A programação ao vivo do Palco Virtual tem estreias e sessões fixas de leituras e encenações

Setembro 03, 2020

Setembro traz programação online ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. A partir do dia 7, às segundas-feiras e terças-feiras ela se volta para o público adulto e aos sábados e domingos para as crianças. Neste mês tem leituras e espetáculos adaptados ou já criados para o ambiente virtual, sendo boa parte apresentados pela primeira vez para o público. As reservas de ingressos online têm início 15 dias antes das apresentações, como antes do período de suspensão social, mas, agora devem ser feitas pela plataforma Sympla.

A programação abre na primeira segunda-feira do mês, dia 7, às 20h, com um Ciclo de Leituras feitas pelas atrizes Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido para a primeira interpretação lida de Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos. No texto de Samir Yazbek dirigido por Marcelo Lazzaratto, uma mulher tenta recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus ancestrais, e se surpreende com a visita da mãe, já falecida, insistindo para que ela volte ao Brasil.

Com direção de Lazzaratto, mãe e filha, com dilemas parecidos, são trazidas à cena pela leitura de duas atrizes de gerações próximas, na busca de horizontalizar essa relação entre as personagens. “Em vez de pensar na idade delas, a ideia é tirar a hierarquia dessa conversa e trazer a mãe na idade em que supostamente morreu”, conta o diretor. “Trata-se de uma jornada da filha para entender o seu pertencimento”.

Yazbek aprofunda seu mergulho nas origens libanesas em Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos, depois de uma primeira incursão na temática em 2010, com a peça As Folhas do Cedro, com a qual conquistou o prêmio APCA de Melhor Autor naquele ano. No texto atual, o foco está no embate entre a tradição e a modernidade, uma das marcas de sua obra. “Esse é o coração do texto. É a partir desse contraste que a peça se desenvolve”, diz.

Na segunda-feira seguinte, dia 14, o Ciclo de Leituras apresenta Enquanto Chovia, dramaturgia de Nina Ximenes que faz os personagens Romeu e Julieta se reencontrarem depois de 40 anos, em uma sala de prática de yoga. Neste drama, com tom cômico, lido pelos atores Paulo Goulart Filho e Camilo Bevilacqua e pelas atrizes Bruna Ximenes e Eliana Guttman, o lendário casal imortalizado por Shakespeare fica sozinho sob o mesmo teto devido uma forte chuva. Assim, os dois passam a relembrar o passado e o motivo pelo qual se separaram.

A situação tensa e conflituosa traz à tona fatos e segredos, além de discutir, nas entrelinhas, temas como a falta de diálogo, o perdão, a vingança e o amor. A alusão ao clássico shakespeariano está nos nomes dos protagonistas e na inclusão de frases da obra original.

Nas duas primeiras terças-feiras, a sessão do Palco Virtual é voltada para adultos e traz a estreia de Só, espetáculo de teatro com texto e direção de Alex Gruli, a ser apresentado ao vivo nos dias 8 e 15. Inspirada pelo atual momento de isolamento social, a peça reúne Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher – artistas da formação inicial da Cia. Os Fofos Encenam – no papel de quatro parentes que se encontram em uma sala online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital.

Como passam por uma pandemia, todos estão isolados e apenas um dos personagens está presencialmente no hospital, onde acompanha os acontecimentos. De lá, ele fala virtualmente com os demais familiares e juntos resolvem questões internas de relacionamento, relembram histórias da parente hospitalizada e se despedem dela.

Para as crianças

Assim como para os adultos, a programação do Palco Virtual oferece atividades para as crianças em sessões fixas, com apresentações ao vivo aos sábados e domingos, sempre às 15h. A abertura
fica por conta da primeira montagem online da peça Felpo Filva, que será apresentada nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro (sábados e domingos).

Adaptação do dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli para o livro homônimo da escritora Eva Furnari, a peça conta a história de um coelho poeta solitário, que escreve coisas bonitas, mas muito tristes. Um dia, ele se surpreende com a chegada de um envelope lilás, amarrado com fita de cetim, que transformará a sua vida.

O ator Marat Descartes e a atriz Gisele Calazans, sob direção de Claudia Missura, utilizam no espetáculo, de maneira divertida, diversos gêneros de texto, como poema, fábula, carta, bula, receita e até autobiografia, proporcionando ao público um contato com as várias formas de comunicação.

Próximos palcos

O Itaú Cultural segue com a programação cênica ao vivo do Palco Virtual até o fim de setembro.
Nas duas últimas semanas, o Ciclo de Leituras traz sessões dedicadas a textos de novos dramaturgos que participaram das duas turmas do curso EAD Dramaturgia Negra – A Palavra Viva, realizado pelo Itaú Cultural. Em cada segunda-feira serão apresentadas cinco cenas curtas criadas por alunos de diferentes partes do país, em resposta a exercícios realizados durante as duas edições do curso. Os encontros têm mediação da dramaturga Dione Carlos, que esteve à frente das aulas, e recebe dramaturgas convidadas, a cada semana, para refletirem com os participantes sobre as produções apresentadas. No dia 21, a convidada é Fernanda Júlia Onisajé e no dia 28, Cristiane Sobral.

No mesmo período, as sessões de teatro das terças-feiras, dias 22 e 29 de setembro, apresentam o espetáculo Villa, do dramaturgo chileno Guillermo Calderón dirigido por Diego Moschkovich, que estreou em 2018 e agora é reencenado em versão online. No último final de semana do mês, dias 26 e 27, a programação do sábado e domingo para as crianças é comandada pela Caravana Tapioca com Cavaco e Sua Pulga.

Serviço
Palco Virtual – Cênicas
Ciclo de Leituras - Segundas-feiras, às 20h
Espetáculos para adultos - Terças-feiras, às 20h
Espetáculos para crianças - Sábados e domingos, às 15h
www.itaucultural.org.br

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php