Televisão
por Elmo Francfort Ankerkrone
Dezembro 14, 2001
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Casa dos Artistas Clonados

Pela primeira vez demorei uma semana para escrever... Demorei mesmo, mas deu tempo de pensar e analisar melhor as idéias que gostaria de expor a vocês nesta coluna. Pois bem, conversando com amigos e vendo TV, comecei a me preocupar mais com a causa do clone. O clone que não é novela. Aliás, até clone humano começou a ser produzido em laboratório nestas quase duas semanas que fiquei parado. Poxa, o mundo mudou tanto assim?

No domingo, 9 de dezembro, mais uma lava o Faustão e o Fantástico tomam do "Casa dos Artistas". Só que dessa vez o problema foi que metade do "No Limite 3" também foi engolido na audiência, isso porque os telespectadores se empolgaram no telefone e a conversa entre Silvio Santos e eles, para decidir os votos se estendeu barbaramente.

Mas lembrando-se ainda do "Casa dos Artistas", nesse meio tempo o SBT levou ainda um processo, depois de vários que a Globo lançou, alegando clonagem do Big Brother, que tinha todos os direitos após comprá-los da Endemol. Mas a justiça acabou decretando, em última estância, que o SBT tinha razão e que os programas eram totalmente diferentes.

O SBT mostra uma postura onde condena a Globo de criar processos apenas por ver que está perdendo audiência consecutivamente, ainda mais em horários que nunca haviam sido atingidos (o Fantástico desde 1973 não perdia para outro programa, sendo que este é a atração mais cara da emissora na tabela de preços publicitários). Já a Globo, conforme fontes seguras, alega que o problema é o da imagem que a nossa televisão e o nosso país estão criando lá fora, onde o nosso poder judiciário acoberta questões de pirataria de direitos autorais. E nessa guerra de audiências (televisiva e jurídica), você ainda vê o tradicional "Jornal Nacional" e o início da novela "O Clone" tentando se aguentar ao máximo, já que o resumo diário da "Casa dos Artistas" tem sugado boa parte da audiência do canal.

E a Globo no meio desse jogo de clonagens divulga a versão do Big Brother brasileira. E já são mais de 200 mil escritos... Só que não sabemos se vai pegar, pois muita gente prefere ver a vida de um artista do que apenas a vida de qualquer outra pessoa sem estrelato. Outra coisa que dizem por aí é que o Big Brother não vai pegar porque a Globo não tem um Silvio Santos para comandá-lo.

Voltando a falar de processos, de repente a Globo é pega por uma surpresa. Ou pior, a holandesa Endemol é que foi a surpreendida. "Big Brother" é o nome de um dos personagens do romance "1984", do escritor George Orwell. Os herdeiros do escritor resolveram processar a empresa por plagiar o nome do personagem de George Orwell (o "Grande Irmão") para diversos países e alterando a idéia original que relacionava o programa com o livro, assim considerando esses outros "Big Brother" como fora do contrato que foi feito. São vários processos no exterior também.

Enquanto a briga rola solta, o SBT também resolve meter um processo em outro canal. Aí foi a vez da RedeTV! que "clonou" os capítulos diários do "Casa dos Artistas", reexibindo-os gratuitamente no programa vespertino "TV Fama". Só que apenas 3 minutos de cada canal é permitido que outra emissora exiba e não 30 minutos! A audiência da RedeTV! aumentou substancialmente depois que começou a reexibir o "Casa dos Artistas" e comentá-lo. Só que depois do processo, eles tiraram do ar os 30 minutos e só ficaram com 3, repetindo diversas vezes a mesma cena...Ora mostrando os diálogos, ora com comentários dos apresentadores, ora com música e por aí vai... E a RedeTV!, desde a compra da Manchete não quer nem saber o que é dívida, pelo número de coisas atrasadas que tem que pagar, assim ela resolveu "por bem" não implicar com o SBT.

