Agosto 11, 2026
Referência na música brasileira, o pianista Amilton Godoy comemora seus 85 anos no palco do Centro Cultural São Paulo, ao lado de parceiros e amigos. Amilton recebe como convidados o pianista Nelson Ayres, o gaitista Gabriel Grossi, o trompetista Sidmar Vieira e o grupo Juntos, além dos parceiros de trio, o baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Sidiel Vieira. A apresentação será no dia 13 de agosto, quinta-feira, na Sala Jardel Filho, com entrada gratuita.
O show "85 anos de Amilton Godoy" percorrerá um repertório que transita entre a música popular e a erudita, refletindo não só a trajetória e a versatilidade do artista, mas também a maneira como Amilton ama fazer e compartilhar música.

O quarteto Juntos também participa da celebração. Grupo que nesta ocasião será formado por Tico D'Godoy (saxofone), Débora de Aquino (sax e flauta) e Jorge Potalej (contrabaixo).
A formação de palco variará durante toda a apresentação, alternando entre os músicos participantes, com composições autorais de Amilton, dos convidados, releituras e improvisações.
Patricia Palumbo faz participação especial, conduzindo a apresentação do show. A jornalista assinará a biografia de Godoy. O livro, com lançamento previsto para 2027, foi uma iniciativa de um dos alunos do pianista, Antônio Marcos Moraes Barros, que também é um dos apoiadores para a realização desta apresentação comemorativa, além da parceria de apoio do Centro Cultural São Paulo, que cedeu o espaço para a realização.
"É uma alegria celebrar os meus 85 anos ao lado de companheiros da música, ter o Nelson comigo em duo de pianos e todos esses convidados tão especiais para mim. Quis que esta comemoração fosse, ainda, um retrato do que estou vivendo hoje, da constância das minhas atividades. Continuo compondo, escrevendo partituras para piano, ministrando aulas, fazendo shows em diferentes contextos, localidades, formações e com músicos de várias gerações. Este concerto reúne parceiros muito queridos e mostra essa vontade permanente de criar, tocar e compartilhar música. É uma celebração não só do meu aniversário, mas da amizade e da música.", compartilha o pianista.
Plenamente na ativa, Amilton Godoy é um mestre da música, considerado um dos grandes pianistas do mundo. Foi integrante e fundador do Zimbo Trio, grupo lendário com o qual colaborou por quase meio século. Ao longo de toda a sua carreira, acumula mais de 90 discos lançados, shows em mais de 40 países, turnês internacionais, premiações e honrarias pela relevância para a cultura.
No primeiro semestre, o músico lançou "Os Filhos de Villa", disco gravado em parceria com o harmonicista Gabriel Grossi, que dá continuidade ao primeiro projeto feito pela dupla em homenagem à obra de Heitor Villa-Lobos (o Villa-Lobos Popular). Desta vez, exploram a influência de Villa sobre as gerações posteriores, seu desdobramento na música brasileira.
Serviço
85 anos de Amilton Godoy
Data: 13 de agosto de 2026 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural São Paulo (Sala Jardel Filho)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo/SP
Capacidade: 330 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: gratuito (sem distribuição de ingressos, ocupação por ordem de chegada)
Programa previsto
1 - Prelúdio de Bach (Amilton Godoy Trio)
2 - Avião | Djavan (Amilton Godoy Trio)
3 - Juntos | Amilton Godoy (quinteto - Juntos)
4 - Tudo Bem | Amilton Godoy (quinteto - Juntos)
5 - Caucaia do Alto | Amilton Godoy( Amilton e Sidmar Vieira)
6 - O Almirante Negro | Sidiel Vieira (Amilton, Sidmar Vieira e Sidiel Vieira)
7 - A Felicidade | Tom Jobim e Vinicius de Moares (Amilton e Nelson Ayres)
8 - A Saudade Mata a Gente | Antônio Almeida e João de Barro (Amilton e Nelson Ayres)
9 - Caminho de Casa | Nelson Ayres (Amilton e Nelson Ayres)
10 - Loro (Amilton e Gabriel Grossi)
11 - Rapaz de Bem (Amilton Godoy Trio e Gabriel Grossi)
12 - Brazuca's Blues | (todos)
www.amiltongodoy.com
Redes @amiltongodoy
Fonte: CAIS - Comunicação e Cultura
Coletivo Noroest estreia espetáculo de dança Manifesto de Concreto no Teatro Paulo Eiró.
Espetáculo que une dança, teatro e circo revisita a Greve dos Queixadas, uma das mais importantes mobilizações de trabalhadores do país, para refletir sobre memória, território e as lutas das periferias no presente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+noroest+estreia+espetaculo+danca+manifesto+concreto+teatro+paulo+eiro.php
Literatura de cordel ganha Cordelteca em Parelheiros pelo projeto Gira Perifa.
O evento é gratuito e contará com apresentações musicais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/literatura+cordel+ganha+cordelteca+parelheiros+pelo+projeto+gira+perifa.php
Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php
Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php
Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php
NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php
Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php
Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php
Sesc Belenzinho apresenta Helena Black, a drag queen contadora de histórias.
A programação acontece de 22 de agosto a 13 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+belenzinho+apresenta+helena+black+drag+queen+contadora+historias.php
Sucesso de público e crítica, Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada na Funarte SP.
Espetáculo dirigido por Luiz Fernando Marques, aborda o sentimento de imobilidade vivido pelas pessoas nos dias de hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sucesso+publico+critica+poema+suspenso+para+uma+cidade+queda+cia+mungunza+ganha+nova+temporada+funarte.php
Em agosto, espaço ºAndar, tem programação intensa com teatro e cursos todos os dias da semana.
Entre os destaques do mês, estão os espetáculos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/agosto+espaco+ºandar+tem+programacao+intensa+com+teatro+cursos+todos+dias+semana.php
Musical O Céu de Bibi Ferreira estreia em São Paulo no Centro Cultural FIESP.
A temporada vai de 20 de agosto a 20 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+ceu+bibi+ferreira+estreia+sao+paulo+centro+cultural+fiesp.php