Agosto 17, 2020
A 15a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 3 a 7 de setembro de 2020, único evento no circuito de mostras e festivais audiovisuais a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, está com inscrições abertas para seu Programa de Formação Audiovisual. Devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades do evento serão realizadas em ambiente digital, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

Para esta edição, a CineOP promove quatro oficinas com oferta de 140 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Os interessados podem se inscrever até 21 de agosto, sexta-feira, ou até se esgotarem as vagas, pelo site oficial do evento (www.cineop.com.br), escolhendo uma entre as seguintes modalidades: as oficinas “Como educar as crianças no mundo das telas?”, “Realização Audiovisual para Web”, “A Criação de Mundos em Roteiros Audiovisuais para Multiplataforma” e “Planejamento de Produção de Séries”.
De 4 a 7 de setembro de 2020, das 10 às 13 horas, a produtora e consultora Mariana Brasil será a responsável pela oficina “Planejamento de Produção de Séries”, com oferta de 30 vagas, para interessados a partir de 18 anos. A atividade tem como objetivo apresentar de forma prática um “pensamento de produção”, ou seja, a partir de um roteiro, de um projeto, etc, como preparar seu orçamento e cronograma de execução. O foco será uma série de televisão de ficção simples, mas que servirá como base para a construção do raciocínio de produção e servirá para produções de séries de documentário e variedades também.
Também entre os dias 4 e 7 de setembro de 2020, das 16 às 18 horas, o cineasta, documentarista, diretor de produção e de séries de TV, Sérgio Rossini, será responsável pela oficina “Realização Audiovisual para Web”, com a oferta de 50 vagas, para interessados de 16 a 25 anos. A oficina online abrirá o horizonte profissional dos jovens em formação, procurando desenvolver a sensibilidade e exercitar a criatividade dos alunos, com o objetivo de prepará-los para criarem, produzirem e difundirem seus próprios conteúdos na internet (Youtube, Vimeo ou outras plataformas), gerando receita de monetização e anúncios ou patrocínio, fazendo desse mecanismo um negócio, uma vitrine e uma fonte de renda, mas também um objeto de realização e desenvolvimento pessoal.
Na mesma data, das 14 às 16 horas, o roteirista, consultor e professor universitário Gustavo Padovani ministrará a oficina “A Criação de Mundos em Roteiros Audiovisuais para Multiplataforma”. Serão oferecidas 30 vagas, para participantes a partir de 18 anos. O objetivo da oficina é trabalhar com análises das obras audiovisuais e seus mundos narrativos multiplataforma, assim como desenvolver modelos e práticas de escrita para que seus participantes possam criar roteiros audiovisuais inovadores e integrados. A oficina propõe reconfigurações entre os mais diversos objetos da audiovisual por meio da criação. Ao abordar também a viabilidade financeira dos projetos audiovisuais, a oficina tem o intuito de demonstrar que a prática da criação de mundos abarca roteiros com orçamentos muitos distintos, assim como pode ser trabalhada em uma grande diversidade de gêneros narrativos e dentro de uma dimensão ficcional ou não-ficcional.
A oficina “Como educar as crianças no mundo das telas?”, será ministrada pelo educador audiovisual, artista transmídia e diretor de filmes, Igor Amin. Nesta opção, serão oferecidas 30 vagas para maiores de 18 anos. A atividade será realizada entre os dias 4 a 6 de setembro de 2020, sexta a domingo, das 17 às 20 horas. A oficina busca apresentar ferramentas digitais para a promoção de uma relação saudável das infâncias com as telas diante o esforço de nos tornarmos pais, mães e professores educados audiovisualmente. Serão apresentadas quais habilidades e atitudes podemos desenvolver para que o audiovisual seja utilizado de forma eficiente em prol da conscientização, do desenvolvimento socioemocional e interpessoal. E como promover processos de ensino-aprendizagem na escola, em casa ou na sociedade ao utilizarmos as telas como meio para a emancipação do olhar de quem somos e o que podemos fazer pelo mundo.
SOBRE A INICIATIVA
As oficinas integram o Programa de Formação Audiovisual que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2020. As atividades têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos e viabilizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.
SOBRE A 15ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.
Site | Instagram | Youtube | Twitter | Facebook
Serviço
15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
De 3 a 7 de setembro de 2020
Lei Federal de Incentivo a Cultura
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA| MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php