11° CINEFOOT-Festival de Cinema de Futebol será online e gratuito

Novembro 11, 2020

O CINEFoot, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 11ª edição de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Mesmo tocando a bola em condições adversas em tempos de pandemia da Covid-19, o CINEFoot segue virando o jogo e entra em campo para anunciar a relação de convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que compõem esta edição número 11.

Dos 76 títulos que integram a programação geral - recorde de filmes exibidos numa única edição do CINEFoot -, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.

Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para exibição, conforme a mostra na qual o filme participa.

Desde o ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana "DONAS DO BABA", direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. "Baba" é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.

Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, LEME/UERJ-Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.

Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, no dia 27/11, sexta-feira, às 20h30.

Os filmes participantes das mostras competitivas de curtas e de longas-metragens permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. A mostra competitiva de longa-metragem desse ano reúne 8 filmes em competição, sendo 3 brasileiros e 5 internacionais. Já a mostra competitiva de curta-metragem reúne 37 filmes em competição, sendo 30 brasileiros e 7 internacionais.

O festival esse ano conta, também, com 12 Mostras especiais, de caráter não-competitivo, que são: "50 anos do Tri em Foco", "70 anos do Maracanã em Foco", "Acessibilidade em Foco", "ESPN em Foco", "Geraldinos & Arquibaldos em Foco", Homenagem - Falcão 40 anos A.S. Roma em Foco", "Homenagem - México em Foco", "Mostra Dente-de-leite", "Museu da Pelada em Foco", "Museu do Futebol Pelé 80 em Foco", Pernambuco em Foco" e "Série em Foco".

Abertura e encerramento

Para a abertura, foi escolhido um filme argentino, Loteca (Dir. Mauro Beccaría), que será disponibilizado às 20h30 do dia 20/11. A história é sobre o time de futebol Racing de Córdoba, que sai para jogar com motivação extra: se vencerem o Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80.

Já o encerramento terá exibição do filme italiano A Última Partida de Pasolini (Dir. Giordano Viozzi), que parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pier Paolo Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.

Serviço
CINEFOOT 11
Data: 20/11 a 27/11
Online e gratuito
Para assistir, cadastre-se em: WWW.INNSAEI.TV
Programação completa do CINEFoot 11: www.cinefoot.org

Outras notícias

Vendido pelo pai para quitar uma dívida de jogo, Luiz Gama inspira novo espetáculo do Núcleo Iêê.
Com capoeira, poesia e jogos populares, a montagem aproxima a história do abolicionista de discussões atuais da sociedade de forma sensível. Núcleo Iêê estreia "GinGama" no Sesc Avenida Paulista e reflete a luta de Luiz Gama pela liberdade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vendido+pelo+pai+para+quitar+uma+divida+jogo+luiz+gama+inspira+novo+espetaculo+nucleo+iee.php

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe paleontólogo Luiz Eduardo Anelli e promove oficina de fósseis de dinossauros em novembro.
Programação gratuita inclui atividades sobre a Mata Atlântica, cinema e clubes de leitura; no dia 20, público participa de uma tarde dedicada à paleontologia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+recebe+paleontologo+luiz+eduardo+anelli+promove+oficina+fosseis+dinossauros+novembro.php

Biblioteca de São Paulo recebe apresentações do Projeto Guri, esgrima histórica e contação de histórias em novembro.
Programação gratuita de novembro reúne apresentações musicais, atividades literárias, oficinas e saraus, além de oficinas de esgrima histórica e do circuito de combates Steel Thrust SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+apresentacoes+projeto+guri+esgrima+historica+contacao+historias+novembro.php

Itaú Cultural promove oficina de maquetes e encontros com professores inspirados no legado do educador baiano Anísio Teixeira.
Atividades gratuitas acontecem ao longo de novembro, em formatos presencial e online, e convidam crianças, famílias e educadores a refletir sobre a escola, as práticas pedagógicas e o futuro da educação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+promove+oficina+maquetes+encontros+com+professores+inspirados+legado+educador+baiano+anisio+teixeira.php

Trupe DuNavô circula com o espetáculo infantil Refugo Urbano.
Montagem utiliza linguagem da palhaçaria para retratar com delicadeza temas como afeto, invisibilidade social e humanidade. A obra nasceu de uma extensa pesquisa realizada nas ruas do centro de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+dunavo+circula+com+espetaculo+infantil+refugo+urbano.php