Futebol
por Luiz Fernando Bindi
Maio 25, 2001

[ Índice ] dos artigos já publicados


Corinthians, 24 vezes Campeão Paulista e nenhuma vez Campeão Mundial

Oi, gente! Tudo bem? 

Como havia sido previsto na coluna da última semana, o Corinthians venceu o Campeonato Paulista de 2001 com muita facilidade. 

Mas o leitor deve estar pensando: “Hoje é dia 25, a final é dia 27...”. Claro, tudo pode acontecer no futebol. Mas também é possível que um meteoro caia sobre São Paulo. 

A vitória por 3 a 0 do Corinthians sobre o Botafogo em Ribeirão Preto evidenciou duas situações: que o time alvinegro é muito superior ao tricolor ribeirão-pretano e que Paulo Nunes não pode mais jogar pelo Corinthians. Gil é muito superior e mudou o jeito de jogar do time. 

Com Paulo Nunes, Marcelinho Carioca não podia ficar livre para atuar, visto que era obrigado a marcar a saída de bola do Botafogo (o que não faz com tanta competência). Com Gil, que tem muito mais vivacidade, Marcelinho ficou livre e foi o destaque do jogo. 

E nada me convence que o Corinthians não será, de forma heróica, o Campeão Paulista de 2001. 

Assim como nada me convence que o Corinthians alguma vez já foi Campeão do Mundo. Isso é uma fantasia que alguns incautos engoliram e com a qual muitos lucraram. 

O Mundial de Clubes de 2000, além de ter sido um torneio biônico, apesar de interessante, foi amistoso. O Vasco não deveria ter participado, pois não era campeão sul-americano. O Corinthians só disputou por uma coincidência, sem jamais ter ganho o título sul-americano. 

Há algumas colunas, vocês leram um especial sobre o Mundial de Clubes que seria realizado em julho na Espanha. Em certo trecho, afirmei que somente vários Mundiais validariam o primeiro. 

E o Mundial foi cancelado e adiado para 2003, graças à falência da ISL, que promove o Mundial. Dizem alguns que ele nem voltará a acontecer. 

Neste momento, além de um total desrespeito da FIFA com os times, o cancelamento mostra que o Torneio de 2000 foi um amistoso, um Torneio de Verão, nada mais. Os únicos Campeões Mundiais brasileiros são Santos, São Paulo, Grêmio e Flamengo. E só. 

Pílulas de Idéias 

# Corinthians e Ponte Preta decidem uma das vagas para a Final da Copa do Brasil. O vencedor desse confronto será favorito ao título. Pena que a Ponte não possa jogar em Campinas (devido à esdrúxula regra que proíbe semifinais em estádios com capacidade inferior a 40 mil pessoas) e certamente será prejudicada por isso. Por isso e pela qualidade claramente superior, creio que o Corinthians venha a ser o classificado e conquiste a Copa do Brasil.

# Surpreendente, a outra semifinal será disputada por Grêmio e Coritiba, que desclassificaram respectivamente, e na casa do adversário, São Paulo e Flamengo. Ambos os semifinalistas não jogam um futebol que me agrade, praticam o triste “futebol de resultados”. Destacam-se Marcelinho Paraíba no Grêmio (em ótima fase, pois se trata de um jogador mediano) e do veterano Evair, que empresta ao Coritiba sua perene qualidade.

# Palmeiras e Cruzeiro em jogo digno de um Campeonato Internacional, empataram em 3 a 3, no Parque Antártica. Mais uma vez, o Palmeiras foi um time defensivo (assim como o Cruzeiro) e só buscou a vitória quando perdia de 3 a 2. A se destacar nesta emocionante partida, disputada em um horário excelente, as ótimas atuações de Geovanni e Neném pelo Cruzeiro e Lopes pelo Palmeiras. Mas no jogo de volta (no dia 30), o Cruzeiro leva pequena vantagem, apesar de ter perdido Geovanni, expulso no fim do jogo de quarta-feira (dia 23). Em compensação, o volante palmeirense Magrão não joga, o que é um reforço considerável para o alviverde.

