Prefeitura inaugura a AMA Jaguaré
Maio 03, 2007

A AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Vila Nova Jaguaré, situada na Zona Oeste de São Paulo e entregue oficialmente nesta quinta-feira (03/05) pelo prefeito, marca a celebração de uma nova parceria da Prefeitura para ampliar os serviços públicos de saúde na cidade.

A Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que apóia a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), passa a integrar o grupo de parceiros da administração municipal e será responsável pela gestão de recursos humanos da nova AMA. A entrega da unidade dá início a um processo de gestão de unidades da rede municipal de saúde pela FFM, que administrará AMAs em três microrregiões da cidade.

"São duas novidades gratificantes. Entregamos a primeira AMA na região da Lapa e comemoramos a parceria com a Fundação Faculdade de Medicina", afirmou o prefeito. Ele acrescentou que o modelo tem contribuído para dar mais eficiência e qualidade ao setor.

No local serão realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma. A AMA poderá fazer 160 atendimentos por dia. Outras unidades em parceria com a FFM deverão ser implantadas nas microrregiões da Lapa, Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste. De acordo com o diretor da FM-USP, "o modelo confere mais qualidade e agilidade ao serviço de saúde, e fará com que possamos estimular a educação continuada aos médicos e profissionais de saúde da Faculdade de Medicina".

Vila Nova Jaguaré

Com capacidade para quatro mil atendimentos por mês, a nova unidade ocupa a parte dos fundos do prédio da UBS Vila Nova Jaguaré e tem entrada independente. O prédio da UBS passou por reforma para abrigar as instalações da AMA. Ela será referência para cerca de 120 mil habitantes do distrito do Jaguaré e de parte do distrito do Butantã, na Zona Oeste.

O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados, das 7h às 19h. A equipe de profissionais de saúde pertence à FFM e é composta por dois clínicos-gerais, um pediatra, três enfermeiros, cinco auxiliares de enfermagem, dois assistentes sociais e um farmacêutico, além de funcionários administrativos.

AMA

A meta da Prefeitura é entregar cem AMAs, uma para cada quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O governo municipal deu início à ampliação da rede pública de saúde com a implantação do projeto das AMAs em março de 2005. A primeira unidade foi a do Jardim Ângela, na Zona Sul. Ao todo, já foram entregues 45 AMAs em todas as regiões da cidade.

A AMA agiliza o atendimento aos cidadãos e diminui as filas de espera em prontos-socorros e hospitais. Mesmo sem consulta previamente marcada, os pacientes podem ser rapidamente atendidos nas AMAs e tratados de sintomas de baixa complexidade. Só urgências ou emergências são encaminhadas para prontos-socorros e hospitais.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo