12ª edição ON_OFF – Experiências em Live Image

Julho 31, 2019

De 2 a 4 de agosto (sexta-feira a domingo) o Itaú Cultural realiza a 12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image, festival que em 2019 leva ao público quatro performances de experimentações audiovisuais e sonoras feitas ao vivo que trazem referências analógicas, gráficas e naturais ao digital. Com curadoria do artista e pesquisador Lucas Bambozzi, a programação reúne convidados do Brasil e da França que apresentam no palco expansões do cinema e das apresentações cênicas convencionais, provocando sensações que perpassam tanto o mundo analógico quanto o digital.

A programação abre na sexta-feira (dia 2), às 20h, com Sphere, projeto mais recente do grupo francês 1024 Architecture, estreado em 2018. Com base na afirmação do físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) de que a realidade das coisas "é uma esfera infinita cujo centro se encontra em toda parte e cuja circunferência não se acha em nenhuma", a performance utiliza elementos gráficos para criar uma narrativa imersiva, plástica e de grande impacto sensorial. No palco, o artista François Wunschel explora à exaustão as formas e os elementos granulares das esferas, na qual som e imagem são percebidos como uma entidade única, universal. Após a apresentação, Wunschel conversa com o público sobre a performance.

A repetição de padrões elementares também guia Moiré, performance inédita que o brasileiro Matheus Leston apresenta no sábado (dia 3), no mesmo horário. Este projeto multimi´dia explora o Efeito Moire´, que surge quando dois padrões regulares são sobrepostos e levemente deslocados, gerando formas e manchas que não estão presentes em nenhuma das imagens originais. A partir de então, o artista mescla o conceito visual ao sonoro, em um concerto envolvendo um painel de LED, dois pianos e luzes programáveis. Controlados por computador em tempo real, os instrumentos produzem uma apresentação audiovisual, em que o analógico, o digital, o acústico e o computacional se potencializam em interferências mútuas.

Dobradinha

O último dia de programação do ON_OFF 2019 conta com duas estreias brasileira no palco do Itaú Cultural.

Às 18h, a paraense Roberta Carvalho apresenta Margens, projeto que incorpora abstrações e padrões desta edição, com elementos figurativos e humanos conectados com a natureza de Belém do Pará. Produzido especialmente para esta edição do ON_OFF, o projeto parte da pesquisa e do envolvimento de Roberta junto a populações ribeirinhas do Rio Guamá, com depoimentos e projeções de vídeo que mostram a visibilidade turva dessas comunidades. São grupos que vivem à margem das aglomerações urbanas predatórias da área metropolitana da capital paraense, muitas vezes em tensão entre o capital e a natureza.

Já Imerso, que a dupla formada por Fernanda Fernandes e Raquel Abdian apresenta às 19h, utiliza a repetição de padrões para produzir um projeto baseado em retroalimentações e reverberações. Criada especialmente para o ON_OFF, a performance traz a captura em tempo real de imagens de um aquário, preenchido por fluidos de diferentes densidades. Esta será a base para se explorar refrações, distorções óticas, efeitos de reflexão e de difusão sonora e visual. A proposta é estimular a visualização de mundos inexistentes, mas produzidos por elementos reais e físicos.

Programação

Dia 2 de Agosto, às 20h
Espetáculo Sphere (2018)
Com o grupo 1024 Architecture (FRA)
Apresentação seguida de conversa com o artista François Wunschel
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

Dia 2 de Agosto, às 20h
Espetáculo Moiré (2019)
Com Matheus Leston (BRA)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 45 minutos

Dia 4 de Agosto
18h
Espetáculo Margens (2019)
Com Roberta Carvalho (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

19h
Espetáculo Imerso (2019)
Com Fernanda Fernandes e Raquel Abdian (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

SERVIÇO:

Dias: 2 a 4 de agosto (sexta-feira a domingo)
Local:Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)