E aí a briga pegou mais ainda... O floco de neve virou avalanche... O SBT recebe um processo do canal Fox por causa dos "Alunos Nota 10" (que nem entrou no ar!), por esta dizer que se trata de um plágio de um programa seu, falando que possui total semelhança um com o outro.

Mas falando no "Alunos Nota 10" é bom lembrar que este já foi anunciado diversas vezes durante o "Casa dos Artistas" do Domingo, da mesma forma que a novela nova do SBT ("Amor e Ódio", que entrou no lugar de "Pícara Sonhadora") foi lançada para a "grande audiência". Chegou a exibir um clipe da novela bem no meio do período de votação para quem iria ser eliminado. E aí já pudemos ver a Suzy Rego cavalgando num estilo de cena próxima ao de "Ana Raio e Zé Trovão", da Manchete. Que por coincidência, foi a novela que sucedeu um grande sucesso, que quebrou a audiência global: "Pantanal". Só que depois dessa trama, a emissora não se manteve lá em cima. Vamos ver até onde as histórias se parecerão...

Já falamos de SBT, de Globo, de RedeTV!... Agora é hora de falar das outras. A Record, a Bandeirantes, a Gazeta, a MTV e a Cultura vieram no mesmo galope que o SBT (e a RedeTV! por sua vez). Todas fizeram boa parte de sua programação voltada para a "Casa dos Artistas". Parece até que quando o golpe é contra a Globo, todo mundo se reúne para dar um tiro de bazuca. Suplicy foi no "É Show" e Martha na estréia do "Flash com Amaury Jr." (Record), Paulo Henrique Amorim (Cultura) comentou sobre o programa, Clodovil (Gazeta) até comentou que não quer participar do programa, mas que está gostando da atração; a Astrid (Band) afirma que vê todo dia, Marcos Mion (MTV) deu até depoimento para o "Casa" no domingo passado e falou diversas vezes no "Piores Clipes do Mundo"... Fora que eles exibem cenas da trama e comentam! Sônia Abrão e Nelson Rubens (RedeTV!) nem é preciso citar... Agora é moda ver os eliminados do "Casa dos Artistas" serem entrevistados nos outros canais e a família dos que ainda estão no programa fazerem a mesma coisa. A Cultura é a que menos cita, mas as vezes um deslize minúsculo acaba fazendo com que a educativa fale sobre o programa. Enquanto isso, a "Revista Veja" toda semana publica algo sobre o "Casa", enquanto se delicia com a "Revista Época" que não expoem uma notinha se quer sobre o programa. "Folha de S.Paulo", "Agora", "Estado de S.Paulo" também fazem o mesmo, justamente porque o "Diário de S.Paulo" não faz, esse que estava em ascensão, em busca de seu crescimento no mercado. "O Globo" também não fala nada, mas o "Jornal do Brasil" sim e "O Dia" também aproveita. O mesmo acontece nas rádios e na Globo.Com, enquanto UOL e IG se divertem noticiando a "Casa dos Artistas"... É ver as empresas das Organizações Globo numa constante estagnação, fazendo o possível e o impossível para não publicar uma notinha sobre o programa concorrente, que seria tido como uma vitória para todos essas empresas. Para algumas até se trataria de uma forma de humilhação e aceitação da Globo sobre a condição de que perdeu audiência para um programa simples e mais barato do que a maioria de suas atrações.

Mas a clonagem não fica entre Globo e SBT. Hoje vemos uma força que há décadas a televisão não utilizava: a força conjunta das emissoras tentando se reposicionarem no mercado.

Vemos um SBT que tenta indicar que cansou de ser o segundo lugar e quer ir em busca do primeiro.

Temos uma Bandeirantes que se afirma como a nova "emissora mais popular do Brasil", querendo ir em busca da posição que até hoje foi do SBT.

Observamos uma Record contratando todos as atrações tradicionais da Bandeirantes para pegar o seu posto, desde Otaviano Costa, Amaury Jr., Silvia Poppovic até Milton Leite e Daniela Freitas (a "mina do Frota, mermão") - até o contrato que a Traffic tinha com a Band a empresa fez agora com a Record.

