Aliança Francesa traz festival online JAZZ FR BR para todo o Brasil

Novembro 10, 2021

Durante o ano, a Aliança Francesa de São Paulo trouxe atrações envolvendo teatro, literatura, música e gastronomia. Agora é a vez do tradicional festival JAZZ FR/BR, que acontece no dia 21 de novembro, domingo, a partir das 14h. Os shows foram gravados no Teatro Aliança Francesa e na vizinha e parceira Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. As apresentações são gratuitas e podem ser conferidas no Youtube.

Na quarta edição, se apresentam Duo Vesúvio + Duo Abner Phelipe e Lucas Salles; Carol Panesi & Fábio Leal; Rafael Esteves & Grupo; José Alejandro y El Saoco; Andarilho Cha e os Arquitetos Sonoros feat. Mana Bella; e Stracho Temelkovski. Entre os shows, o público pode assistir um minidocumentário com imagens de bastidores, depoimentos dos artistas, da equipe, de parceiros e imagens das edições passadas do festival.

Em 2021, a Aliança Francesa mantém uma programação cultural recorrente. "O JAZZ FR/BR é a prova de que investir em cultura dá resultados, no plural, uma vez que além do que já se sabe como benefício para o ser humano, sua formação, seu crescimento, seu bem-estar, a economia criativa é um dos setores que mais gera empregos, diretos e indiretos, e retorno para a sociedade. A curadoria foi feita com muito cuidado e carinho, dando oportunidade pra bandas de regiões mais afastadas do centro de São Paulo que trazem mensagens engajadas e ritmos diversos, mostrando que o jazz é a raiz de muitas vertentes sonoras", ressalta Livia Carmona Coordenadora Cultural da Aliança Francesa de São Paulo.

Livia ainda destacou a importância do investimento em cultura e o público que tem atingido o festival ao longo de suas edições. "Em 2017 fizemos a primeira edição do festival graças à Lei Rouanet e hoje fazemos graças ao Pro-Mac. Os incentivos fiscais são uma política importante para o desenvolvimento da cultura no país e o JAZZ FR/BR é o exemplo de que esse investimento proporcionou a criação de um evento que emprega mais de 100 pessoas e proporciona gratuitamente uma tarde de música para um público de 2mil pessoas. Quando era presencial podíamos ainda comer, beber, comprar discos e livros, mas 2022 vem aí para aglomerarmos com segurança e tomarmos novamente a rua e os espaços da Vila Buarque, já que vários parceiros da região estão interessados em fazer o festival crescer".

Programação

às 14h

Duo Vesúvio + Duo Abner Phelipe e Lucas Salles
Duo Vesúvio é a união do violão de José Pedro Borges e a voz de Joyce Bastos. A dupla traz novas roupagens para composições de Djavan, João Bosco e Aldir Blanc, Gilberto Gil, Guinga e Paulo César Pinheiro. Já Abner Phelipe e Lucas Salles procuram uma nova sonoridade ao unir guitarra e saxofone ao trazer arranjos de músicas brasileiras.

14h45

Carol Panesi & Fábio Leal
A multi-instrumentista e compositora Carol Panesi e o guitarrista, compositor e arranjador Fábio Leal gravaram o disco Arte é Oração após uma apresentação do SESC Instrumental. As composições funcionam como uma ferramenta energética para elevar a vibração e trabalhar a cura. Entre as músicas desse novo trabalho estão Aquarius (Carol Panesi), Seres Estelares (Carol Panesi), Quarentena (Carol Panesi e Fábio Leal), O Grande Sol Central (Carol Panesi), Os Sete Raios (Carol Panesi), Sou Grata (Carol Panesi), Arte é Oração / Luz no Caminho (Carol Panesi), Prece pela Poesia (Carol Panesi e Lucia Helena Galvão), O Joio e o Trigo, Valsa Celeste (Fábio Leal), Suíte os Sete Chakras (Carol Panesi).

15h30

Rafael Esteves & Grupo
Com todo seu conhecimento, ainda jovem, aos 18 anos, Rafael Esteves começou a se dedicar ao bandolim. Em pouco tempo, começou a tocar profissionalmente e participar de duas edições do show em homenagem aos 100 anos de Jacob do Bandolim. Na apresentação, ele executa seu trabalho autoral Familiaridad ao lado de Edmilson Capelupi, Lula Gama e Getulio Ribeiro.

16h30

José Alejandro y El Saoco
É formado pelos brasileiros Joaquim Emidio no vibrafone e Diego Pereira na bateria com os venezuelanos César Augusto no piano e José Alejandro no contrabaixo e composições. As músicas são uma mistura de sons da Venezuela e do Brasil com ritmos do caribe, samba e maracatu.

17h30

Andarilho Cha e os Arquitetos Sonoros feat. Mana Bella
Cha Alberto performa com seu heterônimo Andarilho com humor e refletindo sobre questões latentes da sociedade com o estilo criado MPBT (Música Preta Brasileira Teatral). A apresentação mostra o artista e suas várias facetas ao abordar dramas pessoais, sociais e estruturais. No show, a proposta escolhida é apresentar suas canções autorais em desdobramentos do estilo Funk, junto da sua banda de apoio os Arquitetos Sonoros, além da participação de Mana Bella.

18h30

Stracho Temelkovski
Multi-instrumentista, improvisador e beatboxer, o músico de origem macedônia, desde cedo se interessou pela prática instrumental (começando pela guitarra elétrica, depois baixo, percussão, samples e programação), e pelas improvisações de solistas de jazz oriental das fanfarras da região dos Balcãs. Trabalhou em projetos com o músico e poeta Antonio Placer, Gnawa Diffusion, o pianista cubano Omar Sosa, o pianista Jean-Marie Machado. Propôs criações transversais e se juntou com vários coreógrafos, além de seu interesse pela mediação cultural levá-lo para intervenções em escolas e prisões. Estas fortes experiências permitiram ao artista lançar, em outubro de 2020, The Sound Braka, um álbum com música única, que engrandece as heranças das culturas orais populares e das culturas eruditas.

Serviço

JAZZ FR/BR

Domingo, 21 de novembro
A partir das 14h
Grátis
Online
No Youtube da Aliança Francesa: https://www.youtube.com/aliancafrancesa