Outubro 21, 2020
A oferta é tentadora: menos de Um Real as 100 gramas de alho roxo? Sim; trata-se de alho chinês, que de "roxo" não tem nada.
Mas qual o problema da procedência do alho ser da China?
Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (ANDATERRA), o alho importado da China é "produzido fora dos padrões de qualidade exigidos, tem menos propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O alho nacional tem mais alicina, a substância que funciona como antibiótica natural e que dá mais sabor ao alimento”.
Concorrência desleal
Ainda segundo a Andaterra, “Importadores compram alho a preço de banana, e trazem para o país burlando a taxa de importação, competindo de forma desleal com mais de 5 mil agricultores que tem o alho como fonte principal de renda”
Perigos do alho chinês
Segundo a da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a entidade que representa os produtores de alho do Brasil, há varios perigos no alho chinês. Um deles, "difícil de provar ... é o nível tóxico existente no alho chinês" já que "muitos dos terrenos na China estão contaminados com metais pesados como o arsênico e o cadmio" e os alhos plantados nesses terrenos "vão ficar com esses metais pesados e transmitir eles para quem os consumir”.
A entidade ainda questiona se os agricultores chineses utilizam "pesticidas proibidos para aumentar a produção", além da chuva contribuir para contaminar o solo devido aos "níveis elevadíssimos" da poluição chinesa
Como saber a procedência?
Segundo o Art. 31 da LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 (Código de defesa do consumidor) "A oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre ... origem, entre outros dados..". Caso o vendedor não apresenta essa informação, você tem o direito de exigi-la.
Como diferenciar o alho nacional do alho chinês?
Rafael Corsino, presidente da Anapa, explica no vídeo divulgado no twitter:
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php