Aí vem a Gazeta, que resolveu dar um pontapé na CNT e crescer para assumir uma posição que cabe a RedeTV!, colocando programas de auditório, aproximando o tradicional "Mulheres" do "A Casa É Sua", colocando séries como Ally MacBell e até investindo em jornalismo ao lado da Gazeta Mercantil.

A TVE / Rede Brasil mudou de cara. Resolveu agora ter uma face de emissora comercial, com fundo educativo... O telejornal "Edição Nacional" é uma clonagem perfeita do "Jornal da Manchete", com os mesmos apresentadores que o inauguraram e com o nome de um telejornal que também pertenceu a emissora, os programas de entrevistas, as produções, está tudo cada vez mais parecido com a Manchete - na medida do possível, é claro -, pois por trás de toda essa programação está Fernando Barbosa Lima, que foi diretor da Manchete também e inventor de muitos desses programas, principalmente os jornalísticos (é dele também o famosíssimo "Jornal de Vanguarda", da Rede Excelsior). Curiosamente, a TVE ocupa no Rio de Janeiro o canal 2, que antigamente pertencia a TV Excelsior.

Mas voltando a análise, vemos a RedeTV! que resolveu ser a TV "Xerox", de tanto comentar os outros canais (até a Globo ela comenta!) e traz programas de auditório e de entrevistas com cara dos das outras emissoras. O que diferencia são as séries, que aí dá um caráter meio "Telecine / HBO" para a RedeTV!.

A Cultura resolveu ser uma TV voltada para o jornalismo em sua maioria, uma face que a Band sempre assumiu. As séries infanto-juvenis agora estão mais reprisadas, do que produzidas, sendo só a "Ilha Rá-tim-bum" a novidade que estreará na programação do canal em 2002. O resto a Globo está se encarregando. Veja com o "Sítio do Picapau Amarelo" para as crianças...

Agora a CNT não faço idéia, nem sei se tem um caminho que ela pretende seguir...Apesar que ela anda cada vez mais indo em direção ao segmento da Rede Vida, Rede Gospel e Rede Família.

E o 21 se apagou...Boa parte de sua programação foi extinta e muitos programas migraram para sua irmã Bandeirantes. Mas o segmento dessa esta caminhando para o da CBI, que indiretamente podemos chamar de canal "Shop-Tour".

A MTV e a Globo estão pensando mais nos seus próprios segmentos. Apesar que a MTV se tornou mais "popular" nos últimos tempos, liberando a programação musical para um maior número de gêneros musicais nacionais e internacionais.

Cara de um, focinho do outro

Com a ajuda de meu amigo Marcel Britto de Freitas, desenvolvi esta parte da coluna que aqui veremos. Este gaúcho aliás, é considerado pelo Guia de Internet da Folha de S. Paulo com o primeiro webmaster do mundo a fazer um site de televisão brasileira, a Television Domain <http://tvds21.virtualave.net> (TVD). Este que agora, após o surgimento de uma grande diversidade de sites televisivos, se especializou em dar aos brasileiros o conhecimento de como é e como surgiu a TV internacional, principalmente a dos Estados Unidos e Canadá.

A nossa análise aqui é justamente sobre os programas que derivaram um dos outros, sendo que a maioria foi retirada da televisão americana e transposta para o jeitinho tupiniquim. Veja abaixo algumas das "clonagens" que as TVs alegam existir:

- "Who Wants To Be a Millionaire" (ABC, em exibição) é o correspondente ao "Show do Milhão" do SBT, onde um candidato é sorteado e responde a diversas perguntas, podendo ganhar até US$ 1 milhão.

- "Survivor" (CBS, em exibição) é o "No Limite" (Rede Globo), onde os competidores lutam pela sobrevivência e ainda têm que realizar provas em grupo e saber conviver uns com os outros.

