A 12ª CRASH abre inscrições para oficinas

Novembro 18, 2020

A Mostra Internacional de Cinema Fantástico - CRASH acontece entre os dias 9 e 13 de dezembro com uma vasta programação totalmente online, dentre filmes, bate-papos com convidados nacionais e internacionais, oficinas e lançamentos de livros. Neste ano, serão três oficinas gratuitas e abertas para o público em geral. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.mostracrash.com. As vagas são limitadas. Para participar, "basta se interessar por cinema fantástico e ter idade mínima de 16 anos", avisa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Jr., ambos da MMarte Produções, comanda a mostra.

Os participantes podem escolher dentre três assuntos: Efeitos especiais em maquiagem – Moldes e Próteses, comandada pelo expert Rodrigo Aragão; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati; e Queops Negronski, e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto.

Todas as oficinas serão realizadas por meio de plataforma virtual, ainda a ser divulgada pela produção da CRASH.

Efeitos Especiais em Maquiagem – Moldes e Próteses

Rodrigo Aragão apresenta a oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem - Moldes e Próteses, um alicerce que permite aos alunos a possibilidade de ir além da própria pele do ator, criando próteses, máscaras e adereços a partir de técnicas clássicas de modelagem e moldagem. As aulas serão ministradas entre os dias 7 e 10 de dezembro, das 20h às 22h. Dentre os temas abordados estão as transformações em 2D, demonstrações práticas de ferimentos em 3D, zumbis de gelatina, zumbificação e cabelos e suas aplicações.

Filho de um ex-mágico que também era dono de um pequeno cinema, Rodrigo começou ainda jovem a trabalhar com efeitos especiais, tendo colaborado com diversos filmes de curta-metragem e peças de teatro. Criou em 2000 o espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Em 2008, filmou seu primeiro longa-metragem, Mangue Negro. Desde então, Rodrigo foi responsável pelos longas A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013), As Fábulas Negras (2015), Mata Negra (2018) e o lançamento O Cemitério das Almas Perdida (2020), a produção de maior orçamento de sua filmografia e que integra a mostra competitiva de melhor longa-metragem da CRASH 2020. Aragão é considerado um dos maiores expoentes do cinema de terror brasileiro contemporâneo.

Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror

A oficina, comanda pelo crítico e pesquisador de cinema fantástico Carlos Primati e pelo especialista, entusiasta e estudioso Queops Negronski, abordará a representação do negro no cinema, desde os primórdios de Hollywood até os tempos atuais. Tratará de temas como o estereótipo do crioulo medroso e covarde, o cinema Black, os assassinos psicopatas em tempos de conflitos raciais, monstros blaxploitation e os horrores brasileiros do racismo. Tudo em uma linha do tempo contemplada com muita propriedade. Esta oficina será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, das 14h às 18h.

Criação de trilhas sonoras para filmes de terror

A oficina com o músico e compositor de trilhas sonoras para cinema, broadcast television e comerciais, Paulo Beto, mostrará o caminho da criação, produção e finalização de trilhas sonoras para filmes de terror. Apaixonado por criar música para cinema de gênero, em especial para filmes de terror, Paulo Beto tem no currículo a participação em dezenove obras, entre curtas e longas, de diretores como Dennison Ramalho, Diego Freitas, Carlos Gananian, Paulo Sacramento, João Tenório, Dácio Pinheiro, Duda Leite, Guilherme Marcondes e Kiko Molica. Suas aulas serão ministradas nos dias 4, 5, 10 e 11 de dezembro, das 20h às 21h.

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php