Aliança Francesa e Le Cordon Bleu Brasil promovem concurso cultural

Junho 02, 2020

A culinária francesa é uma das maiores referências do mundo por meio de pratos clássicos, técnicas elaboradas, temperos. Em meio a esse rico universo, a Aliança Francesa e a Le Cordon Bleu Brasil, uma das mais reconhecidas escolas de gastronomia no mundo, realizam um concurso cultural fotográfico - #chefchezmoi - que vai durar todo o mês de junho premiando com bolsa de estudo de francês e uma exposição on line de fotografias. Mais uma opção de programação durante a quarentena preventiva de contenção ao novo Coronavírus.

Para participar é preciso assistir aos vídeos publicados no IGTV da @aliancafrancesasp e @lecordonbleubrasiloficial, com os chefs da Le Cordon Bleu São Paulo executando os pratos. São duas opções, o "Crêpe Suzette" e "Filet mignon molho mostarda com batata rissolée". Depois é só escolher uma das receitas, executá-la na sua casa e realizar um vídeo ao vivo, sem edição, mostrando o momento do empratamento (90 segundos no máximo).

Após esse processo, o participante tem que fotografar o prato finalizado e preencher a ficha de inscrição no site www.aliancafrancesa.com.br/, anexando a imagem e o vídeo (a foto deve ser em formato JPG ou PNG, quadrado ou retrato (vertical), 1280x1280 (mínimo). O prazo para envio vai de 4 a 14 de junho. As duas melhores fotos de cada prato (1 foto do Crepe Suzette e 1 foto do Filet mignon) ganham uma bolsa de estudo para 1 módulo do curso de francês na Aliança Francesa de São Paulo.

Para quem estiver com dúvidas, os Chefs Renata Braune (cuisine) e Caio Correa (Pâtisserie) fazem uma Live no dia 04 de junho às 18h para esclarecer ao vivo sobre a execução dos pratos. As perguntas também podem ser encaminhadas anteriormente na conta Instagram de cada parceiro.

O júri é composto por membros da Aliança Francesa e do Le Cordon Bleu Brasil e mais um fotógrafo profissional que farão a avaliação, seguindo os critérios de originalidade na receita, em relação ao preparo e uso dos ingredientes, montagem artística do prato e qualidade artística da imagem. Também serão escolhidas as 5 melhores fotos de cada prato para compor uma exposição on-line nas redes sociais e/ou outra plataforma/site indicada posteriormente, totalizando 10 fotos. A revelação dos ganhadores acontece no dia 30 de junho.

#chefchezmoi
Concurso cultural Aliança Francesa + Le Cordon Bleu
Cronograma Completo:
4 de junho – Sessão ao vivo para tirar dúvidas;
4 a 14 de junho – Período de envio das fotos;
15 a 25 de junho – Deliberação do júri;
30 de junho – Revelação dos ganhadores.

Instagram: @Aliancafrancesasp (Para os conteúdos gravados)
Youtube: (