- "Name That Tune" (NBC e CBS - 1953, 1970, 1977, 1984 e 1997) é o nosso "Qual é a Música?" (SBT), onde participantes adivinham os nomes de músicas, analisando desde notas até trechos de cada uma delas.

- "Whell of Fortune" (produção independente, 1975) faz com que 3 participantes girem uma roleta e adivinhem letras, nomes, frases ou palavras que estarão em um painel. Programa com característica muito semelhantes ao "Roletrando"(SBT).

- "Animal Crack-Ups" (ABC, 1987 a 1990) é o nosso "TV Animal" (SBT), que teve Gugu e Angélica no comando do programa, cada um numa fase. Vão três participantes famosos responderem perguntas sobre o mundo animal, diante de uma cenário composto de árvores e animais, imitando uma floresta.

- "Double Dare" (Nickelodeon, 1986 a 1994) é o "Passa ou Repassa" (SBT), onde duas duplas competem respondendo questões sobre conhecimento geral. Quem não sabe passa, se o outro não souber, repassa e se os primeiros não souberem mesmo, pagam através de uma prova. O primeiro cenário da versão brasileira é idêntico ao do americano. Podemos dizer também que o nosso programa é uma mescla, já que o Brasil inventou o "É Proibido Colar" (TV Cultura), com o casal Clarrisse Abujamra e Antônio Fagundes e também tinha o "Qual É o Grilo?" (TV Cultura) com Walmor Chagas e Randal Juliano em outra fase mais duradoura, ambos do início da década de 80. E pode ser mescla também do primeiro programa de perguntas sobre conhecimento geral, o "O Céu É o Limite" (TV Tupi), com J. Silvestre - que chegou a ser tão famoso, que inspirou Anselmo Duarte para criar o seu filme "Absolutamente Certo" (final da década de 50), onde um homem decora todos os números da lista telefônica e compete nesta modalidade. Um dos grandes campeões de "O Céu É o Limite", que se revelou para o mundo televisivo, foi o costureiro Clodovil.

- "Hollywood Squares" (ABC e CBS, 1966, 1983 e 1998) é o "Jogo da Velha" (Rede Globo, durante o "Domingão do Faustão"), onde celebridades respondem perguntas dentro de uma cabine cada uma, que compoem um painel gigante que é um jogo da velha. Cada pergunta certa acende um X ou uma bola em cada cabine que acertou. Quando formam um traço, como no jogo da velha, a equipe ganha a competição.

- "Supermarket Sweep" (Lifetime, 1990) é o "Supermarket" (Bandeirantes e Record) , onde 3 duplas respondem a perguntas relativas a produtos de supermercado, travando uma corrida de carrinhos dentro do local, até eles encontrarem os produtos indicados pelas perguntas. Apresentado no Brasil por Ricardo Corte Real, filho do humorista Renato Corte Real e do apresentador de telejornal Roberto Corte Real.

- "Love Connection" (NBC, 1981 a 1993), onde uma pessoa solteira tenta achar um pretende entre outras três ou mais, através de teste que provam a afinidade existente entre estas. No Brasil temos como exemplo "Namoro na TV" (SBT), "Em Nome do Amor" (SBT), "Encontros Imediatos" (Bandeirantes), "Fica Comigo" (MTV Brasil). Este último, com Fernanda Lima, chegou a chocar o público na metade do ano de 2001, após um beijo entre um casal de gays, que gerou várias notas em diversas revistas e jornais do país.

- "Finders, Keepers" (Nickelodeon, 1986 a 1988) é o "Bobeou, Dançou" (Globo) onde dois times tentam achar itens numa casa montada dentro do estúdio. Programa que teve em 1990 sua exibição aos domingos, no horário do meio-dia e com Xuxa apresentando.

