Julho 22, 2020
A atriz Mayara Constantino é a nova convidada da série de entrevistas Um Certo Alguém, disponível semanalmente, toda quinta-feira, às 13h, no site da organização (www.itaucultural.org.br). Como de costume, o entrevistado da semana responde a quatro perguntas dinâmicas que situam passado, presente e futuro: qual é a história de sua maior saudade? o que mais quer agora? como imagina o amanhã? e quem é. A cantora moçambicana Lenna Bahule é a próxima convidada.
Mayara já foi indicada ao prêmio FITA, da Festa Internacional de Teatro de Angra, em 2011, como melhor atriz por sua atuação em Música Para Cortar os Pulsos. No cinema, foi uma das protagonistas de Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme e na televisão atuou em Tudo o Que é Sólido Pode Derreter, da TV Cultura, Caros Amigos, da TV Globo, e a série Sessão de Terapia, do Canal GNT, entre outros trabalhos.

Sobre o agora, ela diz: “o que eu mais quero hoje é que não haja mais mortes por Coronavírus, mesmo sabendo que isso é apenas a ponta de um iceberg”. Além dessa cura, ela também vislumbra, em sua fala, outras recuperações tão urgentes quanto a da enfermidade que parou uma parte do mundo em 2020. “Acredito que não se trata de curar apenas uma doença, mas as doenças do inconsciente coletivo que ignora, exclui e desrespeita a existência dos povos indígenas, da população negra, do meio ambiente, dos animais,” pontua Mayara. Para ela, o porvir ainda é um esforço imaginativo: “Projeto nos meus sonhos mais lindos pessoas se encontrando e debatendo alternativas para o nosso modo de vida, novas formas de existir e conviver”.
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém:
Tom Zé: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/tom-ze-um-certo-alguem
Natalia Borges Polesso: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Elza Soares: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Letrux: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/letrux-um-certo-alguem
Valéria Barcellos: https://www.itaucultural.org.br/valeria-barcellos-certo-alguem
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+virada+cultural+ccbb+apresenta+classicos+samba+pagode+show+gratuito+grupo+pago.php
Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comedia+tragica+brasil+destituido+questiona+colonizacao+pais+estreia+ccsp.php
12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/round+historia+emile+griffith+homenageia+dos+maiores+boxeadores+historia+nova+temporada+tusp.php
Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+edicoes+projeto+sonora+brasiliana+itau+cultural+apresentam+allan+abbadia+camila+silva.php
Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+circo+moscou+mini+circo+vai+vai+crianca+feliz+conforto+cia+cia+imediata+teatro+chungo+malungo.php
Itaú Cultural recebe Osmar Prado e Maurício Machado em curta temporada da peça O Veneno do Teatro.
Versão brasileira para a obra do premiado dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, já encenada em 62 países, a montagem leva à cena uma história de suspense na qual um excêntrico marquês convida um ator ambicioso e renomado a interpretar uma peça de sua autoria. A trama, no entanto, vira um jogo psicológico de dominação do marquês sobre o ator.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+osmar+prado+mauricio+machado+curta+temporada+peca+veneno+teatro.php