Futebol
por Luiz Fernando Bindi
Setembro 28, 2001
[ Índice] dos artigos já publicados

Ronaldinho, ou Felipão à beira de um ataque de nervos

Oi, gente, tudo bem?

Como já havia adiantado na última coluna, Felipão, o "pai de todas as retrancas", convocou Ronaldinho, da Inter de Milão. A meu ver, atitude de desespero do técnico, que pretende jogar toda a responsabilidade nas costas do outrora "Fenômeno". E isso para ganhar do poderoso Chile, oitavo colocado entre dez.

Ronaldinho teve duas contusões idênticas e gravíssimas. Consultei o Dr. Márcio Orlando, fisioterapeuta e ele me disse que a contusão no joelho do atacante chega a acabar com a carreira de muitos jogadores. Ele cita Van Basten como um exemplo típico: com uma contusão semelhante (e menos grave!), o genial holandês desistiu prematuramente de sua carreira.

Depois de muito tempo sem jogar, Ronaldinho vem entrando aos poucos no time de Milão, seguindo orientação médica e graças à calma do técnico argentino Hector Cúper. Jogou poucos minutos contra o time nigeriano do Enyimba, entrou contra os romenos do Brasov e tem treinado muito. Mas não joga por 90 minutos há bastante tempo.

E Felipão convoca um jogador em recuperação para um jogo decisivo de Eliminatórias de Copa do Mundo. O que revela essa convocação? Tenho algumas sugestões:

1. Sandice: se ele pensa em colocar Ronaldinho para jogar por todo o jogo com o Chile, ele está se arriscando a perder o jogo;

2. Irresponsabilidade: se Ronaldinho jogar muito tempo, Felipão pode ser o responsável pelo sacrifício da carreira do jogador;

3. Medo: colocar Ronaldinho em campo contando com a categoria do atacante e assim, vencer o risível time do Chile, que não tem técnico e cujos jogadores recusam convocações sucessivas;

4. Necessidade contratual: no contrato de Ronaldinho com a Nike, há uma cláusula de rescisão no caso dele ficar muito tempo sem jogar pela Seleção. Como considero Felipão um homem honesto, creio que essa possibilidade não existe;

5. Infantilidade: se Ronaldinho foi convocado apenas para dar "medo" nos chilenos, creio que o caso seria convocar Pelé ou o Zé do Caixão;

6. Auto-ajuda: Ronaldinho pode ter sido convocado apenas para criar um clima bom no time para o jogo decisivo. Bobagem seria gastar uma vaga no time só por causa disso;

7. Tolice: possibilidade mais provável. Felipão convocou Ronaldinho por achar que este tem algo a oferecer para o time, que anda entupido de Élber e Jardel.

8. Publicidade: convocando Ronaldinho, Felipão desvia a atenção do time medíocre que ele comanda. Veja só: até esquecemos das horrorosas convocações de Dida, Eduardo Costa e Rivaldo.

São oito possibilidades. Todas elas imperdoáveis para um técnico de Seleção Brasileira. Futebol é outra coisa. É classe, categoria, humildade, amor e fibra. Não é superstição ou desespero.

Se no Brasil não tivéssemos Élber, Jardel, Ewerton, Marcelinho Paraíba e outras tristezas como opções de ataque, não precisaríamos de maluquices como a convocação de Ronaldinho

Pílulas de Idéias

# Cris de novo. Dida de novo. Belletti de novo. Eduardo Costa de novo. Élber de novo. De novidade, França. Que Deus nos ajude!! 

# Evair na Seleção!

# Vai bem mesmo o Santos. É o time que tem demonstrado mais prazer em jogar, parece que se encontrou em campo. Claro que, como disse o amigo Klein, precisamos ver o alvinegro praiano contra times grandes, mas Cléber, Léo, Paulo Almeida, Robert, Marcelinho Carioca e Viola formam uma espinha dorsal de muita qualidade.

# Robert pela esquerda, Marcelinho Carioca pela direita e Viola finalizando. Poucos times do Brasil tem essa qualidade no setor ofensivo da equipe.

# Além do quê: como é lindo o uniforme do Santos, disparado o uniforme mais bonito do mundo.

# Já o Palmeiras começou a fazer água. Não dá para admitir que com a saída de um jogador de qualidade como Pedrinho, o time caia tanto de produção.

# Depois que começou a ser cogitado para a Seleção, o excelente Lopes caiu demais, se escondeu atrás dos marcadores e sumiu, levando com ele o futebol do Verdão. Para ser craque mesmo, precisa ter mais do que habilidade. Senão, vira Alex.

# Mas uma fonte me soprou com exclusividade: André, ex-lateral-esquerdo do Corinthians, caso não possa jogar no Olympique de Marselha, pode vir para o Palmeiras. Seria uma contratação excelente, que colocaria o time de Parque Antártica entre os melhores do país.

