15º Festival #ZiriguidumEmCasa apresenta edição Beco das Garrafas

Setembro 16, 2020

A 15ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa tem clima de Bossa Nova. No sábado, 19 de setembro às 20h, o Festival vai reunir artistas para homenagear e ajudar o Beco das Garrafas, casa histórica no Rio de Janeiro que é berço de diversos artistas.

Por essa edição de #ZiriguidumEmCasa passam Celso Fonseca, Mark Lambert, Brazilian Voices, Quarteto do Rio, Thiago Pach, Ricardo Bacelar, Allfredo Lima, Verônica Sabino, Roberto Menescal, Gabi Doti, Laila Garin, Robson Nogueira, Zé Luiz Mazziotti, Amanda Bravo e Mariana de Moraes. O maestro Antonio Adolfo gravou um depoimento sobre o Beco especialmente para a edição. Claudio Lins abre a noite recebendo os colegas.

Pioneiro na organização de festivais de lives durante o isolamento social, #ZiriguidumEmCasa foi uma iniciativa de Claudio Lins com o jornalista Beto Feitosa e começou na primeira semana de pandemia, quando os teatros foram fechados. O Festival seguiu com adesão de Ana Paula Romeiro e Maria Braga na produção. #ZiriguidumEmCasa também foi pioneiro na preocupação de buscar uma remuneração para os artistas, abrindo uma conta para colaborações espontâneas do público durante as lives. Desde a 14ª edição optou por um novo formato, com vídeos pré-gravados e abraçando sempre uma campanha.

Dessa vez parte da verba arrecada será destinada a uma campanha que procura ajudar a manutenção do Beco das Garrafas, templo da música brasileira, com as dívidas acumuladas no período de pandemia. A outra parte será dividida de forma igual entre os artistas participantes e a produção do Festival. As doações voluntárias podem ser feitas através do link ou através do QR Code que vai estar no vídeo durante a exibição dos artistas.

O Festival já apresentou nomes como Leila Pinheiro, Baby do Brasil, Emanuelle Araújo, Biquíni Cavadão, Marcos Valle, George Israel, Benito di Paula, Pedro Luis, Roberta Campos, Roberta Sá, Zé Renato, Pedro Luis e Isabella Taviani. Artistas como Ivan Lins, Joyce Moreno, Lucinha Lins e Jane Duboc estrearam no formato live no festival que também se esforça em descobrir e valorizar novos nomes.

15º Festival #ZiriguidumEmCasa
Sábado, 19 de setembro, às 20h
Em: https://www.youtube.com/Ziriguidum
Com: Claudio Lins, Celso Fonseca, Mark Lambert, Brazilian Voices, Quarteto do Rio, Thiago Pach, Ricardo Bacelar, Allfredo Lima, Verônica Sabino, Roberto Menescal, Gabi Doti, Laila Garin, Robson Nogueira, Zé Luiz Mazziotti, Amanda Bravo e Mariana de Moraes.

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php