Hospital do Servidor Estadual precisa de doações para banco de leite
Junho 29, 2007

Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, precisa de doações de leite materno. Com cerca de 20 litros doados por mês, o hospital está com estoque reduzido em 60% de sua capacidade mensal. Para que o Banco de Leite atenda seus pacientes com tranqüilidade, o seu estoque diário deve ser superior a três litros de leite, pois cada bebê consome, em média, de 10 a 20 ml.

O leite humano é fundamental para a sobrevivência, pois aumenta a imunidade e oferece boa qualidade de vida aos bebês. Por isso, para auxiliar as mães que não têm condições de amamentar seus filhos ou recém-nascidos prematuros internados no Serviço de Neonatologia, o Banco de Leite Humano do HSPE coleta doações de mães solidárias que, mesmo não possuindo leite em excesso, podem fazer a doação, que não prejudica em hipótese alguma o aleitamento de seus próprios bebês.

Todo leite que chega ao Banco de Leite do HSPE é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. Entre a chegada do leite humano no setor até a sua liberação leva em torno de uma semana, devido ao processo de exames laboratoriais e pasteurização. A principal utilização do leite no Serviço de Neonatologia do hospital destina-se à alimentação de recém-nascidos prematuros.

Além de salvar vidas, a doação beneficia muito a mulher, que volta ao peso mais rapidamente, produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e tem menos sangramento.

As interessadas devem entrar em contato por telefone com a equipe do Banco de Leite do HSPE que orientará a doadora sobre a coleta do leite, seu armazenamento e conservação. O leite doado pode ser retirado na residência da doadora.

Serviço
Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1800 - 4ª andar / Serviço de Neonatologia - Vl. Clementino - SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h.
Telefone: (11) 5088-8172 e (11) 5088-8247

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Da Secretaria da Saúde

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo