Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando

Outubro 21, 2020

A oferta é tentadora: menos de Um Real as 100 gramas de alho roxo? Sim; trata-se de alho chinês, que de "roxo" não tem nada.

Mas qual o problema da procedência do alho ser da China?

Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (ANDATERRA), o alho importado da China é "produzido fora dos padrões de qualidade exigidos, tem menos propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O alho nacional tem mais alicina, a substância que funciona como antibiótica natural e que dá mais sabor ao alimento”.

Concorrência desleal

Ainda segundo a Andaterra, “Importadores compram alho a preço de banana, e trazem para o país burlando a taxa de importação, competindo de forma desleal com mais de 5 mil agricultores que tem o alho como fonte principal de renda”

Perigos do alho chinês

Segundo a da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a entidade que representa os produtores de alho do Brasil, há varios perigos no alho chinês. Um deles, "difícil de provar ... é o nível tóxico existente no alho chinês" já que "muitos dos terrenos na China estão contaminados com metais pesados como o arsênico e o cadmio" e os alhos plantados nesses terrenos "vão ficar com esses metais pesados e transmitir eles para quem os consumir”.

A entidade ainda questiona se os agricultores chineses utilizam "pesticidas proibidos para aumentar a produção", além da chuva contribuir para contaminar o solo devido aos "níveis elevadíssimos" da poluição chinesa

Como saber a procedência?

Segundo o Art. 31 da LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 (Código de defesa do consumidor) "A oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre ... origem, entre outros dados..". Caso o vendedor não apresenta essa informação, você tem o direito de exigi-la.

Como diferenciar o alho nacional do alho chinês?

Rafael Corsino, presidente da Anapa, explica no vídeo divulgado no twitter:

Clique e assista