Novo recorte da Mostra Projeções exibe filmes premiados que dialogam entre documentários políticos e filmes de gênero

Novembro 04, 2020

A partir da próxima segunda-feira (9 de novembro), o Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível gratuitamente na plataforma online da instituição

Durante 15 dias, o público terá acesso aos longas-metragens Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho, Orestes, de Rodrigo Siqueira, e O Processo, da cineasta Maria Augusta Ramos. A curadoria é de Moira Toledo, coordenadora, com Renata Druck, do EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, que inspirou a realização deste ciclo. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e os estudantes do curso

Com abordagens sobre racismo, sexismo, violência policial e tráfico de drogas na periferia, o filme Morto Não Fala venceu cinco prêmios em festivais, três deles fora do Brasil – do júri no Fantasia Film Festival, no Canadá, melhores efeitos especiais no Festival Nocturna, na Espanha, e outro no México, no Festival Mórbido.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país. O filme foi premiado no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival IndieLisboa, em Portugal, além de ter sido aplaudido de pé no Festival de Berlim, na Alemanha, no qual ocupou o terceiro lugar na categoria Melhor Documentário.

O documentário Orestes, do diretor Rodrigo Siqueira, é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade brasileira. O filme venceu o Prêmio APCA 2015 e foi eleito o melhor filme nos festivais Forumdoc BH e Cachoeira DOC, ambos em 2016.

Serviço

Mostra Projeções - Cinema Brasileiro Contemporâneo
De 9 a 23 de novembro

Morto Não Fala (RS, 2018)
De Dennison Ramalho
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

O Processo (DF, 2018)
De Maria Augusta Ramos
Duração: 141 minutos
Classificação indicativa: Livre

Orestes (SP, 2015)
De Rodrigo Siqueira
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php