A programação ao vivo do Palco Virtual tem estreias e sessões fixas de leituras e encenações

Setembro 03, 2020

Setembro traz programação online ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. A partir do dia 7, às segundas-feiras e terças-feiras ela se volta para o público adulto e aos sábados e domingos para as crianças. Neste mês tem leituras e espetáculos adaptados ou já criados para o ambiente virtual, sendo boa parte apresentados pela primeira vez para o público. As reservas de ingressos online têm início 15 dias antes das apresentações, como antes do período de suspensão social, mas, agora devem ser feitas pela plataforma Sympla.

A programação abre na primeira segunda-feira do mês, dia 7, às 20h, com um Ciclo de Leituras feitas pelas atrizes Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido para a primeira interpretação lida de Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos. No texto de Samir Yazbek dirigido por Marcelo Lazzaratto, uma mulher tenta recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus ancestrais, e se surpreende com a visita da mãe, já falecida, insistindo para que ela volte ao Brasil.

Com direção de Lazzaratto, mãe e filha, com dilemas parecidos, são trazidas à cena pela leitura de duas atrizes de gerações próximas, na busca de horizontalizar essa relação entre as personagens. “Em vez de pensar na idade delas, a ideia é tirar a hierarquia dessa conversa e trazer a mãe na idade em que supostamente morreu”, conta o diretor. “Trata-se de uma jornada da filha para entender o seu pertencimento”.

Yazbek aprofunda seu mergulho nas origens libanesas em Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos, depois de uma primeira incursão na temática em 2010, com a peça As Folhas do Cedro, com a qual conquistou o prêmio APCA de Melhor Autor naquele ano. No texto atual, o foco está no embate entre a tradição e a modernidade, uma das marcas de sua obra. “Esse é o coração do texto. É a partir desse contraste que a peça se desenvolve”, diz.

Na segunda-feira seguinte, dia 14, o Ciclo de Leituras apresenta Enquanto Chovia, dramaturgia de Nina Ximenes que faz os personagens Romeu e Julieta se reencontrarem depois de 40 anos, em uma sala de prática de yoga. Neste drama, com tom cômico, lido pelos atores Paulo Goulart Filho e Camilo Bevilacqua e pelas atrizes Bruna Ximenes e Eliana Guttman, o lendário casal imortalizado por Shakespeare fica sozinho sob o mesmo teto devido uma forte chuva. Assim, os dois passam a relembrar o passado e o motivo pelo qual se separaram.

A situação tensa e conflituosa traz à tona fatos e segredos, além de discutir, nas entrelinhas, temas como a falta de diálogo, o perdão, a vingança e o amor. A alusão ao clássico shakespeariano está nos nomes dos protagonistas e na inclusão de frases da obra original.

Nas duas primeiras terças-feiras, a sessão do Palco Virtual é voltada para adultos e traz a estreia de Só, espetáculo de teatro com texto e direção de Alex Gruli, a ser apresentado ao vivo nos dias 8 e 15. Inspirada pelo atual momento de isolamento social, a peça reúne Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher – artistas da formação inicial da Cia. Os Fofos Encenam – no papel de quatro parentes que se encontram em uma sala online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital.

Como passam por uma pandemia, todos estão isolados e apenas um dos personagens está presencialmente no hospital, onde acompanha os acontecimentos. De lá, ele fala virtualmente com os demais familiares e juntos resolvem questões internas de relacionamento, relembram histórias da parente hospitalizada e se despedem dela.

Para as crianças

Assim como para os adultos, a programação do Palco Virtual oferece atividades para as crianças em sessões fixas, com apresentações ao vivo aos sábados e domingos, sempre às 15h. A abertura
fica por conta da primeira montagem online da peça Felpo Filva, que será apresentada nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro (sábados e domingos).

Adaptação do dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli para o livro homônimo da escritora Eva Furnari, a peça conta a história de um coelho poeta solitário, que escreve coisas bonitas, mas muito tristes. Um dia, ele se surpreende com a chegada de um envelope lilás, amarrado com fita de cetim, que transformará a sua vida.

O ator Marat Descartes e a atriz Gisele Calazans, sob direção de Claudia Missura, utilizam no espetáculo, de maneira divertida, diversos gêneros de texto, como poema, fábula, carta, bula, receita e até autobiografia, proporcionando ao público um contato com as várias formas de comunicação.

Próximos palcos

O Itaú Cultural segue com a programação cênica ao vivo do Palco Virtual até o fim de setembro.
Nas duas últimas semanas, o Ciclo de Leituras traz sessões dedicadas a textos de novos dramaturgos que participaram das duas turmas do curso EAD Dramaturgia Negra – A Palavra Viva, realizado pelo Itaú Cultural. Em cada segunda-feira serão apresentadas cinco cenas curtas criadas por alunos de diferentes partes do país, em resposta a exercícios realizados durante as duas edições do curso. Os encontros têm mediação da dramaturga Dione Carlos, que esteve à frente das aulas, e recebe dramaturgas convidadas, a cada semana, para refletirem com os participantes sobre as produções apresentadas. No dia 21, a convidada é Fernanda Júlia Onisajé e no dia 28, Cristiane Sobral.

No mesmo período, as sessões de teatro das terças-feiras, dias 22 e 29 de setembro, apresentam o espetáculo Villa, do dramaturgo chileno Guillermo Calderón dirigido por Diego Moschkovich, que estreou em 2018 e agora é reencenado em versão online. No último final de semana do mês, dias 26 e 27, a programação do sábado e domingo para as crianças é comandada pela Caravana Tapioca com Cavaco e Sua Pulga.

Serviço
Palco Virtual – Cênicas
Ciclo de Leituras - Segundas-feiras, às 20h
Espetáculos para adultos - Terças-feiras, às 20h
Espetáculos para crianças - Sábados e domingos, às 15h
www.itaucultural.org.br