Julho 02, 2021
Ampliar os assuntos inquietantes iniciados na temporada anterior de Seguindo a Canção é um dos objetivos da nova leva de episódios deste projeto, parceria entre a Casa Natura Musical e a Faculdade Descomplica. A nova temporada estreia com um episódio estrelado pelo rapper Black Alien e pela funkeira Tati Quebra Barraco, com participação da professora de sociologia Débora Andrade e apresentação e mediação de Aisha Mbikila - presente na capa da publicação Forbes Under 30, que aponta jovens brasileiros que são destaques em diversas áreas.
A estrutura do programa, que foi reformulado, é inédita: um artista se apresenta do palco da Casa Natura Musical e dialoga remotamente com outro artista. Cada episódio tem ainda a participação de professores, alunos, garantindo uma edição mais dinâmica e multipolarizada.
"A Casa Natura Musical conecta música e pessoas. Seguimos escutando quem ajuda a escrever a história da música, seu presente, passado e futuro, nos tornando cada dia mais plurais. Uma parceria como esta amplifica as vozes dos artistas e o impacto positivo que a cultura pode trazer para a sociedade, gera engajamento e identificação a partir da conexão entre a nossa curadoria musical e os diálogos e reflexões propostos em cada episódio", diz Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical, equipamento cultural que tem intensificado sua atuação nos canais digitais cada vez mais. A diretora complementa que um dos pontos mais relevantes deste projeto é provocar a audiência a refletir sobre a importância de suas vozes serem ouvidas, gerando empatia e ampliação de debates.
O formato do programa, composto agora por shows musicais gravados no palco da Casa Natura Musical e participações remotas de artistas e demais participantes, estabelece um diálogo mais próximo do público jovem, que também será contemplado pela própria temática dos programas, sempre pensada para aprofundar temas que estão sendo debatidos na sociedade. A segunda temporada vai trabalhar em cinco eixos: sonho, dinheiro, amor, autoestima e amizade.
Com o que os jovens brasileiros estão sonhando? A concepção do primeiro episódio da nova safra de Seguindo a Canção propõe este questionamento ao pegar emprestado a frase "Proteja os seus sonhos", verso do poema Proteja, de Conceição Evaristo, musicado por Jonathan Ferr para o projeto POSS (2020).
O poema é o ponto de partida para uma conversa sobre o que sonham os jovens brasileiros e a importância de preservar os sonhos e resistir, mesmo quando parece faltar perspectiva para avançar. A conversa também será enredada com uma discussão sobre como a música e a educação permitem sonhar e imaginar futuros melhores. Como diz a própria Conceição Evaristo, "Sonhos nem sempre são românticos. Mas proteja os seus sonhos como matéria-prima de suas vidas. Sonhe olhando para o futuro, mas faça do hoje o tempo do sonho acontecer".
O convite para a Aisha Mbikila fazer a apresentação e mediação desta temporada também é uma novidade. Com 23 anos, Aisha é modelo, diretora de audiovisual, atriz, performer, DJ e produtora. A soma dessas atividades faz dela uma das principais profissionais das artes da geração Z brasileira, com um discurso embasado no feminismo negro focado no que significa ser um jovem negro no Brasil.
O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo profissionalizante e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas, professores e estudantes, que apresentam suas experiências. O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, que levam a trocas musicais e de histórias inspiradoras entre os participantes e transportam a audiência para uma viagem pela cultura e contexto social e político de diferentes regiões e realidades sociais do país.

A Faculdade Descomplica e a Casa Natura Musical se uniram na criação desse projeto autoral por acreditarem que a educação e a cultura, por meio da música, são importantes aliadas para a transformação da sociedade.
Através dessa co-realização, a Faculdade Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior com cursos 100% online, defende a música como um veículo para ampliar o repertório de seus alunos e acredita que juntas, educação e cultura podem transformar a vida de pessoas de todas as classes sociais, auxiliando inclusive na entrada no mercado de trabalho e que, portanto, é essencial que esse conhecimento seja acessível.
A Casa Natura Musical reforça sua atuação como um equipamento cultural que preza por uma programação plural e acredita que um mundo mais bonito se constrói com música.
Na primeira edição do Seguindo a Canção, os cinco episódios reuniram conversas de MC Tha e Leci Brandão mediadas pelo professor Rubens Oda; Liniker e Zélia Duncan mediadas pela professora Amara Moira, MC Carol e KL Jay com o professor Renato Pellizzari, Xande de Pilares e Tássia Reiscom Fabrício Oliveira e, finalizando a temporada, Letrux e Chico César com a professora Lara Rocha. Todos os episódios estão disponíveis nos canais de YouTube da Casa e da Faculdade Descomplica.
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php