeada: Núcleo Zero (Werner Bagetti, Weber Salles e Ulysses Ribas)
Iluminação, som e projeção (operação técnica): Moab de Oliveira
Concepção de maquiagem: Kaiky Tenório
Figurino (assessoria): Fênix Zion
Costura: Mauricéia Medeiros
Fotografia: Benita Rodrigues
Produção (estreia): Adda Feitosa
Assistência de produção (estreia): Anderson Coutinho
Produção (apresentação atual): Gessyca Geyza

Dia 14 de maio (quinta-feira), às 20h
Espetáculo Ecos da separação
Com Inaê Moreira (RJ)
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Ficha técnica:
Direção geral, criação e performance: Inaê Moreira
Criação e performance sonora: Marta Supernova
Direção de cena: Carmen Luz
Direção de arte: Felipa Damasco
Colaboração artística: Davi Pontes
Preparação corporal: Tiyê Macau
Desenho de luz e operação: Brisa Lima
Sonoplastia especial: Gê Vasconcelos
Cenotécnicos: Rafael Alcantara e Hiago Adriano
Produção: Rafael Ferro
Assistência de produção: Jandilson Vieira
Assessoria de Imprensa: Pedro Madeira e Rafael Ferro

Dia 15 de maio (sexta-feira), às 20h
Espetáculo Locomotivas
Com Inaê Silva, Marcela Felipe e Luara Olívia (PE)
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Ficha técnica:
Artistas criadoras: Inaê Silva, Marcela Felipe e Luara Olívia
Direção: Jorge Garcia
Assistência de direção: Marcelo Sena
Operadora de câmera | Corpo-Câmera: Luara Olívia
VJ: Jão Vicente
Trilha sonora: Felipe Weinberg e Sarará Miranda
Operador de luz: João Guilherme de Paula
Cenografia e figurino: Marlan Cotrim
Produção executiva: Inaê Silva
Assistência de produção: Marcelo Sena

Espetáculo Q brô
Com Dudude e Lina Lapertosa (MG)
Dias 16 e 17 de maio (sábado, às 20h, e domingo às 18h)
Teatro (piso térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 5 de maio (terça-feira), às 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

Ficha técnica:
Direção e idealização: Dudude
Assistência de direção: Margô Assis
Intérpretes criadoras: Lina Lapertosa e Dudude
Coordenação de produção: Patrícia Matos
Assistência de arte, registro fotográfico e videográfico: Thais Mol
Desenho da Luz: Maria Mariano
Roupagem da cena: Auá / Patrícia Guerra e Fred Paulino (objetos)
Cenotécnico: Nilson Alves dos Santos
Edição trilha sonora: Luiz Naveda
Voz: Margô Assis
Gravação voz: Frederico Herrmann
Técnicos: Frederico Herrmann e Wellington Santos

PROTOCOLOS no teatro do Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.

- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk

Outras notícias

Espetáculo de dança Transversa faz nova temporada no Itaú Cultural.
Criado e interpretado por Ana Catarina Vieira, o espetáculo reúne referências de mais de 20 anos de pesquisa e criação da bailarina paulista no balé clássico, na dança popular brasileira e na dança contemporânea.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetu+culo+danuua+transversa+faz+nova+temporada+itauo+cultural.php

Férias no Centro Cultural Arte em Construção tem opção especial para crianças na Zona Leste.
Programação gratuita de férias em Cidade Tiradentes oferece opção de lazer para famílias da Zona Leste com sarau infantil, espetáculo de circo e atividades voltadas à convivência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+centro+cultural+arte+construuuuoo+tem+opuuuoo+especial+para+crianuuas+zona+leste.php

Cia. EmVersão fala sobre adoção e luto em Jabuticaba nasce no tronco, que estreia no Teatro Alfredo Mesquita.
Com texto e direção de Bernardo Fonseca Machado, espetáculo encerra trilogia de peças Ensaios Sobre a Morte, composta ainda por Relicário Inventado e Epitáfio.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ciaa+emversuoo+fala+sobre+adouuuoo+luto+jabuticaba+nasce+troncoa+que+estreia+teatro+alfredo+mesquita.php

Trupe DuNavô faz circulação de espetáculos em diferentes regiões de São Paulo.
Com seis espetáculos apresentados em bibliotecas, teatros, praças e parques, o grupo compartilha a diversidade de sua produção artística em montagens gratuitas que combinam palhaçaria, mágica, dança, ilusionismo, equilíbrio, música, humor e poesia, reafirmando o encontro entre o circo e a cidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+dunavue+faz+circulauuuoo+espetu+culos+diferentes+regiuoes+suoo+paulo.php

Programação de férias no Itaú Cultural oferece espetáculos inspirados em obras de Ruth Rocha, sessões de cinema, oficinas criativas e gastronomia.
Atividades para crianças e famílias acontecem aos fins de semana em diferentes espaços da instituição. Agenda reúne contação de histórias teatralizadas, sessões do Cine Curtinhas, ateliês e uma edição do Menu Cultural inspirada na Copa do Mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programauuuoo+rias+itauo+cultural+oferece+espetu+culos+inspirados+obras+ruth+rochaa+sessuoes+cinemaa+oficinas+criativas+gastronomia.php

Gabriela Winter celebra 10 anos de Catadora de Ilusões em circulação gratuita por São Paulo.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o solo "Catadora de Ilusões" volta à cena em uma circulação gratuita por São Paulo. A atriz e palhaça Gabriela Winter celebra os 10 anos do espetáculo reafirmando sua trajetória como uma das artistas mais atuantes da palhaçaria brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+celebra+anos+catadora+ilusuoes+circulauuuoo+gratuita+por+suoo+paulo.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, American Circus, Circo di Mônaco, Zona d Conforto e Circo Caramba.
Além dos espetáculos, o público poderá participar da Receptivo Artístico com a Boni Produções e Movimento Ativo com Ana Coll
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebea+american+circus+circo+monaco+zona+conforto+circo+caramba.php