"Alberto Nepomuceno: a brasilidade como missão" é o destaque da terceira exposição virtual em formato de e-book que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro disponibiliza ao público

Agosto 31, 2020

A terceira exposição virtual em formato e-book do Theatro Municipal do Rio de Janeiro estará disponível ao público a partir do dia 31 de agosto, e, dentro da Série Compositores no Municipal, terá como tema "Alberto Nepomuceno: a brasilidade como missão". A mostra reúne pesquisa da historiadora Fátima Cristina Gonçalves, com documentos e imagens presentes no acervo do Centro de Documentação do Theatro.

Durante a pesquisa, surgiram diversas curiosidades envolvendo o compositor, como por exemplo, a rede abrangente de amigos de Nepomuceno que figuraram na cultura da Primeira República (1889 a 1930), como Machado de Assis, Coelho Netto, Eliseu Visconti, os irmãos Henrique e Rodolfo Bernardelli, Antonio Parreiras, Leopoldo Miguez, Francisco Braga, Ernesto Nazareth, Catulo da Paixão Cearense e a primeira maestrina brasileira, Chiquinha Gonzaga. A convivência com companheiros da Academia e também a frequência em saraus e cafés com amigos ligados ao universo popular influenciou as composições de Nepomuceno que, muito antes da famosa Semana de 1922, já estava atento aos temas e ritmos presentes na cultura brasileira.

Culto, irreverente e eclético, Nepomuceno inovou o mundo da música, atraindo críticos mordazes, como o comentarista de O Paiz Oscar Guanabarino, que via suas composições como profanações da erudição e desserviço à Pátria e sua regência como incerta. Mas o legado de Nepomuceno para a música é inequívoco pelas composições das óperas Artêmis, Abul e a inacabada O Garatuja, além de músicas sacra, vocal, instrumental, de câmara e orquestral, que tem na Série Brasileira - que reúne Alvorada na serra (1892), Intermédio (1891), A sesta na rede (1896) e Batuque (1888) -, sua marca na cunhagem da brasilidade.

A generosidade de Nepomuceno e também a de seu amigo Francisco Braga, ambos compositores, maestros e professores do Instituto Nacional de Música, abriu todos os caminhos para a inserção de um jovem violoncelista no rol de compositores: Heitor Villa-Lobos.

Campanha #NepomucenoEmCasa

No ano do centenário de morte de Nepomuceno, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está também homenageando o compositor com a Campanha #NepomucenoEmcasa. Todas as segundas e quartas, às 12h, são apresentados vídeos na programação das redes sociais (Instagram e Facebook) com canções de Nepomuceno, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira. Unindo o canto e a poesia, #NepomucenoEmCasa conta com os cantores do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigidos e acompanhados ao piano pela maestrina Priscila Bomfim. O público poderá ouvir suas canções, essenciais no repertório brasileiro, não só pelas características musicais, mas também pela riqueza dos poemas de autores consagrados da literatura brasileira.

Serviço
Terceira edição Exposição Virtual - Série Compositores no Municipal
"Alberto Nepomuceno: a brasilidade como missão"
Disponível a partir de 31 de agosto
www.theatromunicipal.rj.gov.br

Campanha NepomucenoEmCasa
Dias:segundas e quartas
Horário: às 12h
Plataformas virtuais: Instagram e Facebook