Junho 22, 2020
Desenvolvimento sustentável é um dos assuntos com mais evidência atualmente, ainda mais nos tempos de pandemia com as projeções futuras. Com a finalidade de manter um diálogo e uma imersão no assunto, a Aliança Francesa e o Escritório do Québec em São Paulo realizam mais uma edição do Cine Conversa. A atração une exibição de filme e um bate-papo, e desta vez, ganha um novo formato em tempos de quarentena. O filme Seu Lixo, Minha Riqueza (Tes déchets, Ma Richesse) ficará disponível gratuitamente dentro do Festival Varilux em Casa (http://festivalvariluxemcasa.com.br/), na plataforma Looke, de 20 a 28 de junho, com legendas em português. Já a discussão sobre o documentário e os temas envolvidos ocorre no dia 25 de junho, quinta-feira, às 18h, por meio de uma live no canal Youtube do Teatro Aliança Francesa (https://bit.ly/37oHgSY).
O encontro online terá como convidados Adriano Andreghetto (Especialista em Ciências dos Alimentos que já trabalhou em projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimento em países como Portugal, Suíça e Alemanha); Étienne Beauregard (Consultor De Comércio Internacional que atua no setor das tecnologias limpas e da eficiência energética); e Rodrigo Bogéa (Engenheiro Ambiental pela Universidade de Brasília com profundado conhecimento na área de resíduos sólidos urbanos). O evento será mediado pela jornalista Amalia Safatle (revista multimídia Página22 focada em sustentabilidade).

Seu Lixo, Minha Riqueza é dirigido por Karina Marceau e se passa em Québec, onde há um número cada vez maior de adeptos ao modelo de economia circular. Um padrão econômico audacioso que coloca o meio ambiente no coração dos seus negócios e se torna benéfico tanto para as empresas e o consumidor quanto para o conjunto do planeta.
O filme propõe descobrir os projetos inspiradores que essa nova categoria econômica suscita em diversas regiões do Québec. Uma oportunidade para desmistificar esse tipo de economia, reencontrar os geradores e os atores dessa nova revolução industrial e compreender os benefícios diretos dos quais usufruem empresas, o meio ambiente e a população.
O documentário é rodado em Québec, onde cerca de 80% de sua população tem o francês como língua materna, o que representa mais de 8 milhões de pessoas. É uma cidade importante no cenário internacional, pois promove esforços para fortalecer o idioma e tem uma política de fortalecimento da língua francesa em respeito à diversidade cultural.
Este evento é possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da ALL – Accor Live Limitless e Société Générale, parceria com TV5mondeEdu, Festival Varilux em Casa, Verakis, Pagina22, e realização do Escritório do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Cine Conversa
Quinta-feira 25 de junho às 18h
Canal Youtube do Teatro Aliança Francesa https://www.youtube.com/channel/UC7T3l686dU3Ac98WIBPNZag
Gratuito, intérprete de Libras disponível
Seu Lixo, Minha Riqueza (Tes déchets, Ma Richesse)
Documentário inédito. Québec/Canadá | 2019 | 52' | Livre
Como assistir: O filme ficará disponível gratuitamente dentro do Festival Varilux em Casa, na plataforma Looke, de 20 a 28 de junho, com legendas em português. http://festivalvariluxemcasa.com.br/
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php