# O Boca Juniors mostrou sua tradição e aproveitando-se da insubstituível ausência de Romário, venceu o Vasco por 1 a 0 em São Januário. Na partida de volta, joga pelo empate. Se Romário participar, o Vasco pode até inverter o resultado, pois tem time para isso. Caso contrário, fica difícil.

# Curto e grosso: sou frontalmente contrário ao uso do Ponto Eletrônico. Ele desnivela situações e não é acessível a todos os times. Uma das graças do futebol é que qualquer classe social pode jogá-lo. Corinthians, São Paulo, Flamengo poderão ter o acessório. Mas e o Batatais, a Inter de Limeira e o Olaria? Diz o caríssimo advogado Márcio Xavier que “...o que não é proibido, é permitido...”. Mas às vezes, a ética está acima da legalidade. Ou não?

# O Santos processou a Federação Paulista por causa do imoral ponto eletrônico usado pelo Corinthians no segundo jogo da semifinal do Paulistão. Sem dúvida, há razão, visto que a FIFA proibiu o uso do referido aparelho, apesar do Santos ter jogado mal e merecido perder. Luxemburgo (o Michael Schumacher do futebol) foi antiético e merecia ser punido. Só espero que isso não empane o brilho do Campeonato. Como era de se supor, terminou em coisa nenhuma. 

# Ainda o futebol paulista: é indecente o que os dirigentes fazem com os torcedores (que são a razão de existir do futebol)! Corinthianos ficaram seis, sete horas na fila dos ingressos para a final de domingo à toa. Quando chegaram à boca da bilheteria, foram informados que não havia mais entradas. Isso sempre acontece em finais. O desrespeito continua o mesmo.  

# O Campeonato Interclubes mais importante do Mundo, a Liga dos Campeões da Europa, terminou na quarta-feira, dia 23, com o Bayern de Munique (do técnico Ottmar Hittzfeld), conquistando o titulo pela quarta vez desde 1953. Num jogo morno contra o espanhol Valencia, o time alemão venceu por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A partida disputada no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na Itália, foi dramático: na disputa dos pênaltis, o brasileiro Paulo Sérgio (do Bayern) desperdiçou a sua cobrança, erro que foi minimizado pela estupenda partida do goleiro alemão Oliver Kahn, que defendeu dois chutes do time espanhol. A se destacar no time alemão, além do frio e fantástico Kahn, o meia Steffan Effenberg (de uma classe acima da média), o bom atacante Carsten Jancker, o meia bósnio Salihamidzic, além do brasileiro Élber. A vitória alemã foi mais que merecida, pois o time buscou a vitória desde o início, ao contrário do Valencia (dirigido pelo argentino Hector Cúper) que após fazer 1 a 0 aos 3 minutos de jogo, se acovardou e não mais procurou o gol.

# Mais uma vez, Eduardo José Farah diz que não quer se reeleger Presidente da Federação Paulista de Futebol. Essa história é velha e não engana mais ninguém.

# Depois de quase 60 anos, o Campeonato Português não foi vencido nem por Benfica, nem pelo Porto nem pelo Sporting Lisboa. O Boavista, da cidade do Porto, é campeão português da temporada. Seria um fato corriqueiro e pouco importante (ainda mais pela fragilidade técnica do futebol lusitano). O fato é que desde a temporada 1945-46 um time fora do Trio de Ferro não vencia o Campeonato Nacional (o último havia sido o Belenenses). Com uma curiosa camisa quadriculada (tal qual seu distintivo), o time alvinegro demorou 42 temporadas na Primeira Divisão para conquistar esse título histórico. Sob o comando de Jaime Pacheco e sem nenhuma grande estrela internacional, o Boavista consolidou um esquema defensivo muito eficiente, com apenas 18 gols sofridos em 34 jogos. Como destaques, o veterano meio-campista boliviano Erwin Sánchez, o desconhecido brasileiro Elpídio (autor do gol do título na vitória de 3 a 0 sobre o Aves) e o goleiro camaronês Andem (que já esteve no Bahia e no Cruzeiro). Parabéns ao Boavista!                          

 # Após dez jogos e duas desclassificações (Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho), o técnico Cláudio Duarte foi demitido do Inter de Porto Alegre. Para seu lugar, foi contratado Carlos Alberto Parreira. Para o lugar de Waldir Espinoza no Fluminense, foi contratado Oswaldo de Oliveira. Faz diferença?