# Imagine a cena: um time grande, super-campeão e glorioso, está perdendo por 2 a 0, em casa, para uma equipe simpática, porém pequena. O time grande joga com três volantes e não pode perder. Então, o técnico coloca um atacante rápido. No lugar de um dos volantes? Não, no lugar de outro atacante (incompetente, mas atacante), mantendo a retranca. Perde o jogo, é chamado de burro pela torcida e nem dá bola.

# Eu pergunto: alguém que conheça uma história semelhante discordaria da torcida? 

# É indecente e imoral a dança dos técnicos que aturamos no futebol brasileiro. Outro dia, Ivo Wortmann largou o Coritiba na mão em troca de um punhado de notas (seriam trinta dinheiros?), oferecido pelo Cruzeiro.

# Eis que Wortmann fracassa na fogueira de vaidades que é o time mineiro. O Coritiba, que só perde, demite seu técnico e contrata quem? Ivo Wortmann, de volta e tratado pelo presidente curitibano como "filho". Parece coisa de novela mexicana. Só falta o laquê...

# Ainda os "super-marketeiros". Marco Aurélio fez do Cruzeiro campeão da Copa do Brasil, num milagre contra o São Paulo e é demitido na mesma noite. Agora, volta ao Cruzeiro como salvador da pátria. Será que estamos loucos ou o lamaçal do futebol brasileiro estourou os bueiros e chegou ao nível da rua?

# Mais lodo: o Tribunal de Justiça (hahahaha) Desportiva condenou o goleiro Fábio Costa do Santos, por um jogo, pela cusparada que o destemperado arqueiro deu em Sinval, do Guarani. Um jogo por essa imoralidade?

# Já na Itália, o zagueiro Antônio Carlos, da Roma, numa atitude vergonhosa, deu uma cusparada em Vanoli, da Fiorentina. O juiz não viu, mas a TV flagrou o ato. A Justiça Italiana condenou o zagueiro por quatro jogos. Quatro! As diferenças são claras... 

# Meus amigos geógrafos Fernando Alves, Alexandre Thegun e Fernando Paternost entendem e gostam de basquete. Eu nem entendo nem gosto. Mas saber que Michael Jordan voltará, por amor ao basquete e por uma causa nobre, é de orgulhar quem ama o esporte. 

# Tudo bem que por trás disso, há uma jogada de marketing de revitalização da NBA. Não faz mal. Jordan voltou. Com ele, volta a arte e a paixão.

De Fora da Área

# O Judiciário paulista faz greve e paralisa vias públicas importantes da cidade. Reclamam de quê? Da própria lentidão, da própria incompetência ou do fim de nefastos e históricos privilégios?

Fala, Internauta!

# O leitor Maeb Gispepfu me pergunta por que Dida é convocado e Rogério Ceni não. Eu não faço a menor idéia! Dida é um frangueiro sem ritmo de jogo. Rogério é excelente e vem jogando bem. Ou seja, loucura de técnico.

# Marco Aurelio Klein, interlocutor sempre inteligente, faz algumas observações. Ele diz que no jogo Palmeiras e Grêmio aconteceram mais de 80 faltas, o que o irrita demais. O problema é outro: os medíocres árbitros brasileiros (não tem um que se salve), marcam qualquer coisa, qualquer encontrão. Futebol não é basquete! 

# O mesmo Marco Aurelio Klein diz que prefere as "micagens" do Mesa Redonda, da TV Gazeta à rasgação de seda entre engravatados do Super Técnico. Eu também, apesar que as micagens do Mesa me lembram os Gigantes do Ringue. Mas futebol, às vezes, é assim.

# Silvio Atanes, inteligente jornalista rio-pretano, santista fanático quer saber até onde vai a lua-de-mel entre Marcelinho Carioca e Viola. Segundo Silvio, Marcelinho está sempre com "a peixeira desembainhada, pronta para ser cravada nas costas de alguém". Pois é, Silvio, de fato podemos esperar qualquer coisa desse atleta.

# O dia 25 de setembro é o Dia do Rádio. Eu, que aprendi a amar esse meio de comunicação com a minha querida avó Wally, festejo esse dia como se fosse meu. O rádio emociona e incita a imaginação, informa e diverte. Enfim, nos faz feliz.

Convide um amigo para ler esta matéria

Qual é sua opinião sobre este artigo?

Você gostou deste artigo ?

Sim Mais ou menos Não

Os dados a seguir são OPCIONAIS:

Deseja enviar uma mensagem ao autor desta coluna?

Seu nome:
E-mail
A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada.
Sexo
Feminino Masculino
Sua idade
Deseja assinar, gratuitamente, o Boletim do site, e receber semanalmente, via e-mail, um resumo das novidades publicadas no site do bairro?

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito do autor.

Publicado no Sampa Online ( http://www.sampaonline.com.br )