Novo recorte da Mostra Projeções exibe filmes premiados que dialogam entre documentários políticos e filmes de gênero

Novembro 04, 2020

A partir da próxima segunda-feira (9 de novembro), o Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível gratuitamente na plataforma online da instituição

Durante 15 dias, o público terá acesso aos longas-metragens Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho, Orestes, de Rodrigo Siqueira, e O Processo, da cineasta Maria Augusta Ramos. A curadoria é de Moira Toledo, coordenadora, com Renata Druck, do EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, que inspirou a realização deste ciclo. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e os estudantes do curso

Com abordagens sobre racismo, sexismo, violência policial e tráfico de drogas na periferia, o filme Morto Não Fala venceu cinco prêmios em festivais, três deles fora do Brasil – do júri no Fantasia Film Festival, no Canadá, melhores efeitos especiais no Festival Nocturna, na Espanha, e outro no México, no Festival Mórbido.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país. O filme foi premiado no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival IndieLisboa, em Portugal, além de ter sido aplaudido de pé no Festival de Berlim, na Alemanha, no qual ocupou o terceiro lugar na categoria Melhor Documentário.

O documentário Orestes, do diretor Rodrigo Siqueira, é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade brasileira. O filme venceu o Prêmio APCA 2015 e foi eleito o melhor filme nos festivais Forumdoc BH e Cachoeira DOC, ambos em 2016.

Serviço

Mostra Projeções - Cinema Brasileiro Contemporâneo
De 9 a 23 de novembro

Morto Não Fala (RS, 2018)
De Dennison Ramalho
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

O Processo (DF, 2018)
De Maria Augusta Ramos
Duração: 141 minutos
Classificação indicativa: Livre

Orestes (SP, 2015)
De Rodrigo Siqueira
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: 12 anos