23ª BrooklinFest traz "Mauerfall" como tema do ano

Outubro 16, 2017

Todos os anos, a AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, busca um tema forte para traduzir cada edição do BrooklinFest, tradicional festa multicultural alemã realizada no mês de outubro. Para esta edição, que ocorre das 10 às 22h, o tema escolhido foi “Mauerfall (Queda do Muro) – Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania”, que traz como homenageado o Professor Titular da USP, Christian Dunker, cuja frase de impacto “Por um mundo com menos muros entre nossas semelhanças e mais compartilhamento de nossas diferenças” ilustra o convite da festa.

A festa acontece no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo, e reúne feira de artesanato, performances de danças, música, teatro, esportes, filmes ao ar livre, poesia, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações.

O evento oferece um roteiro gastronômico para todos os gostos, além dos pratos típicos da Alemanha, preparados com cortes de carne de porco, com bastante batata e repolho. Entre eles, o famoso Joelho de Porco e os tradicionais salsichões. No total serão cinco restaurantes típicos para atender os visitantes, sendo que dois possuem organização da SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, com infraestrutura gerenciada por voluntários. A renda arrecadada durante a festa é revertida para a manutenção de projetos sociais que atendem crianças na faixa etária de zero a três anos, jovens, adultos e idosos, totalizando quase 8 mil beneficiários.

Para Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest, a festa deste ano é um marco por ter se tornado importante na cidade de São Paulo como festival de rua. Segundo ele, as festas possuem uma dimensão universal multicultural e a queda do muro representa o encontro das pessoas, da convivência intercultural e da valorização das ações de cidadania. O curador diz ainda o evento conta com homenagem ao Coral Azul da USP que completa 20 anos, além do lançamento do CD do Beba Zanettini, música erudita, violeiros, música tradicional alemã, grupos de danças folclóricas alemães, corais de várias partes de São Paulo e homenagem para Itamar Assunção.

Serviço
23ª BrooklinFest
Data: 21 e 22 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações: http://www.aemb.org.br/