Agenda das Fábricas de Cultura incentiva a autonomia dos participantes

Setembro 04, 2020

As Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha vêm realizando a programação gratuita de forma virtual e integrada desde as necessidades de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Em setembro e pelas redes sociais, diferentes atividades visam impulsionar a criatividade, responsabilidade e autonomia dos participantes. Não é necessária a inscrição para participar. Fábricas de Cultura é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com gerenciamento da Poiesis.

Durante o workshop Redes sociais como ferramentas de comunicação nos bairros periféricos, Aline Kátia Melo, jornalista (Centro Universitário Sant' Anna) e especialista em Mídia, informação e cultura (CELACC/USP), demonstra como as redes sociais estimulam a conscientização dos moradores sobre problemas e situações diárias dos bairros periféricos. A atividade ocorre no dia 9 de setembro, quarta-feira, a partir das 16h. O público também conhece exemplos de páginas que atuam com essa finalidade, como a página Jova Rural no Facebook e o perfil Jova York no Instagram, ambos administrados por Aline Kátia, canais que acompanham e registram as transformações do bairro Jova Rural, localizado no extremo da zona norte de São Paulo.

Para desvendar a importância do patuá, chamado também de amuleto ou balangandã, e a relação que o mesmo tem com a construção histórica do Brasil, a equipe das bibliotecas das Fábricas de Cultura apresenta a atividade Quem não pode com mandinga não carrega patuá. No dia 14 de setembro, segunda-feira, das 11h às 12h, os participantes ainda aprendem a fazer o próprio amuleto.

No dia seguinte, 15/09, às 11h, a equipe das bibliotecas das Fábricas de Cultura ensina o preparo de pão de queijo rápido e fácil para crianças realizarem com os familiares.

Já Wanderley Montanholi, ator e dramaturgo no grupo Grito de Teatro, poeta no projeto "Poeta do Cotidiano" e advogado especializado em direitos da população LGBTQI+, aplica a atividade 10 Frases homofóbicas que você deve parar de dizer. Em 17 de setembro, quinta-feira, às 18h, o profissional apresenta frases presentes no cotidiano que carregam a homofobia e demonstra de maneira descomplicada o porquê da necessidade de parar de repetir esses padrões.

Em Uma conversa sobre cosmética natural, a equipe das bibliotecas ensina o público a fazer os próprios produtos de higiene, de cuidados com a pele e com o cabelo. A atividade ocorre no dia 22 de setembro, terça-feira, às 11h, e aborda os cosméticos naturais a partir de receitas simples de hidratantes e desodorantes.

A pedagoga Maria Cristina, mais conhecida como Maria Flor, conta histórias da infância, de quando brincava com bonecas de fuxico, técnica artesanal de reaproveitamento de retalhos de tecido, durante a atividade Boneca Terapia de Fuxico, no dia 25/09, sexta-feira, às 16h. Como nas práticas ancestrais, ou seja, enquanto a turma ouve as narrativas, também pratica o exercício artístico de confeccionar a própria boneca com materiais que tem em casa, como retalhos, linhas, agulha e tesoura. Maria Flor mostra como essa prática colabora de forma terapêutica e para a autoestima.

Todas as atividades das Fábricas de Cultura são gratuitas. A programação completa está disponível em http://poiesis.org.br/maiscultura/, site voltado à agenda virtual dos espaços culturais gerenciados pela Poiesis.

Sobre as Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades há cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço
Workshop: Redes Sociais como ferramentas de comunicação nos bairros periféricos
Com Aline Kátia Melo
Data: 09/09 - quarta-feira
Horário: das 16h às 17h
Faixa etária: livre
Plataforma: Youtube - https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos

Quem não pode com a mandinga não carrega patuá
Com equipe das bibliotecas das Fábricas de Cultura
Data: 14/09 – segunda-feira
Horário: das 11h às 12h
Faixa etária: livre
Plataforma: YouTube - https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos

Pão de Queijo rápido e fácil
Com equipe das bibliotecas das Fábricas de Cultura
Data: 15/9 – terça-feira -
Horário: das 11h às 12h
Faixa etária: livre
Plataforma: Youtube - https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos

10 Frases homofóbicas que você deve parar de dizer
Com Wanderley Montanholi
Data: 17/09 – quinta-feira
Horário: das 18h às 19h
Faixa etária: 12 anos
Plataforma: Youtube - https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos

Uma conversa sobre cosmética natural
Com equipe das bibliotecas das Fábricas de Cultura
Data: 22/09 – terça-feira
Horário: das 11h às 12h
Faixa etária: 12 anos
Plataforma: Youtube - https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos

Boneca Terapia de Fuxico
Com Maria Flor
Data: 25/09 – sexta-feira
Horário: das 16h às 17h
Faixa etária: livre
Plataforma: Facebook - https://www.facebook.com/fabricasdecultura/