11° CINEFOOT-Festival de Cinema de Futebol será online e gratuito

Novembro 11, 2020

O CINEFoot, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 11ª edição de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Mesmo tocando a bola em condições adversas em tempos de pandemia da Covid-19, o CINEFoot segue virando o jogo e entra em campo para anunciar a relação de convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que compõem esta edição número 11.

Dos 76 títulos que integram a programação geral - recorde de filmes exibidos numa única edição do CINEFoot -, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.

Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para exibição, conforme a mostra na qual o filme participa.

Desde o ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana "DONAS DO BABA", direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. "Baba" é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.

Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, LEME/UERJ-Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.

Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, no dia 27/11, sexta-feira, às 20h30.

Os filmes participantes das mostras competitivas de curtas e de longas-metragens permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. A mostra competitiva de longa-metragem desse ano reúne 8 filmes em competição, sendo 3 brasileiros e 5 internacionais. Já a mostra competitiva de curta-metragem reúne 37 filmes em competição, sendo 30 brasileiros e 7 internacionais.

O festival esse ano conta, também, com 12 Mostras especiais, de caráter não-competitivo, que são: "50 anos do Tri em Foco", "70 anos do Maracanã em Foco", "Acessibilidade em Foco", "ESPN em Foco", "Geraldinos & Arquibaldos em Foco", Homenagem - Falcão 40 anos A.S. Roma em Foco", "Homenagem - México em Foco", "Mostra Dente-de-leite", "Museu da Pelada em Foco", "Museu do Futebol Pelé 80 em Foco", Pernambuco em Foco" e "Série em Foco".

Abertura e encerramento

Para a abertura, foi escolhido um filme argentino, Loteca (Dir. Mauro Beccaría), que será disponibilizado às 20h30 do dia 20/11. A história é sobre o time de futebol Racing de Córdoba, que sai para jogar com motivação extra: se vencerem o Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80.

Já o encerramento terá exibição do filme italiano A Última Partida de Pasolini (Dir. Giordano Viozzi), que parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pier Paolo Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.

Serviço
CINEFOOT 11
Data: 20/11 a 27/11
Online e gratuito
Para assistir, cadastre-se em: WWW.INNSAEI.TV
Programação completa do CINEFoot 11: www.cinefoot.org

Outras notícias

Itaú Cultural recebe espetáculo que confronta racismo estrutural e disputas por representação.
As Armas Milagrosas: seis personagens à procura da existência é inspirada em obras do dramaturgo italiano Luigi Pirandello e do poeta, ensaísta e político martinicano Aimé Césaire. Na peça, um ensaio teatral se torna espaço de confronto entre a representação tradicional e vozes negras reivindicam contar a própria história.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+espetaculo+que+confronta+racismo+estrutural+disputas+por+representacao.php

Mostra de Teatro de Heliópolis chega à sétima edição com programação gratuita em agosto.
A MTH apresenta montagens adultas e infantis produzidas por artistas e grupos que atuam em territórios periféricos do estado de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+teatro+heliopolis+chega+setima+edicao+com+programacao+gratuita+agosto.php

Programação de agosto para crianças e família no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artística, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+agosto+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php

São Julhão Festival revela lineup completo e leva o calor do Nordeste ao coração de São Paulo.
Evento acontece na Mercado Livre Arena Pacaembu de 7 a 9 de agosto, tem Vila gratuita na Praça Charles Miller todos os dias e palco principal batizado em homenagem a Gabriel Diniz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sao+julhao+festival+revela+lineup+completo+leva+calor+nordeste+coracao+sao+paulo.php

1º Festival de Gastronomia e Cultura Mexicana da Zona Leste de SP acontece no CERET.
Evento com expectativa de público de 40 mil pessoas é o esquenta do tradicional Festival Día de Muertos promovido pela Art Shine e Consulado Geral do México de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/1º+festival+gastronomia+cultura+mexicana+zona+leste+acontece+ceret.php

GatoFest oferece programação temática e gratuita no CCSP.
No Dia Internacional do Gato, a segunda edição do festival ocupa o Centro Cultural São Paulo com cinema ao ar livre, palestras, oficina infantil, yoga, arte, música e feira. O evento exibe, mais uma vez e com exclusividade no Brasil, a seleção internacional CatVideoFest, além de promover a estreia do GatoFestFilme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gatofest+oferece+programacao+tematica+gratuita+ccsp.php

Com programação gratuita para toda a família, CCBB SP participa da Jornada do Patrimônio 2026.
As atividades acontecem durante todo o mês de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/com+programacao+gratuita+para+toda+familia+ccbb+participa+jornada+patrimonio+2026.php

O Mundo do Circo SP apresenta programação de agosto com Circo di Mônaco, atrações da Conforto & Cia, Parlapatões e Cia Casca de Nóz.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+apresenta+programacao+agosto+com+circo+monaco+atracoes+conforto+cia+parlapatoes+cia+casca+noz.php

Grupo Exército Contra Nada convida para a Abertura de Processo Criativo do espetáculo DesAbrigo.
Inspirado em sambas de Adoniran Barbosa, o espetáculo de circo-teatro acompanha dois palhaços que atravessam a cidade carregando memórias de quem perdeu sua casa e encontra, no encontro com o outro, novas formas de reconstruir o pertencimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+exercito+contra+nada+convida+para+abertura+processo+criativo+espetaculo+desabrigo.php