Fala, Internauta! 

# O geógrafo Marcos Rosa me diz que é impossível comparar qualquer piloto a Ayrton Senna, que dirá Barrichello. Rosa diz que Barrichello é um bom piloto e tem um caminho muito longo a seguir até se tornar ótimo, além de concordar com o que Rubinho fez no GP da Áustria (abrir passagem para Schumacher), pois o piloto brasileiro pensou que poderia não ficar num time de ponta antes de provar o quanto é bom. Mas será que no ano que vem -já que Rubinho renovou contrato -ele terá oportunidade de fazê-lo?

# O advogado João Wieregenick e o leitor Marinus Jan van der Molen pedem informações do Ajax, time holandês entre os mais gloriosos da História do Futebol.

# O Ajax (cujo nome completo é Amsterdamsche Football Club Ajax) foi fundado em 18 de março de 1900. Conquistou dois Campeonatos Mundiais Interclubes (em 1972 e 1995, este contra o Grêmio de Felipão), quatro Copas dos Campeões da Europa (71, 72, 73 e 95) e quatorze Copas da Holanda 17, 43, 61, 67, 70, 71, 72, 79, 83, 86, 87, 93, (98 e 99), além de 27 Campeonatos Holandeses, do qual é recordista em títulos (18, 19, 31, 32, 34, 37, 39, 47, 57, 60, 66, 67, 68, 70, 72, 73, 77, 79, 80, 82, 83, 85, 90, 94, 95, 96 e 98). O Ajax é direto responsável pelo maior time que a seleção da Holanda já teve, a Laranja Mecânica de 74. Daquela seleção, além do técnico (o brilhante Rinus Michels), 8 titulares eram do Ajax, que é o time mais popular da Holanda. Muitos craques inesquecíveis passaram pelo alvirrubro neerlandês: Aron Winter, Danny Blind, Dennis Bergkamp, Edgar Davids, Edwin van der Sar, Finidi George, Frank de Boer, Frank Rijkaard, Jan Wouters, Jari Litmanen, Jesper Olsen, Johan Neeskens, Marco van Basten, Nwanko Kanu, Patrick Kluivert, Ronald de Boer, Ronald Koeman, Ruud Krol e o maior holandês de todos os tempos: Johann Cruijff. O site oficial do time (aliás, fantástico) é www.ajax.nl.

 # Aliás, podem pedir informações sobre times e Campeonatos! Com fez a fiel leitora Wally Matarazzo, que me pede os distintivos do Napoli (cidade de sua família) e de algum time de Salzburg, na Áustria. Publico o do Wüstenrot Salzburg, que está na Primeira Divisão Austríaca. 

Napoli (ITA) Wüstenrot Salzburg (AUT)

# Peço aos amigos leitores que, ao enviarem mensagens, coloquem seus nomes, para que eu possa lhes responder convenientemente. Como sempre, agradeço às manifestações enviadas. Um abraço aos leitores Márcio Moraes, João Luís Duarte, Eliana Gonçalves, Rogério Ribeiro, Elmo Francfort, Rogério de Andrade, Tales Figueiredo, Marcos Rodrigues, Francisco Moreira, Fernando Danna, André Neves e Sílvia Raimundo. Assim caminharemos juntos. 

# Dedico essa coluna aos geógrafos Viviane Mazin, Marcos Rosa, Fabio Hideo, Alexandre Degan, José Roberto Thürstein, Fernando Paternost e Fernando Alves. Amigos assim não se encontra em qualquer lugar. Meu profundo carinho por vocês. 

# Até semana que vem.

Qual é sua opinião sobre este artigo?

Você gostou deste artigo ?

Sim Mais ou menos Não

Os dados a seguir são OPCIONAIS:

Deseja enviar uma mensagem ao autor desta coluna?

Seu nome:
E-mail
A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada.
Sexo
Feminino Masculino
Sua idade
Deseja assinar, gratuitamente, o Boletim do site, e receber semanalmente, via e-mail, um resumo das novidades publicadas no site do bairro?

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito do autor.

Publicado no Sampa Online ( http://www.sampaonline.com.br ) em 25 de maio de 2001