Coletivo teatral 28 Patas Furiosas abre inscrições para seus núcleos de experiências artísticas

Julho 02, 2020

O projeto 28 Patas Furiosas_da instabilidade aos sonhos, que vem sendo realizado por meio da 34ª edição do Prêmio de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas, tem como parte pedagógica o oferecimento gratuito de experimentos artísticos a interessados em geral.

Dentre as ações que serão realizadas até 2021, o grupo planejou para este mês de julho quatro núcleos de pesquisa, todos no formato virtual. O primeiro, com coordenação de Sofia Botelho e Tadeu Renato, tem como objetivo experimentar a criação de dramaturgias a partir dos sonhos como disparadores criativos para a escrita. A inscrição para esta atividade pode ser feita até dia 4 de julho.

Outros três experimentos artísticos são: com coordenação do encenador e iluminador Wagner Antônio, o núcleo Dramaturgia das Forças tem por objetivo focar no sono, sonhos, pesadelos e delírios poéticos como princípios de criação do jogo teatral, usando os espaços da casa e seus objetos como ferramentas criativas. A inscrição está aberta até dia 11 de julho.

O ator e designer gráfico Murilo Thaveira oferece conceitos e técnicas sobre artes gráficas para ações artísticas. O objetivo é permitir o compartilhamento e pensamento acerca de um projeto gráfico para o teatro. Serão discutidas soluções e estratégias para um design eficiente, com o uso de ferramentas de editoração, aprendendo na prática o uso desses métodos. No final do curso o participante será capaz de realizar um projeto do início até o fim. A inscrição está aberta até 17 de julho pelo mesmo link.

E a dupla de artistas Valéria Rocha e Isabel Wolfenson coordena um núcleo, via WhatsApp, em que o sonho se torna possibilidade de mudança e crescimento no presente, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. A partir das ferramentas do teatro, da poesia e das artes visuais, o objetivo é estabelecer uma troca sensível, capaz de refletir o mundo que rodeia esses jovens de 2020. A oficina contará com uma vídeo-carta criada por cada participante para que se leia no futuro. A inscrição para esta atividade pode ser feita até dia 18 de julho.
 
O Anexo_28 - Núcleo de Experiências Artísticas se configura como uma extensão da pesquisa de linguagem que o coletivo teatral 28 Patas Furiosas realiza desde 2013. A partir das ferramentas virtuais, o grupo abre suas investigações artísticas para trocar experiências com o público. Os núcleos acontecem paralelamente ao mOno_festival.

Serviço

A DRAMATURGIA DOS SONHOS – O QUE/QUEM ESTÁ DEBAIXO DO SEU TRAVESSEIRO?
Inscrições até 04 de julho no link http://bit.ly/nucleo28dramaturgia
Com coordenação de Sofia Botelho e Tadeu Renato
De 08 de julho a 12 de agosto, às quartas-feiras, das 15h às 17h
Carga horária: 06 encontros com 2h cada em encontros virtuais na plataforma Zoom
Capacidade de público: 20 participantes (com inscrição prévia)
Público-alvo: Artistas e não artistas, pesquisadores e pesquisadoras, pessoas interessadas no desenvolvimento e na prática da escrita criativa, a partir de 18 anos.

DRAMATURGIA DAS FORÇAS PARA UMA ENCENAÇÃO MATERIAL| RITO PARA OUTRO TEMPO
Inscrições até 11 de julho no link http://bit.ly/nucleo28encenacao
Com coordenação de Wagner Antonio
De 16 de julho a 20 de agosto, às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30
Carga horária: 06 encontros com 2h cada em encontros virtuais na plataforma Zoom ou Hangout; grupo no Whatsapp e página da oficina no Instagram
Capacidade de público: 20 participantes (com inscrição prévia)
Público-alvo: Pesquisadoras e pesquisadores em artes, estudantes de artes, pessoas interessadas em experimentar e se aventurar na linguagem teatral, a partir de 18 anos.
 
DESIGN GRÁFICO PARA UMA AÇÃO ARTÍSTICA | DO SONHO AO OBJETO OU DO OBJETO AO SONHO? TÁTICAS DE GUERRA PARA UMA DIAGRAMAÇÃO EXPRESSA!
Inscrições até 17 de julho no link https://bit.ly/nucleo28design:
Com coordenação de Murilo Thaveira
De 21 de julho a 05 de agosto, terças a quintas, das 18h às 21h
Carga horária: 08 encontros de 3h cada, através de encontros virtuais pela plataforma Hangout com 2h de teoria e 1h de prática com atendimento individualizado e grupo de WhatsApp
Capacidade de público: 20 participantes
Público-alvo: Interessados e interessadas em geral com conhecimento básico de computação, com idade mínima de 16 anos, com ou sem experiência anterior em diagramação, que desejem entrar em contato com a diagramação e publicação de livros.
 
INICIAÇÃO TEATRAL PELO WHATSAPP
Inscrições até 18 de julho pelo link http://bit.ly/nucleo28teatro
Com coordenação de Valéria Rocha e Isabel Wolfenson
De 20 de julho a 11 de agosto.
Carga horária: 04 semanas, com 03 interações por semana via Whatsapp, contando com proposição de atividades, referências artísticas e retorno dessas atividades enviadas pelo grupo.
Capacidade de público: 20 participantes
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Sobre o 28 Patas Furiosas
A pesquisa artística do 28 Patas Furiosas é norteada pelo universo das obras literárias de autores e autoras que experimentam a linguagem na criação de novas poéticas, e muitas vezes as suas biografias acabam se misturando aos personagens e imaginários das peças do grupo. No entanto, 28 Patas Furiosas não se limita a transpor para a linguagem do teatro o material literário, busca sim uma apropriação deste com a finalidade de reinventá-lo e dar corpo às suas reflexões, inquietações e assombros em diálogo com o tempo presente, atrelados à materialidade dos elementos do espaço cênico. O caráter multidisciplinar é outra das marcas do trabalho do 28 Patas Furiosas; a encenação de Wagner Antonio (que também possui um sólido trabalho como iluminador teatral na cena atual), alia o teatro às artes plásticas em busca da experimentação imagética das obras. O treinamento realizado pelos atores e pelas atrizes desde a formação do grupo, busca uma presença expandida das intérpretes e dos intérpretes em diálogo com a materialidade da cena e do espaço, articulando-os com a dramaturgia. Os projetos do coletivo não se fundamentam apenas na construção de espetáculos, mas envolvem outras atividades, como aulas públicas com convidados, a ação dos diálogos instáveis, ensaios de portas abertas, oficinas criativas, exposições das instalações cenográficas, o m0no_festival, entre outros.
 

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php