- "The Tonight Show" (NBC, 1954) é um talk-show onde o apresentador entrevista convidados. Este possui uma mesa à direita e uma cadeira ou sofá à esquerda da tela. Na mesa do apresentador há canecas com chá. A fórmula nasceu com o apresentador Johnny Carson e hoje é apresentado por Jay Leno. Há programa semelhante na TV americana, com David Letterman ("David Letterman Show", CBS). No Brasil dizem ser o mesmo formato de "Jô Soares Onze e Meia" (SBT) e "Programa do Jô" (Globo). O cenário é praticamente idêntico, com o sofá, mesa, telão, banda e caneca de chá. Mas Jô Soares não se apóia nesta idéia de que tirou o seu programa totalmente do "The Tonight Show", falando que sua fonte inspiradora foi o "Bate-papo com Silveira Sampaio", que possui o formato muito mais próximo do que Jô hoje faz na televisão. Silveira Sampaio começou este programa na rádio na década de 40, antes mesmo do americano existir. E passou o mesmo para televisão em 1953, através da TV Paulista e depois na TV Record. O programa pode ser considerado o primeiro talk-show do mundo, porque Silveira Sampaio não mudou a fórmula quando passou do rádio para a televisão, pois os programas eram feitos no palco das rádios e com a presença auditório, local utilizado pelas emissoras de TV em seu início. O formato foi tão pouco adaptado que um quadro famoso que o apresentador falava pelo telefone com convidados que não levava para o palco continuou em seu programa de TV. Levando-se em conta que tem mais nexo o uso de um telefone no meio rádio do que no televisivo, já que esse é mais uma fonte sonora, assim o programa de Silveira Sampaio mais uma vez prova de onde veio. A mesma idéia do telefone foi utilizada pela apresentador Christina Rocha em seu programa "Alô Christina" (SBT, final da década de 90). A história de Silveira Sampaio vale a pena ser desmembrada melhor em outra coluna.

- "Entertainment Tonight" (produção independente, 1981), programa dedicado aos bastidores da televisão, com um ou mais apresentadores "ancorando" a atração no estúdio e repórteres em externas dentro de estúdios, cidades cenográficas, em festa ou em outros lugares que possam encontrar os artistas de TV. Temos no Brasil o "Vitrine" (principalmente na sua fórmula original, na época de Renata Ceribelli e Maria Cristina Poli, sempre na TV Cultura), "Vídeo Show" (Globo), "Zapping" (Record) e "TV Fama" (RedeTV!).

- "The Gong Show" (NBC, 1976 a 1980) traz calouros que fazem seus números, em sua maioria musicais. Quando não são bons os números, os jurados tocam o gongo. Os que passarem são avaliados pelos jurados por meio de nota. Atribuem o programa "Show de Calouros" (SBT) como cópia deste, mas podemos também achar inspiração em um programa brasileiro mais antigo que este dos Estados Unidos. O "Tele Gongo" (TV Tupi -SP, 1951) era quase o mesmo formato, só que os calouros eram apenas crianças. O mesmo acontecia com um dos quadros de "Club Papai Noel" (TV Tupi-SP, 1951). O primeiro foi apresentado pelos palhaços Fuzarca e Torresmo, e o segundo pelo apresentador Homero Silva e Sônia Maria Dorce. Valentino Guzzo apresentou programa semelhante no SBT na década de 90, ao interpretar a "Vovó Mafalda", onde convidados e a produção ajudavam a julgar os calouros mirins (lembro-me de um que poderia ser considerado a Dorce dessa versão do programa. Ele sempre cantava "Vira, vira, vira, vira homem, vira, vira, vira, vira lobisomem..." ). "Essa Gente Inocente" (TV Excelsior), "Gente Inocente" (Globo) e "Talentos Brilhantes" (SBT) podem também podem ter suas origens no "Tele Gongo" e do "Club Papai Noel" (havia também o "Club do Guri", também apresentado por Homero Silva).

- "The Price Is Right" (CBS, desde 1972) é assumidamente o nosso "O Preço Certo" (SBT), com Christina Rocha. Programa onde os participantes tentam adivinhar os preços de produtos e utensílios. A nossa versão passava no horário da tarde.

