23ª Feira Tijuana

Julho 31, 2019

O Ministério da Cidadania, Casa do Povo, Edições Tijuana e Galeria Vermelho apresentam a 23ª edição de Feira Tijuana, primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil, que acontece na Casa do Povo nos dias 3 e 4 de agosto. Comemorando 10 anos de atuação, a edição deste ano procura repensar o seu formato enquanto feira, atualizando sua missão como espaço de encontro e de manifestação cultural e incorporando novas linguagens na programação.

Idealizada pela Galeria Vermelho e Edições Tijuana, a Feira Tijuana foi inaugurada em 2009 a partir de uma parceria com o Centre National de L’Édition et de L’Art Imprimé (CNEAI, França). Ao longo da última década, a Tijuana se especializou em conectar editoras da América Latina e se tornou itinerante, com edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Lima, Buenos Aires e Porto. Hoje trabalha com uma rede de editoras que abrange a produção de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Desde 2013 a edição de São Paulo tem a correalização da Casa do Povo.

À convite da Feira Tijuana, a curadora e pesquisadora Beatriz Lemos, e o artista Fabio Morais assinam a programação deste ano com uma diversidade de temas e encontro de linguagens que extrapolam os limites da arte impressa. Entre os destaques está a Slam USPerifa, competição de poesia falada que acontece sábado (03), às 19h.

No ciclo de conversas, também no sábado (3) às 14h, está a participação Cidinha da Silva autora de obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas e africanidades no Brasil, como Um Exu em Nova York (2018) e #Parem de nos matar! (2019, 2ª edição) que abordará seu ofício de cronista. Da lista de mais de 100 editoras participantes, também destaca-se a participação inédita do #spterraindígena, iniciativa que irá reunir a produção de artistas indígenas contemporâneos de diversas regiões do Brasil.

Acesse a programação completa e a lista de participantes aqui.

Serviço:

Dias:3 e 4 de agosto
Horário: das 12h às 20h
Local:Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro
Entrada gratuita