Alunos da EMEF CEU Jambeiro revitalizaram Praça no Jd. Aurora

Novembro 28, 2018

Os alunos do 9º ano da EMEF CEU Jambeiro tiveram a ideia de revitalizar a Praça Donozor dos Santos, situada na Rua Miguel Martins Lisboa, no Jd. Aurora, como conclusão do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA). E neste sábado (24) aconteceu a inauguração da praça, com diversas atividades para a comunidade, como: aferição de pressão, exame de vista, maquiagem, massagem, e, para as crianças, oficina de pintura, pipoca e algodão doce.
A turma realizou toda a pintura, utilizando muitas cores, da praça e o plantio de mudas. Já Subprefeitura Guaianases executou o corte de mato, capinação, limpeza e coleta de entulho.
A aluna Kethellen Bianca, 14 anos, representante da classe, conta que os alunos têm uma preocupação com o meio ambiente: "Estamos trabalhando nesse projeto para o nosso próprio bem, e teremos o resultado em longo prazo". Outro ponto positivo que a aluna destaca é a participação da comunidade nesta ação, "um trabalho bem feito move muitas outras ações e pessoas" diz Kethellen.
Professora e coordenadora deste projeto, Edna Gomes entende que essa ação colabora com a valorização e conservação do espaço "Os próprios moradores participaram efetivamente da melhoria do local que eles mesmos irão desfrutar" diz ela. Segundo Edna, esse TCA tem como objetivo estimular o desenvolvimento da linguagem e da mobilização de competências e habilidades. "O trabalho em si colabora para que os alunos façam a análise de problemas extraídos da realidade local e a busca por soluções para as questões levantadas, dentro de uma perspectiva crítica que os estimula a participar mais ativamente como cidadãos", explica.

Fonte: imprensaprgu@smpr.prefeitura.sp.gov.br