2ª edição do Sarau Multicultural do Abraço celebra a diversidade cultural na Aldeia em Pinheiros

Abril 25, 2016

No dia 29 de abril, às 19h30, na Aldeia em Pinheiros, acontece segunda edição do Sarau Multicultural do Abraço. O evento que celebra a diversidade cultural vai reunir refugiados da Síria, da Palestina, de Cuba e migrantes da Bolívia e Colômbia, além de brasileiros para mais uma noite multicultural com música, dança, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, além de comidas e drinks típicos.

A iniciativa é aberta ao público e parte da programação do Abraço Cultural – curso de idioma e cultura com refugiados – que desde junho de 2015 promove a troca de experiências, a geração de renda, e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil e, ao mesmo tempo, possibilita aos alunos do curso o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países.

Programação

19h30: Exibição do vídeo “Chimamanda Adichie: O perigo da história única” (Nigéria)
Neste TED Talk a escritora nigeriana Chimamanda Adichie conta a história de como encontrou sua voz cultural autêntica e adverte que quando se ouve uma história única sobre outra pessoa ou país, corremos o risco de ter uma ideia equivocada.

20h: Café com Cuba: Experiência interativa de aprendizado sobre a arte e cultura
A antropóloga Cubana María Ileana Faguaga – e professora de espanhol – abordará o tema das artes plásticas em seu país. Na sequência, o pesquisador e crítico teatral cubano Luvel García Leyva apresenta aspectos de seu país por meio de um jogo teatral.

21h30: Roda de dança e música árabe (Síria)
Os sírios Ali Jeratli e Ehab Alhennawi conduzem uma roda de dança e música árabe convidando o público do sarau para vivenciar este tradicional aspecto da cultura árabe.

Exposição de desenhos do artista Leon Diab (Palestina)
O desenhista, arquiteto e designer de interiores, com 17 anos de carreira, exibirá durante todo o Sarau seus retratos realistas feitos à lápis.

Feira Gastronômica Latina (Bolívia e Colômbia) e Drinks Muiticulturais
El pollo campeón (Bolivia)
http://www.boliviacultural.com.br/classificados/products/RESTAURNTE-EL-CAMPE%D3N.html
Macondo - raízes colombianas (Colômbia)
https://www.facebook.com/Macondo-324864697701131/

Serviço

2º Sarau Multicultural do Abraço
Data: 29 de abril, sexta-feira
Horário: das 19h30 às 23h
Endereço: Rua Lisboa, 445
Capacidade do local: 150 pessoas
Entrada: R$ 15,00 – público em geral.
Alunos do Abraço Cultural não pagam
Dinheiro e cartão de crédito
Duração do evento: 3h30
Classificação indicativa: livre