Outubro 21, 2020
A oferta é tentadora: menos de Um Real as 100 gramas de alho roxo? Sim; trata-se de alho chinês, que de "roxo" não tem nada.

Mas qual o problema da procedência do alho ser da China?
Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (ANDATERRA), o alho importado da China é "produzido fora dos padrões de qualidade exigidos, tem menos propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O alho nacional tem mais alicina, a substância que funciona como antibiótica natural e que dá mais sabor ao alimento”.
Concorrência desleal
Ainda segundo a Andaterra, “Importadores compram alho a preço de banana, e trazem para o país burlando a taxa de importação, competindo de forma desleal com mais de 5 mil agricultores que tem o alho como fonte principal de renda”
Perigos do alho chinês
Segundo a da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a entidade que representa os produtores de alho do Brasil, há varios perigos no alho chinês. Um deles, "difícil de provar ... é o nível tóxico existente no alho chinês" já que "muitos dos terrenos na China estão contaminados com metais pesados como o arsênico e o cadmio" e os alhos plantados nesses terrenos "vão ficar com esses metais pesados e transmitir eles para quem os consumir”.
A entidade ainda questiona se os agricultores chineses utilizam "pesticidas proibidos para aumentar a produção", além da chuva contribuir para contaminar o solo devido aos "níveis elevadíssimos" da poluição chinesa
Como saber a procedência?
Segundo o Art. 31 da LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 (Código de defesa do consumidor) "A oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre ... origem, entre outros dados..". Caso o vendedor não apresenta essa informação, você tem o direito de exigi-la.
Como diferenciar o alho nacional do alho chinês?
Rafael Corsino, presidente da Anapa, explica no vídeo divulgado no twitter:
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php