11° CINEFOOT-Festival de Cinema de Futebol será online e gratuito

Novembro 11, 2020

O CINEFoot, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 11ª edição de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Mesmo tocando a bola em condições adversas em tempos de pandemia da Covid-19, o CINEFoot segue virando o jogo e entra em campo para anunciar a relação de convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que compõem esta edição número 11.

Dos 76 títulos que integram a programação geral - recorde de filmes exibidos numa única edição do CINEFoot -, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.

Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para exibição, conforme a mostra na qual o filme participa.

Desde o ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana "DONAS DO BABA", direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. "Baba" é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.

Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, LEME/UERJ-Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.

Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, no dia 27/11, sexta-feira, às 20h30.

Os filmes participantes das mostras competitivas de curtas e de longas-metragens permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. A mostra competitiva de longa-metragem desse ano reúne 8 filmes em competição, sendo 3 brasileiros e 5 internacionais. Já a mostra competitiva de curta-metragem reúne 37 filmes em competição, sendo 30 brasileiros e 7 internacionais.

O festival esse ano conta, também, com 12 Mostras especiais, de caráter não-competitivo, que são: "50 anos do Tri em Foco", "70 anos do Maracanã em Foco", "Acessibilidade em Foco", "ESPN em Foco", "Geraldinos & Arquibaldos em Foco", Homenagem - Falcão 40 anos A.S. Roma em Foco", "Homenagem - México em Foco", "Mostra Dente-de-leite", "Museu da Pelada em Foco", "Museu do Futebol Pelé 80 em Foco", Pernambuco em Foco" e "Série em Foco".

Abertura e encerramento

Para a abertura, foi escolhido um filme argentino, Loteca (Dir. Mauro Beccaría), que será disponibilizado às 20h30 do dia 20/11. A história é sobre o time de futebol Racing de Córdoba, que sai para jogar com motivação extra: se vencerem o Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80.

Já o encerramento terá exibição do filme italiano A Última Partida de Pasolini (Dir. Giordano Viozzi), que parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pier Paolo Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.

Serviço
CINEFOOT 11
Data: 20/11 a 27/11
Online e gratuito
Para assistir, cadastre-se em: WWW.INNSAEI.TV
Programação completa do CINEFoot 11: www.cinefoot.org