Julho 31, 2018
Após 20 anos, o Brasil volta a sediar o maior evento dedicado à pesquisa e discussão sobre o acesso ao lazer no mundo. Trata-se do Congresso Mundial de Lazer, evento bienal criado pela Organização Mundial de Lazer (World Leisure Organization – WLO), que em sua 15ª edição conta com a parceria na realização do Sesc São Paulo.
Com o tema “Lazer sem Restrições”, o congresso ocorrerá no Sesc Pinheiros, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, reunindo pesquisadores contemporâneos de diversas áreas do conhecimento para discutir e propor estratégias de transposição das principais barreiras de acesso ao lazer – físicas, socioeconômicas e simbólicas – no Brasil e no mundo.
De acordo com Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo e presidente do Congresso, a perspectiva é que o evento possa “contribuir para o redimensionamento da questão do Lazer como um direito na sociedade contemporânea em suas diversas perspectivas, ampliando o entendimento do Lazer também como um tempo para ressignificação pessoal e de desenvolvimento social e comunitário”.
Vale ressaltar que o Congresso Mundial de Lazer já está recebendo inscrições do público interessado em participar. Para tanto, basta acessar o site oficial, onde estão o formulário de inscrição e informações sobre o evento.
O congresso receberá trabalhos de 34 países, dos cinco continentes, além de contar com 15 palestrantes e mais de 30 mediadores, contará também com 210 apresentações orais e 360 apresentações de pôsteres. O tema será abordado em conferências, painéis temáticos, workshops, colóquios e palestras, com especialistas - brasileiros e estrangeiros - de diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, sociologia, antropologia, arquitetura, educação, esporte, cultura, economia, entre outras, com quinze universidades envolvidas, sendo seis brasileiras e nove estrangeiras.
Dentre as principais temáticas de discussão estão: Lazer, acessibilidade e inclusão; Política e gestão do Lazer; Educação no Lazer; Inovação, indústria criativa e Lazer digital; Lazer para crianças e jovens; Lazer, esportes e atividades físicas; Lazer, saúde e bem-estar; Lazer e envelhecimento; Lazer e gênero; Lazer, diversidade e relações étnico-raciais; Lazer, turismo e hospitalidade; Lazer, cidades e urbanização; Lazer, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros.
A programação contará ainda com atividades paralelas como apresentações artísticas, visitas a projetos e instituições culturais e de lazer e passeios turísticos pela cidade de São Paulo.
Entre os convidados estrangeiros confirmados estão nomes como Michel Maffesoli (França), George Yúdice e Jeremy Buzzel (EUA), Abena Busia (Gana), Alon Gelbman (Israel), Simone Fullagar (Austrália/Reino Unido), Esperanza Osório e Carlos Rico (Colômbia), Alberto Acosta (Equador), Ricardo Lema (Chile), Mogens Kirkeby (Dinamarca) e Ruben Dário Moreno (Venezuela).
Já o Brasil estará representado por estudiosos de várias universidades e Grupos de Pesquisa, como Antônio Bramante, Luiz Octávio de Lima Camargo, José Guilherme Magnani, Christianne Gomes, Helder Isayama, Simone Rechia, Luiz Gonçalves Junior, Silvia Amaral, Reinaldo Pacheco, Fernando Mascarenhas, Edmur Stoppa, Luiz Trigo, Ieda Rodhen, Hélio Hintze, Carlos Vainer, Maria Ângela Pereira Leite, Luiz Pina, Mirleide Chaar Bahia e Júnior Vagner Pereira, entre outros.
Organização Mundial de Lazer (WLO – World Leisure Organization)
Fundada em 1952 e atualmente com sede em Bilbau, na Espanha, a WLO é uma associação mundial não governamental, composta por pessoas e organizações dedicadas à descoberta e ao fomento de condições para permitir melhores experiências no Lazer como possibilidade para o desenvolvimento humano e bem-estar. A direção geral da WLO e as políticas necessárias para segui-la são determinadas por um Conselho Internacional de Administração de até 20 membros, provenientes de diversas origens e regiões geográficas.