- "ABC´s Wide World of Sports" (ABC, desde 1961) é correspondente ao "Esporte Espetacular" (Globo), "Globo Esporte" (Globo e "TV Esporte" (RedeTV!), "Programa Gazeta Esportiva" (Gazeta). É uma revista eletrônica que possui longa duração com reportagens sobre eventos e personalidades do mundo esportivo. Mas podemos contrariar novamente a TV americana, a menos que a nossa prova nacional também seja inspirada na internacional, já que o primeiro programa esportivo nosso foi feito em 1963, dois anos depois do americano. O brasileiro era a "Grande Resenha Facit" - chamado depois de "Grande Revista Esportiva Facit" - da TV Rio e depois na TV Globo até 1969. A primeira mesa redonda de nossa televisão. O que hoje se assemelha mais aos dois "Mesa Redonda" (Gazeta e CNT) e ao "Cartão Verde" (TV Cultura).

- "Big Brother" (CBS, desde 1999) mostra um grupo de participantes que é mantido trancado em uma casa, disputando tarefas e tentando manter a ordem. A cada semana um participante é eliminado pelos demais. É o semelhante ao "Big Brother Brasil" (Globo) e o fracassado "Sufoco" (Globo, quadro do "Domingão do Faustão" em 2000) e tem raízes no "Casa dos Artistas" (SBT), já que o Silvio Santos desde o início do programa, por causa dos processos e pelo sucesso inesperado vem alterando ao máximo a sua fórmula. Em 2000, Gugu também tentou fazer na Gazeta uma versão do "Big Brother" chamada "Casa de Vidro", com o mesmo esquema do programa, mas os participantes ficavam dentro de uma casa totalmente translúcida.

- "The Real World" (MTV, 1999) tinha várias provas malucas por uma série de jovens, que no Brasil recebeu duas versões em 2000. Ambas da MTV: "Na Real" e "20 Poucos Anos".

- O "Road Rules" (MTV, 1996) foi exibido pela nossa MTV em 2000 como "Pé na Estrada". O "20 e Poucos Anos" era uma mescla entre o "The Real World" e o "Road Rules". Nas provas as pessoas tinham que rodar vários quilômetros pelo país, sem haver eliminação.

Fiz aqui um resumo de alguns programas que a TV brasileira se "inspirou" da televisão internacional, mas não coloquei todos - só alguns americanos - , pois muitos foram criações próprias nossas, com jeitinho brasileiro e outros inspirados de outras televisões, como a Argentina ("Olla, Suzana" que tornou-se "Alô Christina!"), enquanto temos várias novelas adaptadas da Televisa (México) e de outros países, principalmente no início de nossa televisão.

TV Leitor

- Quem anda fazendo sucesso com a "Casa dos Artistas" é a apresentadora Rosana Hermann, que atualmente se dedica ao seu site "Farofa" (www.farofa.com.br) e o seu blogger de TV no IG sobre o "Casa" (www.tv.blig.com.br). Ela já foi destaque do "Blig", na IG, nos sites "Babado" e "Fuxico", em revistas e foi na semana passada até entrevistada no programa "Mulheres", da TV Gazeta. Conta com a ajuda do "informante Braun" e dá uma constante atualização do que vê pelo seu televisor ao sintonizar o SBT ou o canal 607 da DirecTV, que só passa o cotidiano da "Casa dos Artistas". Parabéns pelo trabalho, Rosana!

- E paramos por aqui. Semana que vem estamos de volta, com o resultado de quem ganhou o "Casa dos Artistas" - já que o último "capítulo" será neste domingo, dia 16 de dezembro. E Silvio Santos diz preparar surpresas, com direito a família dos participantes, com os desclassificados também e com a presença constante dos telespectadores. No que vai dar? Muitos já estão considerando que a atração neste domingo será possivelmente a maior audiência do SBT em seus 20 anos de história. Agora vamos deixar acontecer. Até semana que vem!

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